PPF é a sigla para o termo em inglês Paint Protection Film ou película de proteção de pintura, que visa proteger a aparência original dos veículos contra o desgaste natural do tempo e outros fatores que podem agredir a pintura do carro.
Desbotamento, manchas, arranhões e riscos comumente causados por pequenas pedras nas estradas, fezes de pombo, poeira e exposição ao sol têm seus efeitos bloqueados com esta película que pode envolver toda a pintura do carro ou apenas parte da pintura.
Veja um vídeo demonstrativo com a ação de proteção na pintura:
https://www.youtube.com/watch?v=F70VGCROqAM
Geralmente o PPF automotivo, devido ao seu alto custo, é mais utilizado em determinadas partes do veículo, como maçanetas, teto e outros.
A película de proteção de pintura também possui a propriedade de repelir a água, permitindo assim maior proteção.
O paint protection film além de possuir em sua composição principal o poliuretano termoplástico que é uma nanotecnologia que forma um “escudo” na carroceria, provendo também uma camada com ação regenerativa.
Esta ação de regenerativa entra em ação quando exposta ao calor, fazendo com que o material de reconstitua, assim garantindo sua proteção e aparência original.
O material mais caro tem o nome de “instant healing” e, como o termo sugere, pode se regenerar instantaneamente quando exposto ao calor do sol ou secador.
Desta maneira, este material é considerado como uma “segunda pele” do veículo, sendo também um sonho de consumo para os amantes de carros que desejam proteger sua aparência externa original.
Este procedimento vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente dos proprietários de veículos de luxo, esportivos ou clássicos, pois com a conservação da carroceria e faróis, estes veículos podem ser vendidos por um preço maior em função da sua conservação.
Um carro premium com pintura original vale mais do que um carro premium que foi repintado ou retocado, mesmo quando isso é feito em oficinas especializadas.
O preço do PPF ainda é um grande empecilho à maioria dos motoristas, pois o valor médio da aplicação está na faixa de R$ 20.000, porém há alternativas de outras marcas, a maioria chinesas, além de lojas que ofertam o PPF já aplicado por R$ 15.000.
Estes valores não mudam conforme o veículo. E o preço é conforme o metro utilizado. E o revestimento total de um carro gasta em média uma bobina de 15m. Justamente por isso, o valor independe do automóvel.
Porém, este custo é considerado alto e não compensa para muitos motoristas, que optam por ter a película de proteção apenas em determinadas partes do carro que normalmente são as mais afetadas com o uso.
Enquanto o PPF visa proteger a pintura, o envelopamento pode criar uma segunda cor no seu carro ou um efeito de “vitrificação”.
A aplicação de ambos se dá da mesma maneira, mas é o PPF que possui maior ação protetora, tendo maior tecnologia, enquanto o envelopamento visa mais um efeito estético.
Para aplicar o PFF em um carro, leva-se em torno de três a quatro dias e demanda profissionais com treinamento no processo.
Antes de efetuar a aplicação da camada protetiva, o veículo passa por um detalhado e completo processo de higienização e limpeza que visa eliminar qualquer contaminação que possa comprometer a aplicação.
Adicionado a este processo está o polimento. E tão logo este procedimento é feito, a película é aplicada com a ajuda de uma espátula específica que evita que o material apresente bolhas.
Tão logo seja efetivada a aplicação do material no veículo, o carro pode ser lavado normalmente, utilizando xampu automotivo.
A película visa justamente deixar o proprietário mais tranquilo, sem aquele medo comum de lavar o carro em qualquer lugar e ter algum dano na pintura. Você pode lavar o carro no posto normalmente sem qualquer tipo de receio.
Muitos materiais oferecem garantia de fábrica, cujo tempo varia conforme a marca em questão.
Há, no mercado, fabricantes que dispõem de garantia vitalícia.
É importante também pesquisar onde você fará a aplicação, pois nem toda loja possui profissionais treinados para realizar a aplicação de forma profissional que faça valer a garantia.
Desconfie de preços muito abaixo do mercado e exija sempre a nota fiscal e garantia emitida pela loja que seja válida junto ao fabricante.
https://www.youtube.com/watch?v=240kTmyCIcU
Não, pois o material não altera as características originais do veículo e em razão disso não é necessário solicitar ao Detran a autorização de sua utilização.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!