Infração 507-02

No trânsito, a segurança deve ser sempre a prioridade. Nesse sentido, a legislação de trânsito brasileira é bastante rígida, especialmente quando se trata de entregar a direção de um veículo a uma pessoa com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) suspensa. Essa infração é tipificada pelo código 507-02, conforme o Art. 163 em conjunto com o Art. 162, II.

Leia mais

Trata-se de uma infração de natureza gravíssima, que acarreta multa tripla e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Além disso, configura crime de trânsito segundo o Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo o proprietário do veículo identificado como o infrator.

Leia mais

A constatação dessa infração é feita mediante abordagem pelo órgão ou entidade de trânsito estadual e rodoviário, e a pontuação atribuída à CNH do infrator é de 7 pontos.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 507-02 Ocorre

Para ilustrar como essa infração pode ocorrer, imagine a seguinte situação: João tem sua CNH suspensa por excesso de pontos. No entanto, seu amigo Carlos, proprietário de um veículo, permite que João dirija seu carro. Durante uma fiscalização de trânsito, João é abordado e, ao verificar a documentação, os agentes constatam a suspensão da CNH. Nesse caso, Carlos, como proprietário do veículo, será autuado por entregar a direção a uma pessoa com a CNH suspensa, conforme o Art. 163 c/c 162, II, sendo lavrado o Auto de Infração de Trânsito (AIT) sob o código 507-02.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer dessa infração, é importante que o proprietário do veículo apresente argumentos técnicos e circunstanciais. Por exemplo, pode-se questionar a validade do processo de suspensão da CNH do condutor, a regularidade da abordagem e a correta identificação do infrator. Também é possível argumentar sobre a ausência de conhecimento do proprietário acerca da suspensão da CNH do condutor. Lembrando sempre que cada caso é único e deve ser analisado individualmente por um profissional especializado em legislação de trânsito.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas