Câmbio Automático ou Automatizado? Saiba Como Funciona e Qual é Melhor

O câmbio automatizado é um sistema disponível em veículos automotores, sendo uma alternativa além do sistema de câmbio manual e automático. É uma opção mais em conta, se comparado ao câmbio automático, mas também apresenta valor de aquisição e manutenção mais baixo. Ele exige mais esforço do motorista que o automático, mas oferece mais conforto que o sistema de câmbio manual. Quer saber tudo sobre o câmbio automatizado? Então, leia este artigo até o final.

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Você procura um carro com câmbio automatizado? Ou será que é de um modelo automático que precisa?

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Afinal, existem diferenças entre eles?

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Essas são dúvidas interessantes para você começar a entender tudo sobre câmbio automatizado: como usar, como funciona, o que é etc.

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Em uma busca por mais conforto para dirigir e até mesmo melhorar o desempenho dos veículos, a indústria automotiva vem trabalhando para oferecer novidades.

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Entre elas, há frequentes esforços envolvendo o câmbio automatizado e o automático.

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Muitos condutores acreditam que se trata da mesma coisa, principalmente porque os veículos com ambos os tipos de câmbio não apresentam pedal de embreagem.

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No entanto, os sistemas desses veículos não são iguais.

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Se você tem dúvidas em relação a esses dois tipos de câmbio, fique tranquilo, pois todas as suas dúvidas serão esclarecidas a partir de agora.

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Neste artigo, vou falar sobre as diferenças entre esses tipos de câmbio, bem como sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

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Você vai entender o funcionamento desses sistemas, e também conferir dicas de manutenção.

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Além disso, quero comentar sobre a utilização do câmbio automatizado e os cuidados necessários quando se tem um automóvel com esse sistema.

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Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto?

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Então, leia este artigo até o final!

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Boa leitura!

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Diferenças Entre Câmbio Automatizado e Automático

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Se você chegou até este artigo, é porque quer saber mais sobre câmbio automático e câmbio automatizado.

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Saiba que você chegou ao lugar certo!

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A partir de agora, vou desvendar os mistérios por trás do sistema de câmbio automatizado de veículos.

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Para começar, que tal entender o que diferencia o câmbio automatizado do automático?

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O que diferencia um câmbio automatizado de um câmbio automático são seus componentes.

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E, por consequência, isso aparece nas trocas de marchas.

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Nos carros automáticos, as trocas são mediadas por conversores de torque.

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Neles, existem engrenagens planetárias que são combinadas por meio de dispositivos hidráulicos.

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Basicamente, não há embreagem e a troca ocorre de forma automática, sem a intervenção do condutor.

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Muito mais conforto, não é mesmo?

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Já nos câmbios automatizados, as trocas são muito parecidas com as dos câmbios manuais.

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Ou seja, há a presença da embreagem, embora não do pedal, para efetuar as trocas de marcha.

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O que acontece é que tanto o acionamento da embreagem quanto as trocas de marchas são efetuadas por atuadores hidráulicos.

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É possível, então, dizer que o câmbio automatizado é uma versão intermediária entre o manual e o automático.

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Quanto ao conforto, nos automáticos, a troca é bem suave e contínua.

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Isso ocorre em razão da atuação do conversor de torque.

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Já nos carros automatizados, é normal que ocorram alguns “trancos”, já que há o acionamento de embreagem.

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Você talvez já tenha ouvido falar também sobre câmbios semiautomáticos, outra forma de se referir ao automatizado.

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A aposta nele se deve à estratégia das montadoras para garantir melhor dirigibilidade aos seus veículos, sem que precisem elevar muito os custos de seus projetos para isso.

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Afinal, um modelo automático tem custo de fabricação muito maior para elas do que um de câmbio automatizado.

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Assim, não é de hoje que essa tecnologia aparece em veículos de pequeno e médio porte no Brasil.

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A seguir, confira quando os veículos no Brasil passaram a contar com outras tecnologias além do câmbio manual.

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A origem do câmbio automático

Uma curiosidade: você sabe quem inventou a tecnologia do câmbio automático? E de onde eram esses inventores?

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Se você arriscou e respondeu Brasil, acertou.

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A tecnologia do câmbio automático foi inventada em 1932 por José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos, ambos brasileiros.

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Na época, eles venderam a patente para a General Motors por 10 mil dólares.

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Mas esse valor não é baixo em comparação ao lucro gerado por essa tecnologia?

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Com certeza.

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A outra proposta GM era que eles recebessem um dólar por carro vendido com a tecnologia.

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Como não se sabia se iria vingar, eles decidiram recusar o que hoje parece que seria bem mais lucrativo.

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Mas quando foi vendido o primeiro carro com essa tecnologia?

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Em 1939.

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Já no Brasil, apesar de a tecnologia ter surgido aqui, o primeiro carro vendido com ela data do final da década de 60, sendo um Ford Galaxie.

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Conhecer a história do câmbio automático é muito interessante, você não acha?

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A seguir, você vai poder expandir um pouco mais seus conhecimentos, pois vou explicar como funcionam os câmbios automatizado e automático.

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Por isso, siga a leitura.

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Câmbio Automatizado e Automático – Como Funcionam?

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Neste tópico, você poderá conferir informações acerca do funcionamento desses dois sistemas de câmbio.

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Ao final desta seção, espero que você tenha aumentado seus conhecimentos sobre a mecânica dos câmbios automatizado e automático.

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A ideia é que você possa entender quais são as reais diferenças entre eles.

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Vamos lá?

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Câmbio automatizado

Esse tipo de câmbio, basicamente, é um câmbio manual tradicional acionado por um “robô”.

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Esse elemento controla tanto as trocas quanto a embreagem.

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Existem dois tipos de câmbios automatizados mais comuns: com uma embreagem e com duas embreagens.

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Aquele que possui uma só embreagem tem exatamente o mesmo funcionamento do câmbio tradicional.

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A única diferença é que as trocas são feitas pelo próprio sistema.

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Nesse caso, você vai sentir bastante a troca das marchas.

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Já no modelo com duas embreagens, a troca fica um pouco mais suave, ainda não tão suave quanto no câmbio automático, mas o “tranco” diminui.

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Obviamente, o sistema de câmbio automatizado com duas embreagens é mais caro que o com uma.

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Ele também possui uma manutenção mais cara, mas que custa menos do que no câmbio automático no fim das contas.

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Mas por que o sistema de dupla engrenagem tem trocas de marchas mais suaves?

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Isso acontece porque uma embreagem cuida das marchas pares enquanto a outra se encarrega de cuidar das ímpares.

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Viu só que interessante?

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Por exemplo, se você estiver em quarta marcha, uma embreagem vai estar com ela acionada, enquanto a outra vai estar com a terceira e a quinta marchas pré-engatadas.

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Caso você aumente ou diminua a velocidade bruscamente, o sistema não irá demorar para fazer a troca.

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Já no sistema de câmbio automatizado de uma só embreagem, é necessário que uma marcha seja desacionada para que outra seja acionada.

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E isso toma um tempinho para a troca.

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Por consequência, aumenta o solavanco entre as marchas.

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Conseguiu ter uma ideia de como funciona o câmbio automatizado?

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A seguir, confira alguns detalhes sobre o funcionamento do câmbio automático.

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Câmbio automático

No câmbio automático, como falamos anteriormente, as trocas são mediadas por conversores de torque, mas não é somente isso.

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No conjunto das engrenagens planetárias existentes nos conversores de torque, há três componentes principais:

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  • as engrenagens planetárias propriamente ditas;
  • uma engrenagem coroa;
  • a engrenagem solar, por onde as engrenagens planetárias giram.
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Como os nomes indicam, lembra um sistema solar, com planetas girando ao redor do sol.

