Ao adquirir o seu primeiro carro, muitos motoristas se preocupam com a danificação desse veículo, visto que existem muitos fatores que podem comprometer a segurança do mesmo. Desde uma chuva de granizo, um assalto à mão armada, um furto, um acidente de trânsito ou um vandalismo, seu carro pode ser afetado de diversas formas. Sem um seguro para protegê-lo, é certo que esses danos custarão caro para o seu bolso e reaver um carro novo de volta.
Com isso em mente, esse artigo irá lhe explicar o que é um seguro de carro, como ele funciona, quais são as vantagens e desvantagens e quais são os tipos de serviços que podem ser contratados. Vem comigo!
Antes de tudo, é necessário esclarecer que um seguro é, nada mais nada menos, que um serviço oferecido por uma determinada empresa privada para garantir algum tipo de auxílio em casos específicos de danificação de seu veículo. Vale mencionar que o seguro não existe somente para carros, estando disponível também para outros veículos automotores, casas, e até mesmo seguro de vida.
Assim, um seguro tem como maior objetivo dar uma maior segurança em ocasiões que podem acontecer e diminuir o impacto delas sobre o motorista.
Em geral, os seguros de carro cobram um valor mensal, ou às vezes anual, do condutor que deve ser pago para garantir essa proteção. Dessa forma, esse pagamento garante um direito à uma indenização caso ocorra algum problema com o seu veículo.
Esse acordo entre o motorista e a empresa é assegurado através de uma apólice, documento que determina o período de tempo pelo qual esse acordo será válido. A maioria dos contratos têm uma duração média de 1 ano, mas esse tempo pode variar de acordo com a empresa e com a procura do condutor.
Como foi dito anteriormente, muitos motoristas podem possuir dúvidas a respeito de qual é a melhor coisa a fazer. Alguns pensam que pagar um valor mensal para um seguro é uma perda de dinheiro, visto que vivem em uma cidade muito segura e dificilmente algo poderia afetar a sua propriedade. No entanto, outros creem que acidentes podem acontecer a qualquer momento e que, portanto, é de extrema importância ter algum tipo de garantia ou ajuda em casos extremos.
Nesse sentido, a maior vantagem de contratar o serviço de um seguro de carro é não precisar se preocupar tanto com roubos ou eventuais problemas mecânicos e a situação será menos estressante e custosa. Além disso, ter um seguro pode compensar muito financeiramente, visto que o dinheiro gasto ao longo dos meses será compensado com a indenização recebida.
No fim das contas, isso que muitas pessoas fazem para economizar dinheiro acaba virando o “barato que sai caro”, ou seja, algo que você fez para economizar dinheiro mas que acabou saindo pela culatra e você gastou mais dinheiro ainda do que precisaria.
É claro que nem tudo são vantagens. Para muitos motoristas, existiu um arrependimento de contratar esse serviço pois nunca viram esse dinheiro de volta. Isso ocorre quando nenhum acidente ou caso excepcional ocorre e o dinheiro para o seguro continua saindo.
Nesse sentido, não tem uma resposta certa se é melhor ou não contratar esse serviço, pois isso depende da situação de cada condutor, o bairro em que ele mora, a frequência de suas viagens de carro e a frequência de utilização de seu veículo. Por isso, é importante se informar sobre as ofertas disponíveis e ver qual situação será a melhor para as suas circunstâncias.
Finalmente, é muito importante dizer os tipos de apólices disponíveis no mercado. Como foi dito anteriormente, os seguros podem cobrir coisas variadas, das quais nem sempre serão necessariamente iguais. Dessa forma, segue abaixo os principais formatos que são oferecidos aos interessados:
Um dos mais conhecidos, esse tipo de seguro indeniza o condutor caso o seu veículo seja roubado, independentemente se esse roubo se deu à mão armada, de forma discreta ou como um furto. Se isso ocorrer, o motorista pode se dirigir à polícia e fazer um boletim de ocorrência. Depois, precisa comunicar a empresa do seguro. Vale dizer que, nesse caso, a indenização só será dada ao motorista caso ele tenha perdido seu veículo e não consiga o recuperar ou se, caso o recupere, ele se encontre muito danificado (mais de 75%).
Esse caso pode ser muito interessante para pessoas que morem em locais que tenha enchentes ou outros eventos “naturais” que ocorram, visto que ele indeniza os condutores que tenham seu veículo perdido ou danificado por conta dessas condições. É interessante observar que essa modalidade é muito comum em países que têm nevascas, tsunamis ou até mesmo terremotos frequentes.
Nesse caso, a proteção se dá em torno das pessoas que estão dentro do carro, mas que não estão dirigindo. Taxistas, ubers, vans escolares, e outros serviços como esses são o maior público dessa modalidade.
Um outro seguro importante de mencionar é o que abrange a proteção contra os danos ou até mesmo a perda de acessórios do próprio carro. São eles o rádio, os retrovisores, os vidros, entre outros. Essas ocasiões ocorrem em um acidente de carro, por exemplo, quando a colisão entre dois carros ou do carro com uma parede pode danificar um desses acessórios.
Para resolver essa situação, nesse caso, basta ligar para a seguradora sobre o dano e eles se responsabilizarão pelo conserto, geralmente sendo necessário somente levar o carro à uma oficina que tem colaboração com a empresa.
Por fim, foi visto nesse artigo tudo de mais importante sobre o funcionamento do seguro de um carro. Espero ter ajudado e tirado todas as dúvidas!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!