Simulado DETRAN/MG – Teste Seus Conhecimentos!

 

Você precisa se preparar para a prova teórica do DETRAN?

Gostaria de testar seus conhecimentos sobre o trânsito?

Conhece as especificidades da prova teórica do DETRAN/MG?

Este artigo eu fiz para você que está se preparando para realizá-la.

Assim, falarei sobre o que é esta avaliação e a sua importância para a capacitação do condutor e, consequentemente, para a segurança do trânsito.

Também irei comentar sobre as situações que exigem a realização da prova teórica do DETRAN.

E, para você que mora no estado de Minas Gerais, vou trazer informações específicas do DETRAN MG para que você possa se sair bem na prova teórica do DETRAN.

Além disso, ao final deste artigo, irei disponibilizar um simulado do DETRAN – MG que preparei para você ir treinando os seus conhecimentos sobre o trânsito.

Portanto, leia este artigo até o final e faça o simulado, pois, quanto mais conhecimento você adquirir, mais bem preparado você estará para a prova final.

Boa leitura!

O Que é a Prova Teórica do DETRAN e Por Que Fazer o Simulado DETRAN/MG?

Para conquistar a direção, você precisa se preparar realizando simulados e lendo conteúdos sobre normas de trânsito.

 

A prova teórica do DETRAN trata-se de uma etapa obrigatória que inclui os processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de realização do curso de reciclagem de motorista.

Ou seja, não é possível tirar a carteira de motorista e nem reaver o documento – em caso de suspensão do direito de dirigir – se o candidato não for aprovado nesse tipo de exame obrigatório.

Por isso, se você precisa fazer a prova teórica do DETRAN, ou porque quer se habilitar ou porque precisa reaver a sua CNH, é fundamental que você se prepare bastante, realizando leituras com conteúdos sobre o exame e fazendo simulados para testar os seus conhecimentos.

Assim, no decorrer deste artigo, pretendo ajudar você com explicações detalhadas sobre cada uma das situações que exigem a realização da prova teórica do DETRAN.

E, para você que deseja saber como se dá esse processo no estado de Minas Gerais, trarei uma seção com conteúdos específicos para a prova teórica do DETRAN/MG.

Portanto, a leitura deste artigo é fundamental para que você se saia bem no simulado DETRAN/MG, ao qual você terá acesso no final deste artigo.

Acompanhe!

A Prova Teórica no Processo de Habilitação

A prova teórica do DETRAN é obrigatória no processo de habilitação.

 

Como vimos acima, a prova teórica do DETRAN faz parte do processo de habilitação de condutores.

E é somente com a realização da prova teórica que é concluída a primeira etapa do curso de formação.

Para tanto, antes de realizar a prova, o candidato obrigatoriamente deverá ter frequentado 45 horas de aulas teóricas.

Essa é uma exigência estabelecida pelas leis de trânsito e deverá ser rigorosamente seguida.

O objetivo da prova teórica é medir o quanto de conhecimento sobre trânsito o futuro motorista possui.

Isso porque uma das principais funções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é garantir a segurança no trânsito.

Assim, ao longo das aulas teóricas, que fazem parte do processo de habilitação, o candidato terá acesso a conteúdos sobre o trânsito e terá de fazer alguns simulados com questões parecidas às aplicadas na prova final.

Como você pode ver, a realização dos simulados do DETRAN é muito importante para se conhecer o quanto de conteúdo o candidato absorveu durante as aulas.

A diferença entre a prova e o simulado é que na prova final não é permitido nenhum tipo de consulta a materiais, o que por sua vez é permitido nos simulados.

A prova teórica é composta por 30 questões de múltipla escolha que abordam conteúdos vistos nas aulas das autoescolas.

Das 30 questões, você terá de acertar no mínimo 21 para ser aprovado, ou seja, é preciso ter pelo menos 70% de acertos.

Para realizar a prova, você terá um período de 40 minutos.

Confira a explicação dada pelo artigo 11, da Resolução nº 168 de 2004 do CONTRAN:

Art. 11. O candidato à obtenção da ACC ou da CNH, após a conclusão do curso de formação, será submetido a Exame Teórico-técnico, constituído de prova convencional ou eletrônica de no mínimo 30 (trinta) questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação.

Parágrafo único. O exame referido neste artigo será aplicado pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, ou por entidade pública ou privada por ele credenciada.

Caso você não tenha atingido os 21 acertos exigidos para a aprovação, você poderá repetir a prova após 15 dias a partir do último exame.

O artigo 22 da mesma Resolução comenta a respeito dessa possibilidade. Veja:

“Art. 22. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico ou Exame de Direção Veicular, o

candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do

resultado, sendo dispensado do exame no qual tenha sido aprovado.”

Os conteúdos abordados pela prova teórica do DETRAN são os seguintes:

  • Leis de trânsito;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Direção defensiva;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Noções sobre funcionamento do veículo.

Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 140, fala sobre os requisitos que o condutor deve preencher no processo de habilitação. Confira:

“Art. 140. A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

        I – ser penalmente imputável;

        II – saber ler e escrever;

        III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

        Parágrafo único. As informações do candidato à habilitação serão cadastradas no RENACH.”

Pela leitura do artigo descrito acima, podemos perceber que, para obter a carteira de habilitação, uma das exigências é que o candidato seja responsável pelos seus próprios atos, ou seja, deverá ser maior de 18 anos.

Além disso, o candidato deverá possuir documento de identidade e saber ler e escrever.

Mais adiante, no artigo 147, o CTB versa sobre a necessidade de ser realizada a prova teórica do DETRAN. Confira:

“Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

(…)

III – escrito, sobre legislação de trânsito;”

Como já mencionei acima, a prova teórica também é aplicada aos infratores submetidos ao curso de reciclagem de motorista.

Saiba um pouco mais sobre a prova teórica exigida no curso de reciclagem nas explicações a seguir.

 

A Prova Teórica no Curso de Reciclagem

O curso de reciclagem de motorista é outro processo que exige a realização da prova teórica.

 

Veja o que diz o artigo 268 do CTB, o qual informa em quais as situações o infrator será obrigado a frequentar o curso de reciclagem:

“Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

        I – quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;

        II – quando suspenso do direito de dirigir;

        III – quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;

        IV – quando condenado judicialmente por delito de trânsito;

        V – a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;

        VI – em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.”

Portanto, em cada uma das situações dispostas pelo artigo acima, a frequência do infrator no curso de reciclagem de motorista é obrigatória, pois a lei entende que esse infrator precisa ser reeducado para, assim, poder voltar a dirigir veículo automotor em vias públicas.

O curso de reciclagem para condutores infratores é muito semelhante às etapas das aulas teóricas aplicadas ao candidato à primeira habilitação.

O condutor que é obrigado a passar por esse processo de reeducação, por alguma das razões enumeradas no artigo 268 do CTB, precisa se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Diferentemente do que acontece no processo de formação de condutores, o candidato não é obrigado a realizar aulas práticas de direção e tampouco passar por exames médicos.

O conteúdo das aulas também difere um pouco do exigido para o processo de formação.

Confira o que prevê a Resolução nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que lista os itens da estrutura curricular.

 

1 – Conteúdo referente às leis de trânsito

– Formação do condutor: o motorista que é obrigado a realizar o curso de reciclagem deve comprovar que é condutor formado.

Para isso, o condutor deve ter passado pelas seguintes etapas especificadas pelo artigo 7º da Resolução:

“Art. 7º A formação de condutor de veículo automotor e elétrico compreende a realização de Curso Teórico-técnico e de Prática de Direção Veicular, cuja estrutura curricular, carga horária e especificações estão definidas no anexo II.”

Portanto, pela leitura do artigo acima, podemos perceber que as exigências para a realização da prova teórica solicitada pelo curso de reciclagem de motorista diferem daquelas exigidas na primeira habilitação.

Por exemplo, o condutor já deverá ter realizado o curso teórico quando tirou a sua primeira CNH, conforme expliquei no início deste artigo.

Além disso, ele deverá ter feito também um curso prático de direção, conforme descreve a Resolução nº 347 de 2010.  Veja:

“Art. 13. O candidato à obtenção da ACC, da CNH, adição ou mudança de categoria, somente poderá prestar exame de Prática de Direção Veicular depois de cumprida a seguinte carga horária de aulas práticas: I – obtenção da ACC: mínimo de 20 (vinte) horas/aula; II – obtenção da CNH: mínimo de 20 (vinte) horas/aula por categoria pretendida; III – adição de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria na qual esteja sendo adicionada; IV – mudança de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria para a qual esteja mudando. Parágrafo único. Deverão ser observados, em todos os casos, 20% (vinte por cento) da carga horária cursada para a prática de direção veicular no período noturno.”

– Exigências para categorias de habilitação em relação a veículo conduzido.

– Documentos do condutor e do veículo: apresentação e validade.

– Sinalização viária, penalidades e crimes de trânsito.

