Simulado DETRAN/MG – Teste Seus Conhecimentos!

Que tal realizar um simulado DETRAM/MG para testar os seus conhecimentos antes da prova? Se você está em pleno processo de obtenção da primeira habilitação ou precisa da aprovação no exame teórico para concluir o curso de reciclagem, essa é uma ótima forma de estudar. Portanto, leia este artigo para obter informações sobre a prova teórica do DETRAN/MG e, claro, prepare-se para o exame com o auxílio do simulado que desenvolvi para você.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Você consegue acertar 21 questões no Simulado do Detran para passar na prova teórica da 1ª Habilitação?

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato precisa passar por uma série de etapas do processo de formação, incluindo a prova teórica do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Ela é composta por 30 questões sobre os conteúdos estudados nas aulas teóricas da autoescola, que são:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Noções sobre funcionamento do veículo.

Você tem 40 minutos para realizar a prova e das 30 perguntas, é necessário acertar pelo menos 21 para ser aprovado e, assim, iniciar a etapa seguinte: as aulas práticas de direção. 

Você, morador de Minas Gerais, precisa se preparar para a prova teórica de direção e gostaria de testar seus conhecimentos sobre o trânsito? Que tal fazer isso com a ajuda de um simulado DETRAN/MG?

Acredito que essa é uma forma eficiente e prática de estudar e identificar suas maiores dificuldades em relação aos temas abordados nas aulas teóricas.

Aliás, você conhece as especificidades da prova teórica do DETRAN/MG? Este artigo é direcionado a você que está se preparando para realizá-la.

Aqui, falarei sobre o que é essa avaliação e sobre a sua importância para a capacitação do condutor – essencial para a manutenção da segurança no trânsito.

Portanto, neste artigo, além do simulado DETRAN/MG, você encontrará os seguintes temas:

  • qual a função da prova teórica do DETRAN/MG;
  • como funciona a prova teórica para a obtenção da primeira habilitação;
  • como funciona a prova teórica para a conclusão do curso de reciclagem;
  • últimas mudanças que envolvem o processo de obtenção da primeira habilitação.

Espero que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Faça uma ótima leitura e, claro, uma excelente prova!

O Que é a Prova Teórica do DETRAN e Por Que Fazer o Simulado DETRAN/MG?

Para conquistar a direção, você precisa se preparar realizando simulados e lendo conteúdos sobre normas de trânsito.

A prova teórica do DETRAN/MG é uma etapa obrigatória para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Ou seja, não é possível tirar a carteira de motorista nem reaver a habilitação – em caso de suspensão do direito de dirigir –, se o candidato não for aprovado nesse exame obrigatório.

Por isso, se você precisa fazer a prova teórica do DETRAN, para habilitar-se ou recuperar seu direito de dirigir,  é fundamental se preparar bastante.

Além de ler conteúdos sobre o exame, realizar simulados para testar os seus conhecimentos é uma forma eficaz de se preparar.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Portanto, para que você se saia bem no simulado DETRAN/MG, ao qual você terá acesso no final deste artigo, prossiga a leitura.

A Prova Teórica no Processo de Habilitação

A prova teórica do DETRAN é obrigatória no processo de habilitação.

Como você viu acima, a prova teórica do DETRAN/MG faz parte do processo de habilitação de condutores.

Somente após aprovação na prova é que poderá ser concluída a primeira etapa do curso de formação.

Para tanto, antes de realizar o exame, o candidato obrigatoriamente deverá ter frequentado 45 horas-aula sobre legislação de trânsito.

O objetivo da prova teórica é testar os conhecimentos que o futuro condutor adquiriu no curso de formação de condutores. Isso contribui para a formação de motoristas mais conscientes.

Dessa forma, ao longo das aulas teóricas, que fazem parte do processo de habilitação, o candidato terá acesso aos mais diversos conteúdos relacionados ao trânsito.

A prova teórica é composta por 30 questões de múltipla escolha que abordam conteúdos vistos na autoescola.