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Ainda há um sistema de embreagens internas, banhadas em óleo, ou seja, hidráulicas. E também freios, que permitem o acionamento das engrenagens corretas.

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Isso cria uma relação de marchas que faz com que seu carro se movimente.

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Há, ainda, o conversor de torque, presente nos atuais modelos de câmbio automático, fora os componentes eletrônicos de controle do câmbio.

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Um pouco complexo, não?

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Devido a isso, nem todas as oficinas trabalham com esse tipo de câmbio.

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Assim, fica mais difícil e mais caro encontrar profissionais especializados, caso seja necessário fazer revisão ou reparos.

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É importante ressaltar também que o câmbio automático “rouba” força do motor para seu funcionamento.

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Por isso, é aconselhado ter a tecnologia em carros mais potentes, não em modelos de motor 1.0.

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Com certeza, você já deve ter percebido que, apesar de ambos os sistemas não usarem pedal para a troca de marchas, eles são bem diferentes, correto?

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Mas quais são as vantagens e desvantagens do câmbio automatizado e do câmbio automático?

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No próximo tópico, vou apresentar uma comparação entre ambos que preparei para você.

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Vantagens e Desvantagens do Câmbio Automatizado e do Automático

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Antes de adquirir um carro, é importante ter em vista alguns critérios para a escolha da melhor opção.

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Um deles diz respeito ao sistema de câmbio, visto que algumas pessoas simplesmente não se adaptam ao sistema manual de troca de marcha.

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Daí, surge a dúvida entre comprar um automóvel de câmbio automatizado ou automático.

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Quais são suas vantagens e desvantagens?

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Basicamente, as vantagens de um são as desvantagens do outro.

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Para entender melhor, leia os tópicos a seguir, nos quais serão apresentadas as comparações entre alguns pontos sobre esses tipos de câmbio.

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Consumo de combustível

O câmbio automatizado consome menos combustível do que o câmbio automático.

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Já o modelo automático utiliza a energia do motor para as trocas, ou seja, o motor precisa trabalhar mais. Logo, será necessário usar mais combustível.

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O câmbio automatizado, como tem seu funcionamento semelhante a um câmbio tradicional, não rouba essa energia do motor.

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Assim, por consequência, não interfere tanto no consumo de combustível.

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Conforto na troca de marchas

Como tudo na vida, sempre existem dois lados na moeda.

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Com o câmbio automatizado, você vai sentir as trocas de marcha, o que não ocorre com o câmbio automático.

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Conforme expliquei anteriormente, quanto mais complexo o sistema, menos perceptíveis serão as trocas de marcha.

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Por exemplo, no câmbio automatizado com uma embreagem, o tempo de troca entre cada marcha é maior. Logo, é maior o solavanco.

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No câmbio automatizado com duas embreagens, como a segunda embreagem deixa as marchas pré-engatadas, o tempo de troca é menor. Logo, o solavanco também diminui bastante.

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Já no câmbio automático, como as trocas são mediadas pelo conversor de torque, que vai comandando as engrenagens planetárias, você, na maior parte dos casos, não sentirá as trocas.

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Custo de aquisição e manutenção

A complexidade do sistema influencia, também, no preço a ser pago pelo motorista tanto pela aquisição quanto pela manutenção.

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Obviamente, o mais barato é o câmbio automatizado com uma embreagem. Ele custa menos para a montadora, para o comprador e para a revisão.

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Por ter várias peças semelhantes a um câmbio tradicional, possui uma manutenção bem em conta.

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O câmbio automatizado com duas embreagens é um pouco mais caro e possui uma manutenção mais cara que o câmbio automatizado com uma embreagem.

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Entretanto, pode valer a pena pela diminuição nos “trancos” durante as trocas de marcha.

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Nos câmbios automatizados, a principal manutenção que costuma dar é a troca de embreagem.

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O mais caro é mesmo o câmbio automático. Dificilmente, ele exige manutenção, mas quando isso acontece, ela pode ser bem cara.

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O que eleva o custo também é o fato de existirem bem menos profissionais que trabalham com esse tipo de câmbio.

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Vida útil do câmbio

Quanto à vida útil de cada tipo de câmbio, a do automático é maior que a do automatizado.

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Isso ocorre pelo tipo de sistema utilizado e pelo desgaste que provoca no próprio câmbio.

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Para arrancadas em aclives, por exemplo, o mais aconselhado é o câmbio automático. Isso porque ele segura nas marchas.

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Já o câmbio automatizado tem um tempo entre as marchas, o que pode fazer o carro rodar para trás.

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Isso exige que o motorista, assim como em um câmbio tradicional, use o freio em conjunto.

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No câmbio automático, não é necessário usar o freio em conjunto para dar a partida em uma subida.

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Diante desse comparativo, qual será a melhor opção?

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A seguir, comentarei um pouco sobre isso com você.

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Qual opção é melhor?

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A resposta pra essa pergunta é: depende do que você procura.

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Se você busca por mais conforto, com certeza o câmbio automático é melhor. Já se você procura economia, o melhor é o câmbio automatizado.

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Cabe a você avaliar, ponderar e definir com base no que está buscando. E, é claro, não deixe de considerar o limite do seu bolso para isso.

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Também é importante salientar que, como o câmbio automático utiliza potência do motor, seu uso é aconselhado somente em motores um pouco mais potentes, ou que sejam turbo.

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Em motores menos potentes, é aconselhado o câmbio automatizado, pois ele não irá diminuir a potência do veículo.

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Outro conselho que dou a você é fazer um test drive no veículo antes de comprá-lo.

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Até para saber se irá se adaptar ao solavanco gerado por determinado câmbio automatizado.

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E também para sentir a diferença real entre os diferentes tipos de câmbio.

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A verdade é que a variedade de opções pode dificultar um pouco a decisão, mas seguindo as dicas que você acabou de ler, acredito que será mais fácil escolher.

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Como você vai ver a seguir, o mercado oferece opções variadas à sua escolha.

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Carros com Câmbio Automatizado e Automático

Para que você tenha uma ideia, vou apresentar alguns modelos de carros com ambos os tipos de câmbio.

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Atualmente, a maioria das montadoras tem produzido veículos com câmbio automático por preços um pouco mais acessíveis.

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Mas ainda é possível encontrar veículos com câmbio automatizado.

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Veja, então, uma pequena lista que preparei para você.

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Carros automatizados:

  • Fiat Mobi Drive 1.0 GSR
  • Fiat Argo Drive 1.3 GSR
  • Volkswagen move up! 1.0 I-Motion
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Carros automáticos:

  • Toyota Etios Hatch X 1.3
  • Ford Ka SE 1.5 AT
  • Volkswagen Gol 1.6 AT
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Essa é apenas uma amostra de alguns modelos disponíveis no mercado automobilístico brasileiro atual.

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Certamente, você encontrará muitas outras opções, mas creio que já dá para ter uma ideia da missão que você terá quando for escolher o seu veículo.

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Depois de comprar o carro, você terá que se preocupar em mantê-lo funcionando corretamente, e as manutenções são parte fundamental desse cuidado.

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A seguir, veja alguns detalhes sobre a manutenção de carro automatizado.

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Manutenção do Carro Automatizado

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A manutenção desse tipo de câmbio é muito semelhante à do câmbio manual tradicional.

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Lembre-se sempre de levá-lo a um mecânico da sua confiança e que seja especialista em câmbio automatizado.

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As peças são mais baratas de encontrar, muitas vezes, sendo possível utilizar as de câmbios tradicionais.

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É importante fazer revisões periódicas.

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Mas como saber quando levar para revisão?

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Um jeito simples é ver o manual do proprietário do seu veículo.

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Em média, as revisões são feitas a cada meio ano, ou a cada dez mil quilômetros percorridos.

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Assim como acontece com o câmbio tradicional, é importante lembrar de manter o câmbio com seu fluido.

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Uma caixa seca gera atrito, aquece as engrenagens e pode condenar o seu câmbio automatizado.

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Por isso, lembre-se sempre de pedir para seu mecânico revisar o câmbio.

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Em vários modelos, a cada 70 ou 80 mil quilômetros rodados, é importante verificar o “robô” que faz as trocas de marcha.

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Em diversos casos, ele apresenta problemas quando chega nessa fase e, por isso, é preciso trocar algum de seus componentes.

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Se você garantir que a manutenção do seu carro esteja sempre em dia, será necessário apenas aprender a usar o câmbio automatizado corretamente para ter uma boa experiência com seu veículo.

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Sobre isso, falarei na próxima seção.

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Como Usar o Câmbio Automatizado

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Como esse sistema utiliza a embreagem, é importante não tirar o pé todo do acelerador de uma única vez, assim como não pisar fundo.

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Esse tipo de comportamento aumenta os solavancos – fazendo o motorista sentir mais a troca de marchas – e diminui a vida útil do câmbio.

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Por isso, use o acelerador de forma contínua. Isso fará você gastar menos com manutenção e aumentará a durabilidade do “robô” que troca as marchas.

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Também é importante, como falei anteriormente, cuidar na hora de acelerar em subidas.

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Vários modelos acabam correndo para trás e, por isso, é importante manter o pé no freio e fazer a tradicional troca freio/acelerador.

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Esse tipo de cuidado é dispensável quando se usa o câmbio automático.

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Vale ressaltar que, quanto mais marchas o carro possuir, mais confortável será para o motorista, pois isso exigirá ainda menos do motor do veículo.

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Alguns modelos possuem apenas quatro marchas, enquanto outros possuem seis.

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Uma dica é optar por modelos com mais marchas, pois isso permitirá um desempenho melhor do seu veículo.

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Vale salientar também que o tempo de aceleração de um carro automatizado é menor que o tempo de aceleração com um câmbio manual tradicional.

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O que ocorre é que há um menor controle sobre as marchas, afinal, quem as faz é um “robô”, não você.

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Esse é um pequeno preço a se pagar pelo conforto de não precisar fazer marchas.

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Resta a você decidir se prefere isso ou não.

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Antes de finalizar, que tal umas dicas de cuidados a tomar com o câmbio automatizado?

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Cuidados Com o Câmbio Automatizado

Vou listar agora alguns pontos de atenção que o condutor deve ter com seu câmbio automatizado.

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Esteja atento à melhor forma de cuidar do câmbio do seu carro, a fim de evitar problemas mecânicos.

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Confira:

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  • um dos principais cuidados com esse tipo de câmbio é não soltar o acelerador de uma única vez;
  • leve o veículo para as revisões a cada 10 mil quilômetros, 6 meses ou conforme as indicações do manual do proprietário;
  • não ande com a caixa seca;
  • se o câmbio possui a opção da segunda marcha, não arranque nela;
  • não segure em subidas no acelerador, pois isso sobreaquece o sistema e pode causar sérios problemas;
  • quando parado, procure colocar a marcha no modo N (Neutro).
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Conclusão

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Neste artigo, você pôde aprender sobre o câmbio automatizado.

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Procurei esclarecer as diferenças entre esse sistema e o câmbio automático, explicando um pouco sobre o funcionamento de ambos.

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Você viu as vantagens e desvantagens de cada um, e aprendeu que o câmbio automatizado é muito semelhante a um câmbio manual tradicional.

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Além disso, eu trouxe uma pequena amostra de modelos de automóveis disponíveis no mercado que apresentam esses sistemas de câmbio.

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Não deixe de levar em consideração, se você escolher o câmbio automatizado, as informações sobre manutenção e utilização, conferidas neste artigo.

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Além disso, não se esqueça das dicas que eu trouxe ao final do artigo.

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