– Direitos e deveres do cidadão.

– Normas de circulação e conduta.

– Infrações e penalidades referentes à documentação do condutor e do veículo, estacionamento, parada e circulação.

– Segurança e atitudes do condutor, passageiro, pedestre e demais atores do processo de circulação.

– Meio ambiente.

Como você viu, o condutor infrator que precisa realizar a prova teórica no processo de reciclagem de motorista já está (ou deveria estar) mais que familiarizado com as normas de trânsito.

 

2 – Conteúdo referente à direção defensiva

– Conceito de direção defensiva em veículos de duas, quatro ou mais rodas.

– Condições adversas.

Como evitar acidentes.

– Cuidados com os demais usuários da via.

– Estado físico e mental do condutor.

– Consequências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

– Situações de risco.

 

3 – Conteúdo referente às noções de primeiros socorros

– Sinalização do local do acidente.

– Acionar recursos: polícia, ambulância, bombeiros, concessionária da via e outros.

– Verificação das condições gerais da vítima.

– Cuidados com a vítima (o que não fazer).

 

4 – Conteúdo referente ao relacionamento interpessoal

– Comportamento solidário no trânsito.

– O indivíduo, o grupo e a sociedade.

– Responsabilidade do condutor em relação aos demais atores do processo de circulação.

-Respeito às normas estabelecidas para segurança no trânsito.

– Papel dos agentes de fiscalização de trânsito.

Importante! O candidato só conseguirá realizar a prova final de reciclagem para condutores infratores – e assim concluir o curso – se ele tiver comparecido a todas as aulas exigidas pelo regulamento.

Como você viu até aqui, tanto o processo de habilitação quanto o curso de reciclagem de motorista exigem a realização da prova teórica do DETRAN.

Embora as duas situações sejam diferentes, o objetivo é praticamente o mesmo: promover ao condutor as condições ideais para conduzir veículo automotor em vias públicas.

Como cada estado possui a sua unidade do DETRAN, obviamente algumas regras e exigências mudam de um estado para outro.

Portanto, se você mora no estado de Minas Gerais e precisa realizar a prova teórica do DETRAN, acompanhe a seguir os regulamentos desse processo adotados por esse estado.

 

Conheça as Regulamentações da Prova Teórica para o Estado de Minas Gerais e Prepare-se para o Simulado DETRAN/MG

Para fazer a prova teórica do DETRAN, você precisa conhecer as especificidades das normas vigentes em seu estado.

Para conhecermos os pré-requisitos exigidos para a realização da prova teórica no estado de Minas Gerais, vejamos o que diz o site do DETRAN/MG:

“Curso Teórico Técnico

O Curso Teórico Técnico (Curso de Legislação) é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Para acesso do candidato às aulas, cada CFC conta com o controle de acesso biométrico. Após o término do curso, o candidato deve efetuar o pagamento do DAE da Prova de Legislação e fazer o agendamento do exame.

VALOR:

O valor das aulas é estipulado por cada CFC.”

Como você viu, o candidato à prova teórica do DETRAN/MG precisa frequentar aulas sobre as leis de trânsito por um período mínimo de 45 horas/aula.

Após ter frequentado as aulas teóricas, o candidato terá de pagar a taxa do DAE, que será definida pelo CFC em questão.

Em seguida, o candidato estará apto a fazer o agendamento do exame.

Confira, pela explicação do DETRAN/MG, como deve ser o procedimento da realização da prova teórica nesse estado:

“Prova de Legislação

O agendamento da data da prova, assim como a emissão do DAE, poderão ser feitos pelo candidato no site do Detran-MG, ou pessoalmente na sede do Departamento de Trânsito em Belo Horizonte, na Ciretran das cidades do interior, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Será emitido um comprovante de agendamento contendo dia, horário e local em que o exame será realizado. O candidato poderá escolher dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário. Para ser aprovado no exame de Legislação, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. É possível consultar o resultado no site do Detran-MG.

– Cancelar agendamento: Caso o candidato deseje mudar a data da prova, deverá comparecer ao Detran/Ciretran e solicitar o cancelamento em até 48hs úteis antes da data da prova.

– Reagendamento: O candidato poderá agendar uma nova data para fazer a prova, 24h após o cancelamento. O reagendamento pode ser feito pelo site.

– Candidato reprovado: Se reprovado, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias. A remarcação poderá ser feita a partir de 2 dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

– Candidato ausente: O candidato que não comparecer à Prova de Legislação, pode marcar um novo exame, após o pagamento de novo DAE.

