Infração 731-50

Dirigir é uma atividade que requer atenção, habilidade e, acima de tudo, respeito às leis de trânsito. Uma prática comum, porém ilegal, é dirigir com o braço do lado de fora do veículo. Esta ação é considerada uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sob o enquadramento 73150, conforme o Art. 252, inciso I.

Leia mais

A penalidade para essa infração é uma multa, aplicada pelo órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. A constatação dessa infração pode ocorrer sem a necessidade de abordagem, e o condutor infrator recebe 4 pontos na carteira de habilitação. Vale ressaltar que essa prática não configura crime de trânsito, mas ainda assim é passível de penalidade.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 731-50 Ocorre

Para compreender melhor, imagine as seguintes situações: um condutor está com o braço para fora do carro enquanto dirige, fazendo gestos para outros motoristas. Ou, em um dia de calor, o motorista dirige com o braço apoiado na janela do veículo. Ambos os casos são exemplos de infrações ao Art. 252, inciso I, do CTB.

Leia mais

"Como Recorrer da Infração"

Caso você seja autuado por essa infração, é possível recorrer. O primeiro passo é analisar a notificação de autuação. Verifique se todas as informações estão corretas, como data, local, horário e descrição da infração. Erros nessas informações podem ser argumentos para a defesa.

Leia mais

Outro argumento técnico é a ausência de sinalização adequada. Se não houver placas informando a proibição de dirigir com o braço do lado de fora, pode-se questionar a autuação.

Leia mais

Circunstâncias específicas também podem ser consideradas. Por exemplo, se o condutor estava com o braço fora do veículo por conta de algum problema de saúde e precisou ventilar o local.

Leia mais

Lembre-se, é direito do cidadão recorrer de qualquer multa. No entanto, mais importante que isso é a conscientização de que as leis de trânsito existem para garantir a segurança de todos. Dirigir com o braço do lado de fora pode parecer inofensivo, mas pode causar acidentes e colocar vidas em risco. Respeite as leis e contribua para um trânsito mais seguro.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas