Infração 600-94

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, executar operação de retorno em viadutos é uma infração gravíssima, que resulta em multa e sete pontos na carteira do infrator. Esta infração, enquadrada no código 60094, é uma ação que coloca em risco tanto o condutor quanto os demais usuários da via, seja em áreas urbanas ou rodovias.

Leia mais

O artigo 206, inciso II, do CTB, é o amparo legal para esta tipificação. Ele proíbe explicitamente a execução de manobras de retorno em locais como curvas, aclives, declives, pontes, viadutos e túneis. A razão para tal proibição é o alto risco de acidentes que estas manobras representam, devido à limitação de visibilidade e à alta velocidade geralmente empregada nestes locais.

Leia mais

Para a constatação desta infração, não é necessária a abordagem do veículo. O órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário tem competência para registrar a infração através de equipamentos de fiscalização eletrônica ou por testemunho de agentes de trânsito.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 600-94 Ocorre

Para ilustrar melhor a infração, vamos a dois exemplos que podem ser encontrados no campo de observações do Auto de Infração de Trânsito (AIT):

Leia mais

1. "Veículo executou operação de retorno em viaduto": Neste caso, o condutor realizou uma manobra de retorno em um viaduto, um local onde tal manobra é expressamente proibida.

Leia mais

2. "Veículo executou operação de retorno em alça do viaduto": Aqui, o condutor realizou a manobra de retorno na alça do viaduto, um local igualmente proibido para tal ação.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por executar operação de retorno em viadutos, é possível recorrer. Para isso, é necessário apresentar argumentos técnicos e circunstanciais que possam comprovar a inexistência da infração ou a ocorrência de um erro no registro da mesma.

Leia mais

Por exemplo, você pode argumentar que o local onde a manobra foi realizada não se enquadra na descrição de viaduto, ponte, túnel, aclive ou declive. Ou ainda, que a sinalização do local não era clara ou estava obstruída, impossibilitando a correta interpretação das regras de trânsito.

Leia mais

Lembre-se, o importante é garantir a segurança no trânsito para todos. Portanto, evite cometer infrações e dirija sempre com responsabilidade.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas