Réplica de Carros Esportivos: Entenda Como Funciona Esse Mercado No Brasil

É bem provável que todo apaixonado por automóveis já tenha sonhado em ter uma réplica de algum carro esportivo em sua garagem.

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Como são considerados carros de luxo, além do prazer em desfrutar de raridades como essas, as réplicas também podem ser um bom tipo de negócio para quem gosta do ramo.

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Nesse caso, cabe um alerta: é preciso ter muito cuidado no momento de investir em uma réplica automotiva, pois o mercado pode apresentar irregularidades e, inclusive, uma série de golpes de vendedores mal intencionados.

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Além disso, outros cuidados também são primordiais para quem deseja adquirir uma réplica de carro esportivo: é preciso, antes de mais nada, agir de acordo com as determinações da Lei.

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E você sabe o que ela prevê em relação a isso? Sabe se a documentação necessária para esse tipo de veículo é a mesma para os carros comuns?

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Fique tranquilo, elaborei este artigo para tirar essas e outras dúvidas que permeiam o mundo das réplicas de carros esportivos.

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Vamos, juntos, desbravar mais sobre esse tema que atrai a atenção dos apaixonados pelo mercado automotivo.

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Réplica De Carro Esportivo: O Que É?

Uma das primeiras perguntas que surgem quanto ao assunto das réplicas de carros diz respeito a sua legalidade. Afinal, há alguma determinação da Lei sobre isso?

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A resposta é sim, você não pode sair por aí replicando os carros que bem entender – embora algumas pessoas o façam de forma ilegal.

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Para você ter uma ideia, a legislação brasileira regula a produção de réplicas no país. Nesse caso, somente é permitido que a prática seja realizada com os veículos que já tenham saído de linha por, no mínimo, 30 anos.

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É a Resolução nº 597 do CONTRAN que estabelece essa regulamentação. Nesse caso, é importante que você veja, na íntegra, o que o artigo 4º dessa Resolução aborda, em seu parágrafo único:

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“Art. 4º Parágrafo único.

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Para os efeitos desta Resolução, ficam adotadas as seguintes definições:

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- Fabricante de Veículos de Pequena Série: é aquele cuja produção está limitada a 30 (trinta) veículos por marca/modelo e 100 (cem) unidades no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano;

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- Fabricante de Veículos Artesanais: é a pessoa física ou jurídica, que fabrica, no máximo, 03 (três) veículos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano;

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- Réplica é o veículo produzido por um fabricante de pequena série e que:

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  1. a) assemelha-se a outro veículo que foi descontinuado há pelo menos 30 anos;
  2. b) possua licença do fabricante original, seus sucessores ou cessionários ou atual proprietário de tais direitos;
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(...)”

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Como você pode ver, além de ser necessário que o veículo já tenha saído de linha há mais de 30 anos, é preciso ter a licença do fabricante original do carro que se pretende reproduzir.

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As réplicas, quando bem feitas, são como cópias totalmente fiéis ao modelo original. Por isso, muitos amantes de veículos mais antigos recorrem a elas, uma vez que são peças consideradas raras e muito mais baratas em relação ao preço do original.

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Para você ter uma ideia, a réplica de um Porsche pode ser encontrada por R$ 90.000 no mercado. E o preço de um modelo original? Dificilmente irá baixar de R$ 300.000. É uma grande diferença, não é mesmo?

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Mas você sabe onde encontrar réplicas de carros esportivos no Brasil? É o que vou explicar na próxima seção.

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Réplicas De Carros Esportivos No Brasil e As Determinações da Lei

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No Brasil, existem algumas fabricantes que trabalham especificamente no mercado das réplicas automotivas.

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No entanto, é muito importante ter cuidado na hora de escolher qual a procedência do veículo que você irá escolher. É necessário que a empresa seja séria e mantenha tudo dentro da legalidade.

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Essa cautela é imprescindível porque há uma Lei que regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Trata-se da Lei nº 9.279/96.

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O artigo 189 dessa Lei faz referência a quando se comete crime contra registro de marca. Nesse sentido, o crime é configurado quando se:

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“I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão;

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ou

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II - altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado.”

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Em situações do tipo, o infrator pode sofrer com uma pena que prevê detenção, de 1 a 3 meses, ou multa.

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Também é preciso estar atento ao artigo 190 da mesma Lei. Ele versa sobre a configuração de crime contra registro de marca.

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Assim, quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque, um produto assinalado com a marca ilicitamente reproduzida ou imitada (no todo ou em parte), como estipula especificamente o inciso primeiro do artigo citado, também estará sujeito à pena de detenção, de 1 a 3 meses, ou multa.

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Como você pode observar, é extremamente importante ter cuidado com a escolha da fabricante da réplica que se pretende comprar, visto que o que não faltam são leis que regulamentam e punem quem pratica essa produção e comercialização de maneira ilegal.

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É claro que, como é de se esperar, muitas pessoas acabam produzindo, de maneira ilegal, réplicas de carros novos (que ainda não saíram de linha há, pelo menos, 30 anos, como prevê a lei), como modelos da Ferrari, Lamborghini e Mercedes Benz.

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Portanto, por mais tentadora que seja a ideia de ter um carrão em sua garagem, pagando um valor consideravelmente inferior ao original, fuja desse tipo de “profissional”.

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Outro ponto muito relevante quanto ao tema, o qual torna necessário saber da seriedade da fabricadora, é que as réplicas, diferentemente dos carros comuns, não passam por minuciosos testes de qualidade como nas grandes montadoras.

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Desse modo, é esperado que elas possam apresentar algum defeito de acabamento.

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Além disso, uma réplica nunca terá um desempenho igual ao de um veículo original, tendo em vista que suas peças não podem ser as originais, e sim criadas pelo fabricante.

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Então, somente tendo confiança na seriedade da fabricante é que será possível garantir o mínimo de segurança no automóvel adquirido.

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Se sua intenção for investir em algum veículo desse ramo, pesquise bastante antes de fechar negócio.

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No Brasil, Quais São as Empresas Que Produzem Réplicas de Carros Esportivos Dentro Das Estipulações da Lei?

O Brasil, entre as décadas de 70 e 90, ganhou grande destaque entre as fabricantes de veículos esportivos devido à produção de algumas réplicas famosas.

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Para se ter uma ideia, a empresa Fibrario, em 1983, produziu 3 réplicas da Dino GT 246, um modelo da Ferrari, que passou a ser chamado de Dimo, no Brasil.

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Porém, a fábrica da Ferrari, da Itália, acabou embargando a fabricante brasileira, que não tinha autorização para a produção. As três réplicas construídas, no entanto, ainda existem. Uma delas, inclusive, foi adquirida pelo piloto Nelson Piquet.

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Outro grande destaque do passado do mercado das réplicas brasileiras foi a Envemo, que realizou um das réplicas mais realistas do Porsche 356, entre os anos de 1980 e 1983.

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A fama dessa produção foi tão grande que, diferentemente do que aconteceu com a Dimo, da Ferrari, a Porsche reconheceu a reprodução brasileira e, de quebra, levou um exemplar para expor em seu salão.

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Não à toa essa réplica já foi considerada uma das melhores do mundo.

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Atualmente, você pode encontrar empresas do tipo em São Paulo.

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A American Classic, por exemplo, fabrica alguns modelos como o Shelby, no modelo Cobra Classic – 427, o Jaguar, no modelo XK 120 – Coupe e o Jaguar, no modelo XK 120 – Roadster.

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Também em São Paulo há a Chamonix. A Fabricante reproduz os seguintes modelos: Porsches, Speedster 356, Roadstar 356 e Spyder 550s.

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Um destaque para a Chamonix é que o comprador pode solicitar a personalização do veículo que deseja, escolhendo cores, acabamento, estofamento etc.

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Os valores, no entanto, apenas podem ser consultados diretamente com as fabricantes.

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Mas uma coisa é certa: as réplicas de carros esportivos sempre deverão ser mais baratas que os originais. E é por isso que elas acabam sendo uma ótima opção para quem deseja obter uma raridade do tipo.

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Há, ainda, no Paraná, na cidade de Pinhais, uma empresa que fabrica réplicas de maneira diferenciada.

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É a Junior Réplicas. Essa empresa reproduz carros menores, mas é possível transportar adultos que medem até 1,83m.

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Os automóveis são produzidos por encomenda e levam cerca de 2 meses para ficarem prontos. Já os valores variam, podendo custar até 23 mil reais, o que é um valor bem mais acessível se comparado aos demais.

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É importante ressaltar que a empresa que desenvolve réplicas precisa produzir, inclusive, as peças utilizadas no carro, ou seja, nenhum componente pode ser original.

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Nesse caso, por exemplo, até o aço utilizado na carroceria dos originais dá lugar às fibras de vidro nas réplicas.

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Por se tratar de um trabalho minucioso e de pouca procura, no Brasil, o número de produção é bastante reduzido, chegando a 1, 2 ou 3 unidades por mês.

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Qual a Documentação Necessária Para o Registro De Uma Réplica?

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É preciso estar atento quanto à documentação que é exigida para réplicas automotivas.

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Para começar, esse tipo de veículo deve ser emplacado de acordo com a classe de veículos artesanais, por intermédio e inspeção do DETRAN.

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Essa determinação é realizada por meio da Resolução nº 63 do CONTRAN, de 21 de maio de 1998 (posteriormente alterada pela Resolução nº 594, de 24 de maio de 2016).

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É o artigo 1º desta Resolução que estabelece o conceito de veículo artesanal. Veja o que ele diz:

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“Art. 1º Considera-se veículo de fabricação artesanal todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.”

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A Resolução ainda especifica que alguns componentes do veículo em questão devem necessariamente ser novos. São eles:

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  • pontas de eixo;
  • cubos de rodas;
  • rolamentos;
  • braço de direção;
  • ponteira de direção;
  • caixa de direção;
  • amortecedores;
  • molas;
  • rodas;
  • pneus;
  • sistema de freio completo (dianteiro e traseiro);
  • sistema elétrico e de iluminação;
  • lanternas sinalizadoras.
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Já quanto ao registro e licenciamento dos automóveis, é o artigo 2º que especifica qual a documentação necessária.

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Nesse caso, ele aborda que o órgão de trânsito local deverá exigir do proprietário do veículo a apresentação do Certificado de Segurança Veicular – CSV, o qual deve ser expedido por alguma empresa credenciada pelo INMETRO.

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Esse certificado emitido pela empresa é realizado com base no Regulamento Técnico de Qualidade número 24 (RTQ 24). Trata-se de um documento emitido pelo INMETRO em janeiro de 2004, e é muito importante que ele seja lido na íntegra por quem for montar e emplacar um carro artesanal.

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Tal regulamento determina que a documentação que precisa ser apresentada para a inspeção de segurança veicular, para automóveis dessa categoria, deve conter:

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  1. documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;
  2. desenhos técnicos com as dimensões e especificações técnicas do veículo;
  3. anotação de responsabilidade técnica (ART) do engenheiro responsável pelo projeto e fabricação do veículo;
  4. documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na fabricação do veículo;
  5. declaração do proprietário e do engenheiro responsável de que o veículo atende integralmente aos requisitos de segurança veicular pertinentes à legislação vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivados sob sua responsabilidade.
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Há, ainda, neste regulamento, uma lista que elenca todos os sistemas e componentes que são inspecionados pela empresa credenciada – portanto, reforço: é preciso ler e estar atento a essas especificações para não ter problemas quanto à segurança e à legalidade do veículo.

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Além disso, um carro artesanal só pode ser emplacado se tiver o projeto assinado por um engenheiro responsável.

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Se, após todo o processo de inspeção, o automóvel for aprovado, o CSV (Certificado de Segurança Veicular) será emitido. Após essa emissão, o DETRAN entra em ação e emite o VIN – número de identificação do veículo que deverá ser marcado no chassi por outra empresa autorizada.

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Esse número deverá seguir o mesmo padrão utilizado pelas montadoras, porém, o terceiro dígito deverá ser “Z” - o que indica que o carro é de fabricação própria.

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Finalmente, toda a documentação é encaminhada pelo DETRAN à Coordenação Geral de Infraestrutura de Trânsito (no DENATRAN de Brasília).

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Também é importante ressaltar que o nome da fabricante das réplicas precisa constar no documento do veículo.

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Uma Das Réplicas Mais Conhecidas No Brasil

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A prática de réplicas de carros no Brasil já acontece há bastante tempo, como você pôde ver nos exemplos das fabricantes citadas anteriormente.

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Há 50 anos, era proibido importar carros no país, por isso muitas pessoas passaram a construir versões nacionais de modelos estrangeiros.

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Percival Lafer, um designer e fabricante de móveis, criou uma das réplicas mais conhecidas em solo brasileiro: o MP Lafer, inspirado no modelo inglês da fábrica MG.

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O designer, nesse caso, tinha a licença direta do fabricante para realizar tal feito, visto que o original inglês já tinha deixado de ser fabricado e a patente já era de domínio público.

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À época, foram produzidos mais 4,3 mil carros MP Lafer, tratando-se de uma produção em larga escala.

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Para você ter uma ideia da fama que ele alcançou, o automóvel apareceu em filmes do James Bond (da série 007) e se transformou em item de coleção de grandes admirados dessa arte.