VALOR:

– Exame de Legislação ou Repetência: R$ 65,03.

ACESSE:

  1. DAE – Exame de Legislação

  2. Agendar Exame de Legislação

  3. Consultar o Resultado do Exame de Legislação”

Como você pode ver na explicação do DETRAN/MG acima, o candidato poderá escolher a data, o local e o turno em que deseja fazer a prova teórica, mas o horário será definido pelo órgão.

Além disso, o candidato poderá agendar a data, o local e o turno de realização da prova através do site do DETRAN/MG ou indo pessoalmente ao DETRAN de Belo Horizonte, em uma das unidades da CIRETRAN localizadas nas cidades do interior, ou em qualquer CFC.

Assim como acontece em outros estados, para ser aprovado o candidato deverá acertar no mínimo 70% das 30 questões que compõem a prova, ou seja, ele precisa acertar pelo menos 21 questões.

O resultado poderá ser conferido no site do DETRAN/MG.

Importante! Conforme informa o DETRAN/MG, para realizar a prova teórica ou caso tenha que repeti-la, o candidato terá de pagar o valor de R$ 65,03 em cada uma dessas etapas.

No caso da necessidade de realização do curso de reciclagem de motorista, o DETRAN/MG traz as seguintes informações:

“O Curso de Reciclagem é uma das exigências do Código de Trânsito Brasileiro (conforme arts. 256 e 268) para que condutores infratores voltem a conduzir veículos automotores. O curso tem duração de 30 horas/aula, sendo necessário o mínimo de 70% de aproveitamento na prova escrita, para aprovação.

Essa avaliação, mesmo para o curso a distância, é na modalidade presencial, sendo aplicada na sede do Detran-MG e na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, para condutores de Belo Horizonte e Betim, e através das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), para as outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e demais cidades do interior do Estado de Minas Gerais.

Acesse -> Empresas Credenciadas – Ensino à Distância (EAD).

Para obter informações sobre a prova de reciclagem e outras etapas do processo, acesse -> Processo de Reciclagem – Condutor com CNH suspensa”.

Agora que você já conhece as regulamentações da prova teórica do DETRAN, tanto para o processo de obtenção da CNH quanto para o curso de reciclagem de motorista, já é possível estudar os conteúdos que poderão ser cobrados na prova.

E você que mora no estado de Minas Gerais, agora que conhece as especificidades das regulamentações da prova teórica do DETRAN/MG, poderá direcionar melhor os seus estudos para o que o estado exige.

Por isso, não deixe de fazer o teste do simulado do DETRAN/MG:

Você consegue acertar 21 questões no Simulado do Detran para passar na prova teórica da 1ª Habilitação?

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato precisa passar por uma série de etapas do processo de formação, incluindo a prova teórica do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Ela é composta por 30 questões sobre os conteúdos estudados nas aulas teóricas da autoescola, que são:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Noções sobre funcionamento do veículo.

Você tem 40 minutos para realizar a prova e das 30 perguntas, é necessário acertar pelo menos 21 para ser aprovado e, assim, iniciar a etapa seguinte: as aulas práticas de direção. 

 

Conclusão

Realize os simulados do DETRAN e gabarite a prova teórica.

Neste artigo, você ficou sabendo em quais situações a prova teórica do DETRAN é obrigatória.

Conheceu o processo de reciclagem de motorista e os motivos que obrigam o infrator a realizar esse curso.

Viu quantas questões da prova teórica do DETRAN você precisa acertar para ser aprovado no exame e, assim, ficar apto a dirigir veículo automotor em vias públicas.

Ficou sabendo que, tanto para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto para reaver o documento, a prova teórica é aplicada pelo DETRAN de cada estado, podendo apresentar pequenas variações no conteúdo programático de estado para estado.

Conheceu as regulamentações que devem ser seguidas por quem precisa realizar a prova teórica do DETRAN/MG.

Também viu o conteúdo que o DETRAN-MG aplica na prova teórica.

Viu a importância de se preparar bem para a prova teórica, inclusive realizando simulados do DETRAN.

 

Análise gratuita

Você gostou deste artigo? O conteúdo foi útil para você? Ficou com dúvidas sobre o assunto?

Entre em contato com o Doutor Multas e solicite mais informações gratuitas.

Minha equipe de profissionais é altamente qualificada e está disposta a tirar todas as suas dúvidas.

Deixe seu comentário. Compartilhe!

Simulado DETRAN/MG – Teste Seus Conhecimentos!
5 (100%) 1 vote