Das 30 questões, você terá de acertar, no mínimo, 21 para ser aprovado. Ou seja, é preciso obter pelo menos 70% de acerto na prova.

Os conteúdos abordados nas aulas (e depois na prova teórica) do DETRAN/MG, e a carga horária de cada um deles, são:

A data da prova poderá ser agendada pelo candidato no próprio site do DETRAN/MG.

Porém, caso prefira agendar a prova presencialmente, você poderá fazer isso em um dos seguintes locais:

Após o agendamento, será emitido um comprovante contendo o dia, o horário e o local em que o exame será realizado. O candidato poderá escolher o dia, o local e o turno de realização da prova, mas não o horário.

Também é possível cancelar o agendamento da prova, mas, para isso, é preciso antecedência.

O candidato terá até 48h úteis, antes da data da prova, para comparecer ao DETRAN/CIRETRAN/CFC e solicitar o seu cancelamento.

O futuro condutor poderá agendar uma nova data para a prova 24h após o cancelamento da primeira. Isso pode ser feito pelo site do DETRAN/MG.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Se o candidato for reprovado no exame, ele poderá realizar uma nova prova após 15 dias.

A remarcação poderá ser feita a partir do 2° dia útil após a reprovação, mediante pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Mas você pode estar se perguntando como proceder caso não possa realizar a prova nem tenha tempo hábil para remarcá-la, certo?

Nesse caso, o candidato ausente poderá realizar novo exame após 15 dias.

A remarcação também poderá ser feita a partir do 2° dia útil após a reprovação, mediante pagamento de novo DAE.

Como falei anteriormente, a prova teórica também é aplicada aos condutores submetidos ao curso de reciclagem. A seguir, saiba um pouco mais sobre a prova nesse processo.

A Prova Teórica no Curso de Reciclagem

O curso de reciclagem de motorista é outro processo que exige a realização da prova teórica.

No art. 268 do CTB, estão previstas as situações em que o condutor deverá ser submetido ao curso de reciclagem, sendo elas:

  • quando for necessário para a sua reeducação enquanto condutor;
  • quando ele tiver o direito de dirigir suspenso;
  • quando o condutor se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído;
  • quando condenado judicialmente por delito de trânsito;
  • a qualquer momento, caso seja constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;
  • em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.

Portanto, em cada uma das situações previstas no artigo citado, a frequência do condutor no curso de reciclagem de motorista é obrigatória.

A legislação compreende que esse condutor precisa ser reeducado para, então, poder voltar a dirigir veículo automotor de forma segura em vias públicas.

O curso de reciclagem para condutores infratores é muito semelhante às aulas teóricas da primeira habilitação, porém, com uma carga horária um pouco menor, de 30 horas-aula.

Desse total, 4 horas-aula são destinadas aos primeiros socorros; 6 horas-aula ao relacionamento interpessoal; 8 horas-aula à direção defensiva e 12 horas-aula à legislação de trânsito.

Além de ser obrigatório frequentar todas as aulas, o condutor também precisa ser aprovado no exame (acertando 21 questões, ou seja, 70% da prova).

O condutor que precisa passar por esse processo de reeducação deve se matricular em um CFC de sua escolha para as aulas presenciais.

Outra forma de realizar o curso de reciclagem é na modalidade à distância.

Em Minas Gerais, duas empresas credenciadas junto ao DETRAN do estado oferecem essa possibilidade: a E-PROVA e a ICETRAN.

Agendando o exame de reciclagem

O agendamento da prova teórica para o curso de reciclagem funciona de maneira diferente para os condutores residentes na capital de Minas Gerais e para os residentes no interior do estado.

Os condutores da capital poderão preencher um formulário eletrônico, disponível no site do DETRAN/MG, escolhendo o turno e a data da prova.

Após isso, basta imprimir o comprovante de agendamento.

Mas atenção: a prova poderá ser agendada presencialmente na sede do DETRAN/MG.

No dia do exame, o condutor será identificado não só pelo documento de identidade, mas por captura de imagem e biometria.

Para realizar o cadastro biométrico e a captura da imagem, ele deverá comparecer na sede do DETRAN/MG até 24 horas antes da realização da prova de reciclagem.

Caso compareça para fazer o exame sem ter realizado esses procedimentos, o condutor será impedido de realizar a prova e considerado ausente.

Já os condutores residentes no interior do estado devem agendar o exame de reciclagem na Delegacia de Trânsito (CIRETRAN) do município, ou em um CFC.

O resultado da prova de reciclagem é divulgado no local em que foi realizada, poucos minutos após o término do exame, mas também pode ser consultado pela internet.

Agora que você sabe tudo sobre a prova teórica do DETRAN/MG em cada uma das situações em que ela é aplicada, está na hora de colocar a mão na massa, certo?

Então, que tal testar os seus conhecimentos com o simulado DETRAN/MG?

 

Simulado DETRAN/MG: Teste os Seus Conhecimentos

Quero que você aproveite o momento para estudar antes de realizar a prova teórica de direção – seja para primeira habilitação ou para aprovação no curso de reciclagem.

Acredito que essa é uma excelente forma de se preparar para o teste, uma vez que é possível identificar quais são os seus pontos fracos e buscar melhorá-los até o dia da prova.

Você verá que o questionário é formulado de maneira bastante semelhante ao exame, com 30 questões sobre os temas estudados durante o curso.

Vale lembrar que você pode realizar o simulado quantas vezes quiser.

O ideal é tentar encarar o teste como se você estivesse no dia do exame.

Pronto para a prova?

Você consegue acertar 21 questões no Simulado do Detran para passar na prova teórica da 1ª Habilitação?

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato precisa passar por uma série de etapas do processo de formação, incluindo a prova teórica do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Ela é composta por 30 questões sobre os conteúdos estudados nas aulas teóricas da autoescola, que são:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Noções sobre funcionamento do veículo.

Você tem 40 minutos para realizar a prova e das 30 perguntas, é necessário acertar pelo menos 21 para ser aprovado e, assim, iniciar a etapa seguinte: as aulas práticas de direção. 

 

Conheça as Regulamentações da Prova Teórica para o Estado de Minas Gerais e Prepare-se para o Simulado DETRAN/MG

Para fazer a prova teórica do DETRAN, você precisa conhecer as especificidades das normas vigentes em seu estado.

E então, como se saiu? Se você acertou todas as questões, certamente está pronto para encarar a prova teórica do DETRAN/MG!

Porém, caso tenha acertado menos da metade, é interessante avaliar quais suas principais dificuldades, reforçar os estudos e voltar a praticar o simulado.

Após ser aprovado no exame teórico, você deverá seguir no curso (caso esteja no processo de primeira habilitação), certo?

Por essa razão, considero pertinente falar com você sobre as últimas mudanças estabelecidas em algumas etapas que envolvem o processo de primeira habilitação.

Portanto, leia os próximos tópicos e saiba o que mudou.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

 

Veja o Que Mudou no Processo de Obtenção da Primeira Habilitação

Você lembra que, no ano passado (2019), surgiu uma série de propostas de mudanças em relação ao curso de habilitação?

Tudo começou com a polêmica do simulador de direção, sobre o possível cancelamento da sua obrigatoriedade nas autoescolas, lembra?

As alterações mais recentes referentes ao processo de habilitação estão dispostas na Resolução CONTRAN  n° 778, de 13 de junho de 2019.

Essa Resolução determina alterações para as seguintes etapas do curso: simulador de direção, aulas práticas noturnas e carga horária de aulas para obtenção da CNH e da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Começaremos pelo tema que causou mais repercussão: o fim dos simuladores.

Simuladores

A proposta de terminar com a

De outro lado, aqueles que acreditavam que seu cancelamento seria bem-vindo, tendo em vista a sua “ineficiência” e o encarecimento que acarretava ao curso.

Por essa razão, o fim da novela pode-se dizer que foi democrático: o simulador passou a ser opcional para os futuros condutores.

Assim, cada aluno pode ou não fazer as aulas nessa polêmica máquina, antes de partir para a prática.

Cabe alertar que, como nem todas as autoescolas disponibilizam o simulador, o aluno que deseja realizar as 5 horas-aula destinadas a ele deve verificar se o CFC escolhido conta com esse recurso.

Aulas práticas noturnas

As aulas práticas noturnas também passaram por mudanças com a publicação da Resolução CONTRAN n° 778/19.

Muitos foram os relatos de alunos e instrutores que temiam a realização de aulas noturnas, principalmente em grandes cidades, onde o índice de violência é maior (sobretudo à noite).

Até então, a carga horária para as aulas, nesse período, variava de 3 a 5 horas-aula.

Com a Resolução em questão, ficou determinado que 1 hora-aula no período noturno, para a obtenção das categorias ACC, A e B, já seria suficiente.

Um alívio para aqueles que temem os riscos da noite, não é mesmo?

Carga horária de aulas práticas reduzidas

Outra medida trazida na Resolução n° 778/19 foi a diminuição da carga horária das aulas práticas para os alunos.

A única categoria que não sofreu alteração foi a A – tanto para obtenção quanto para adição de categoria. Dessa forma, seguem as 20 e 15 horas-aula, respectivamente.

Já a categoria B tem alterações. Nesse caso, os futuros condutores de carros precisam cumprir menos tempo nas aulas práticas.

A carga horária passou de 25 para 20 horas-aula para a obtenção da CNH, e de 20 para 15 horas-aula no caso de adição da categoria B.

Ou seja, são 5 horas a menos tanto para quem deseja adquirir a CNH quanto para quem pretende adicionar a categoria B à sua habilitação.

Por fim, a alteração da carga horária para a obtenção da ACC certamente foi a mais significativa: de 20 para apenas 5 horas-aula! É uma diferença e tanto, não é mesmo?

Outra mudança, no caso da ACC, é a dispensa de aulas teóricas e práticas durante 12 meses desde a entrada em vigor de referida resolução. Dessa forma, os alunos terão 1 ano para prestar somente as provas teórica e prática.

E então, o que achou das mudanças trazidas na Resolução n° 778/19?

Caso você tenha achado prejudicial a diminuição da carga horária, saiba que você pode realizar quantas aulas práticas, além das obrigatórias, julgar necessário para o seu bom desempenho na prova.

É claro que, para isso, será necessário pagar o valor a mais cobrado por cada aula.

Conclusão

Realize os simulados do DETRAN e gabarite a prova teórica.

E então, realizou o simulado DETRAN/MG? Como foi o seu desempenho? Deixe um comentário ao final do texto para eu saber!

Espero que, além de ajudá-lo a estudar para a prova, as informações que você encontrou neste artigo também tenham sido úteis.

Aqui, você soube tudo sobre a prova teórica do DETRAN/MG. Afinal, se você estava procurando pelo simulado, certamente está se preparando para a prova, não é mesmo?

Expliquei, então, as duas situações em que o exame teórico é aplicado: como um dos requisitos para a obtenção da CNH e quando o condutor precisa passar pelo curso de reciclagem.

Em ambos os casos, o aluno precisa atingir 70% de acerto na prova. Por isso, estudar antes é essencial.

Por fim, expliquei as principais mudanças relacionadas ao processo de primeira habilitação, dispostas na Resolução n° 778/19 do CONTRAN.

Essas mudanças foram sentidas, principalmente, em relação à diminuição da carga horária obrigatória para as aulas práticas de direção.

Ficou com alguma dúvida? Basta deixar seu questionamento abaixo para que eu possa ajudá-lo.

Também é importante que você compartilhe este conteúdo com os seus amigos que estão prestes a realizar a prova prática do DETRAN/MG. Certamente, o simulado poderá ajudá-los.

 

Referências

  1. https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/1-habilitacao-quero-ser-condutor/como-obter-a-primeira-habilitacao
  2. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf
  3. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao7782019.pdf
  4. https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/servicos/servicosOnline

 

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.