Professores Podem Ganhar o Direito ao Desconto no Carro 0KM

Leia mais

O Senado brasileiro permite que os cidadãos apresentem “Ideias Legislativas” para possíveis leis em benefício da população. Isso contribui para uma legislação mais participativa e que atenda às necessidades da população.

Leia mais

Essas ideias precisam de 20.000 apoios online dentro de um prazo de 120 dias para, então, passarem pela análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e se tornarem uma Sugestão Legislativa ou não.

Leia mais

Se esse número de apoios for alcançado, o próprio Senado encarrega-se de designar um relator para um possível Projeto, que será, depois, disponibilizado para consulta pública no Portal e-Cidadania.

Leia mais

Depois da consulta pública, a Sugestão pode tornar-se um Projeto de Lei (PL) ou ser arquivada, de acordo com a resposta da população.

Leia mais

As condições para as ideias terem seguimento são simples: não podem contrariar a Constituição Brasileira e devem estar dentro do campo de ação do Senado.

Leia mais

Em junho deste ano, Valdira Vieira, moradora do estado de Sergipe, utilizou o recurso de Ideia Legislativa e obteve mais apoios do que o estabelecido como mínimo.

Leia mais

Sua sugestão era que se criasse uma lei permitindo a compra de carro com 30% de desconto também para professores.

Leia mais

Lei permite comprar carro com desconto

Leia mais

Atualmente, há uma lei semelhante que permite a compra de carro 0km com descontos que podem chegar a 30% para deficientes, portadores de algumas doenças e limitações e taxistas, desde que obedeçam certas exigências e passem por um processo de análise para receber as isenções.

Leia mais

A Lei nº 10.690 de 2003 possibilita que essas pessoas recebam a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), condicionadas ao cumprimento de determinados requisitos.

Leia mais

Algumas das pessoas abrangidas por essa lei são/possuem:

Leia mais
  • Paraplégicos
  • Tetraplégicos
  • Amputados
  • Paralisia
  • Diabetes
  • HIV
  • Autismo
  • Deficiências mentais
Leia mais

A lista é longa e, ao todo, 1 em cada 2 pessoas tem direito à aquisição sob essas condições.

Leia mais

O processo para conseguir as isenções inclui passar por perícia médica para emissão de laudo no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito), possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Especial e apresentar alguns documentos e formulários na Receita Federal.

Leia mais

O veículo a ser adquirido também deve seguir as regras impostas pela lei.

Leia mais

Ele deve ser nacional ou nacionalizado (produzido em país do Mercosul), custar até R$ 70.000,00, possuir 4 portas no mínimo, ter todas as adaptações necessárias para que o beneficiário possa dirigir, entre outros.

Leia mais

Para aqueles que não têm condições de dirigir, é possível designar motoristas, que devem ser devidamente identificados no processo.

Leia mais

Também podem buscar a isenção do IPVA pessoas que já possuem um automóvel dentro das regras e se encaixam no que a Lei descreve.

Leia mais

Sugestão Legislativa 40/2017

Leia mais

Para Valdira, idealizadora da proposta, a aprovação de uma lei como essa facilitaria a vida dos professores.

Leia mais

Ela afirma que esses profissionais, de maneira geral, recebem salários baixos e têm grandes dificuldades para percorrer as distâncias entre sua residência e locais de trabalho.

Leia mais

Dessa forma, o automóvel contribuiria para maior mobilidade dos professores, que, muitas vezes, se locomovem por longos trechos para chegar aos locais onde lecionam.

Leia mais

A sergipana justifica sua iniciativa dizendo, ainda, que proporcionar esse desconto também para os professores é uma forma de aquecer o mercado automobilístico.

Leia mais

Conclusão

Leia mais

Após receber 20.104 apoios, a ideia foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para análise e ganhou o número de Sugestão Legislativa 40/2017. O relator designado para o caso foi o senador Cidinho Santos (PR – MT).

Leia mais

Agora, a Sugestão está disponível para consulta pública no site do Senado e possui mais de 9.000 respostas SIM da população, contra pouco mais de 1.000 respostas NÃO.

Leia mais

Podemos observar reações bem diversas quanto à ideia na internet. No entanto, a proposta segue tendo uma aprovação bastante superior à reprovação, em se tratando do número de votos na consulta.

Leia mais

Referências:

Leia mais
  1. http://www12.senado.leg.br/ecidadania/
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.690.htm
  3. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/130510
  4. http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130510
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas