Nova CNH: Entrou em Vigor a Nova Carteira de Habilitação

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

A partir de hoje, no primeiro dia de junho de 2022, a nova Carteira Nacional de Habilitação está sendo emitida. Como um motorista, é importante estar por dentro desse tipo de mudanças no trânsito, portanto, se você quer se informar, continue lendo esse artigo! Aqui, explicarei no que consiste essa nova CNH, qual sua maior diferença com a atual e mais conhecida, como pegar a nova e outras informações!

 

No que consiste essa nova habilitação?

O recente documento será físico, visto que já existe a CNH digital. Sua mudança alterou principalmente sua aparência, visando diminuir o número de fraudes que foram bem-sucedidas, dificultando o processo.

Além disso, a nova carteira de motorista tem também como função auxiliar os agentes de trânsito a realizar sua interpretação.

Na prática, o que muda com essa alteração?

Você pode estar se perguntando, mas o que muda para os motoristas? Bom, segue abaixo os aspectos que mais mudaram em comparação aos outros modelos:

nova cnh 2022

  • Abertura internacional: para quem não sabe, na segunda metade do século passado, o nosso país foi signatário de uma convenção de trânsito que visava unificar o modelo dos documentos de habilitação. No entanto, essa assinatura nunca levou à lugar algum, visto que nada mudou na prática. Hoje, a nova CNH terá sua versão em 3 línguas distintas: inglês, espanhol e português, é claro.
  • Aumento da tecnologia: é possível mencionar mais uma grande modificação na CNH, que é o acréscimo de um QR code em sua parte de trás. Dessa forma, os trabalhadores do trânsito podem checar mais dados dos condutores através desse instrumento, facilitando seus trabalhos e dificultando os dos fraudadores.
  • Maior inclusão de pessoas transexuais e travestis: talvez uma das maiores mudanças que esse novo modelo trouxe foi a possibilidade de incluir o nome social de um indivíduo na carta. Isso possibilita que as pessoas coloquem os nomes pelos quais elas se identificam, independentemente de não serem os seus de nascença. Vale mencionar que isso também vale para a filiação, sendo permitido colocar outras pessoas fora seus pais biológicos, como os adotivos, por exemplo.
  • Aumento da variedade de cores: a última grande mudança é que a CNH possui também cores além do verde clássico que vemos hoje nas carteiras convencionais. Ao invés disso, também estão presentes cores amarelas e até mesmo fosforescentes, com algumas coisas escritas sendo possíveis de ver somente sob a luz UV específica. Isso também foi alterado para torna-las mais complexas, e consequentemente, mais difíceis de serem clonadas, fraudadas e falsificadas.

Devo trocar a minha CNH atual pela nova agora?

Com todas essas mudanças, talvez você se preocupe com as burocracias indesejadas, com ter que renovar sua Carteira Nacional de Habilitação antes do tempo previsto e sem avisos prévios. Contudo, não se preocupe, isso não será necessário! A ideia nunca foi causar dores de cabeça para vocês, condutores. O processo de renovação não mudará, por isso, a data de expiração do seu documento continua válido, independentemente dessa nova carteira. No momento em que você for ao DETRAN do estado em que reside para fazer a renovação no fim da validade, aí você fará tudo como sempre fez. A única diferença será que, ao invés de receber uma CNH igual à que você tem em suas mãos agora, será no mesmo modelo da nova, com as atualizações que mencionei acima.

Quem foi responsável pela construção do novo modelo?

Os principais responsáveis por isso foram a SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e, por último, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) esteve no cargo de liberar e dar sua aprovação a todos esses processos.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Ademais, a inovação da carteira de motorista foi previamente escrita na resolução de número 886, no final do ano passado.

O que isso significa para os motoristas?

Entendeu a CNH nova, mas ainda não entendeu o que significa para os condutores de veículos na prática? Não se preocupe, vou explicar!

O que mais muda para você é a maior praticidade ao ser parado por um agente de trânsito, uma blitz, etc. Isso ocorre porque eles terão mais facilidade em encontrar seus dados, e a parada será mais rápida e eficaz.

Para mais, você ficar mais tranquilo quanto a possíveis fraudes de seu documento, podendo causar multas indevidas em seu nome, além de outras penalidades. Após seu recebimento da nova carteira, casos como esse se tornarão muito menos comuns.

Conclusão

Por fim, agora que você leu essas informações sobre a resolução recente, espero que tenha entendido melhor como isso te afetará e o que significa para o universo do trânsito. Se houver qualquer outra dúvida, não pense duas vezes e coloque- a nos comentários!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!