Os donos dos veículos frequentemente preferem fazer um rodízio no momento da troca de pneus. Mas, você sabe qual é a melhor disposição a ser feita? Os pneus mais novos devem ir na frente ou atrás? É comum que se note que os pneus não estão desgastados da mesma forma. Muitos motoristas optam por comprar apenas 2 pneus novos e fazer uma mudança na posição dos mesmos.
Os pneus mais novos devem ir atrás. As vezes essa noção pode ser contra intuitiva para o motorista, acreditando que o melhor é deixá-los na parte da frente. Mas se você tiver pneus com diferença de idade, o melhor é colocar os mais novos na parte de trás.
Muitas vezes as rodas de trás são desconsideradas pela importância da sua função, e isso é um problema que precisa ser racionalizado.
Os pneus são um assunto de extrema importância e é necessário se falar mais nele. Frequentemente o grau de desgaste dos pneus não são levados em consideração com a frequência que deveriam.
Um pneu novo e adequado consegue transitar por um piso escorregadio ou até mesmo por uma região com determinado nível de água. Um pneu desgastado não consegue executar essas ações com segurança e a partir disso surgem muitos acidentes.
O estado em que o pneu se encontra precisa ser mais considerado, e da mesma forma, o pneu também precisa receber mais atenção da maioria dos motoristas.
É necessário fazer manutenções regulares e dentro das mesmas, verificar a integridade do pneu. Não se deve menosprezar pneus adequados e o grau de desgaste que podem se encontrar.
Cuidados a se tomar com os pneus
Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os demais itens de segurança, o proprietário do veículo deve verificar constantemente os pneus.
Apesar de serem os freios que param as rodas, são os pneus que estão em contato com o chão que fazem o carro parar. Um pneu careca acaba dificultando o atrito com o chão e colocando a vida de todos em risco.
É muito importante calibrar os pneus com regularidade, principalmente quando estamos falando da situação de viajar com o veículo. Existem recomendações do fabricante sobre como calibrá-los.
Dirigir o carro com os pneus com a pressão incorreta, principalmente se estiver abaixo do normal, acaba desestabilizando o veículo e gerando um desgaste acima do normal nos pneus.
O momento ideal para se calibrar o pneu é quando a temperatura estiver fria. Também deve ser feito o balanceamento das rodas e alinhamento da direção sempre que os pneus forem trocados.
Caso o volante também esteja oscilando ou com vibrações estranhas, é necessário executar esse ajuste no veículo. Um alinhamento errado gera um desgaste bem prematuro e reduz a vida útil dos pneus.
Cuidados com o pneu estepe
O pneu de estepe precisa estar sempre em perfeitas condições, pois na hora do aperto vai ser o que fará diferença. Não perca a oportunidade de verificar a integridade do pneu estepe toda a vez que estiver avaliando os pneus em uso do carro.
Muitas pessoas desconsideram o pneu estepe a maior parte do tempo, pois ele não foi usado. Porém, não checar ele quando houver a oportunidade, pode acabar gerando um problema muito maior no futuro que não deve ser desconsiderado como uma possibilidade.
O que fazer quando o pneu “bater” em um buraco?
Outro erro muito comum dos cuidados com o pneu, é não levar ele para uma verificação depois do carro ter caído num buraco
Ignorar a necessidade de atenção dos seus pneus pode se tornar um problema bem maior no futuro. Um pneu que perdeu a sua calibragem por conta de ter caído no buraco, pode acabar afetando seriamente as rodas e as partes internas do carro.
O que o motorista normalmente não se dá conta, é que levar o carro no mecânico assim que há a suspeita de um problema, pode ser a melhor solução de todas, ao invés de ficar esperando que um problema maior surja com o passar dos dias.
O que é um pneu careca?
Muitas pessoas utilizam esse termo de “pneu careca” mas não sabem exatamente o que isso significa. De qual grupo de motoristas você faz parte? Dos que sabem ou dos que não sabem ao certo o que é um pneu careca?
A definição de um pneu careca é aquele com uma profundidade de sulcos que é menor do que 1,6 mm. Isso seria o pneu “careca”.
Você sabe quais são os riscos de se utilizar um pneu careca? Muito se fala sobre esse problema, mas nem sempre se sabe os reais riscos envolvidos por não levar essa situação a sério.
Um pneu careca:
- Aumenta demais o risco de aquaplanagem;
- Aumenta a chance do pneu estourar durante o uso;
- A frenagem durante as curvas fica bem comprometida, afetando a segurança dos que estiverem no veículo;
- Utilizar um pneu careca não é uma economia, é um risco enorme que a pessoa está correndo;
- Pneus em um bom estado permitem que se evite graves acidentes, a vida dos familiares do motorista é poupada por conta desse tipo de cuidado.
Balanceamento de Rodas
O balanceamento é feito por meio da colocação de pesos de chumbo em pontos específicos da roda, de maneira que ela gire uniformemente sobre o próprio eixo.
Ao perceber vibrações no volante ou na cabine, procure ajuda profissional, pois este é o indício mais claro de que o carro está desbalanceado. Em situações normais, o balanceamento deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, quando se troca os pneus ou quando se faz o rodízio das rodas.
Já ouviu falar desse processo? Imagino que sim. Ele consiste em utilizar pesos de chumbo em pontos específicos da roda para avaliar se a mesma está girando uniformemente sob o eixo próprio.
Caso você esteja dirigindo e note vibrações esquisitas no volante e na cabine, leve o carro assim que possível a um profissional qualificado. Normalmente esses sintomas do veículo estão indicando um desgaste prematuro dos pneus.