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O criador do modelo afirma que, à época, o carro era atraído majoritariamente por aqueles que, no auge da juventude, gostariam de ter desfrutado de um MG e não tinham condições.

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É o mercado das réplicas realizando sonhos dos apaixonados por carros esportivos.

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Carros Esportivos Mais Caros Do Mundo

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Que os carros esportivos são uma tentação para os apaixonados pelo setor automotivo, disso não há dúvidas.

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Com uma combinação perfeita que contempla designer, desempenho e conforto, esses automóveis trazem a sensação de exclusividade e poder ao seu proprietário.

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É a mescla de velocidade e luxo que muita gente sonha conquistar.

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O grande problema é que, para ostentar um carrão dessa linha, é preciso estar disposto a desembolsar uma grande quantidade de dinheiro.

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Quanto a isso, os preços podem oscilar bastante, a depender do modelo, ano e fabricante. Mas existem aqueles que, definitivamente, não são para qualquer um.

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Você tem ideia de quais são e quanto eles podem custar? Para ajudar, separei, neste tópico, para finalizar o artigo com chave de ouro (e põe ouro nisso!), uma lista com os nomes dos carros esportivos mais caros encontrados no mundo.

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Quem sabe, futuramente, quando essas joias saírem de linha, os meros mortais possam ter a chance de conseguir uma réplica, não é mesmo?

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Então, vamos à lista!

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  • Lamborghini Veneno: considerado um dos carros mais caros do mundo, a Lamborghini Veneno custa 3,9 milhões de dólares. Essa máquina pode atingir os 100 km/h em apenas 2,8 segundos.
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  • W Motors Lykan Hypersport: não muito atrás do primeiro colocado, o primeiro esportivo luxuoso árabe chega a 3,4 milhões de dólares. Podendo atingir até 390 km/h, apenas 7 unidades foram produzidas em todo o mundo. 
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  • Pagani Zonda Revolucion: esse é um modelo que atinge a marca dos 3 milhões de dólares. Ele é equipado com um motor V12 da Mercedes AMG. O Pagani pode chegar aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos!
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  • Bugatti Veyron Grand Vitesse World Record: tão grande quanto o nome é a velocidade que esse carro pode atingir (incríveis 408 km/h). No entanto, ele já é “mais barato” do que os modelos citados até então, custando 2,6 milhões de dólares. 
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  • Bugatti Veyron 16.4 Super Sport: esse modelo do Bugatti é encontrado no mercado por até 2,4 milhões de dólares. Seu diferencial é o chassi de fibra de carbono, que torna o carro mais seguro e menos pesado.
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  • Pagani Zonda Cinque Roadster: agora, adentramos no campo dos valores mais reduzidos. O Pagani pode chegar a 1,85 milhões de dólares e atinge 349 km/h. 
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  • Aston Martin One-77: com o mesmo valor do Pagani, o Aston Martin One-77 é equipado com motor 7.3L V12 que atinge os incríveis 354 km/h.
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  • Zenvo ST1: atingindo 1,8 milhões de dólares, existem apenas 15 unidades desse modelo de design dinamarquês. 
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  • Koenigsegg Agera R: esse carro pode chegar a 440 km/h! Ele tem apenas 2 portas e 2 lugares e custa cerca de 1,6 milhões de dólares.
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  • Lamborghini Reventon: esse modelo da Lamborghini é encontrado no mercado por 1,6 milhões de dólares. O esportivo, que já foi o mais vendido da marca, chega a 355 km/h. 
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Conclusão

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Neste artigo, procurei abordar tudo o que há de mais relevante quanto ao tema de réplicas de carros esportivos.

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Aqui, expliquei o que são as réplicas e em que contexto elas podem ser reproduzidas, além de dicas importantes sobre os cuidados com as fabricantes – que precisam agir de acordo com as determinações da legislação brasileira.

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Você também adquiriu informações importantes sobre as estipulações da Lei para os carros da categoria artesanais, compreendendo que há medidas bastante exigentes para a realização do registro e emplacamento desses veículos.

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Finalmente, apresentei quais são os carros esportivos mais valiosos (e velozes) do mundo atualmente – e acredito que você, assim como eu, também tenha ficado estarrecido com os valores, não é mesmo?

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Se, ainda assim, você permanecer com alguma dúvida ou curiosidade que não tenha sido aclarada no texto, deixe um comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

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Referências:

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  1. http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao59720162.pdf
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm
  3. http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao063_98.doc
  4. http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000880.pdf
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