Infração 542-83

Estacionar o veículo na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento é uma infração de trânsito gravíssima, enquadrada pelo código 54283, segundo o Artigo 181, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade para tal infração é a multa e a medida administrativa é a remoção do veículo.

Leia mais

A constatação da infração pode ser feita sem abordagem, ou seja, não é necessário que o agente de trânsito pare o veículo para identificar a infração, podendo ser registrada a partir de câmeras de monitoramento ou por observação direta do agente.

Leia mais

A responsabilidade pela infração é do condutor e a competência para aplicar a penalidade é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. A infração acarreta a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 542-83 Ocorre

Um exemplo de como ocorre a infração é quando o veículo está estacionado na pista de rolamento de uma Via de Trânsito Rápido. Essas vias são projetadas para permitir o deslocamento rápido de veículos e não são adequadas para estacionamento, o que pode causar acidentes graves.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer da infração, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais. Por exemplo, pode-se argumentar que não havia sinalização adequada indicando a proibição de estacionar na via, ou que o veículo estava com problemas mecânicos e o condutor não teve outra opção a não ser estacionar no local. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e a defesa deve ser personalizada de acordo com as circunstâncias da infração. Recomenda-se buscar a orientação de um profissional especializado na área de legislação de trânsito para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas