Multa Por Celular ao Volante

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

Desde o início do avanço da tecnologia, a questão do uso do celular no trânsito tem sido discutida. Hoje, essa ação é proibida por lei para os motoristas, e isso se dá por conta do perigo envolvido, visto que a atenção do condutor fica dividida, podendo causar mais descuido da parte do mesmo e, principalmente, acidentes.

dirigir segurando telefone celular

Por esse motivo, dirigir com o celular na mão ou falar no telefone durante a condução caracteriza uma infração de natureza gravíssima.

Ao longo desse artigo, você irá entender mais sobre essa multa, incluindo seu valor, as outras consequências para quem cometer essa infração e os pontos mais importantes do tema!

Penalidades por dirigir falando ao telefone

Como foi mencionado anteriormente, essa infração é gravíssima, e para quem tem um pouco de conhecimento sobre o sistema de penalidades estabelecido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), sabe que essa natureza é a com a maior multa e também com o maior número de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Portanto, além de sete pontos na CNH, uma multa do valor de R$ 293,47 lhe será atribuída.

Além disso, usar fones de ouvido conectados ao telefone, incluindo os fones bluetooths, também é uma infração, embora seja mais leve que a supracitada. Ao invés de ser gravíssima, ela é de natureza média, resultando na autuação com multa de R$ 130,16 e 4 pontos adicionados na habilitação.

Usar celular ao volante causa a suspensão do direito de dirigir?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

Como essa atitude caracteriza uma infração gravíssima, muitos condutores possuem o questionamento se também podem perder seus direitos de dirigir e terem suas carteiras de habilitação suspensas por isso.

Apesar da natureza da ação, e da seriedade com que o CTB aborda a questão através de seus artigos de lei, ela não pode causar a suspensão do seu direito de dirigir.

A sua CNH só será suspensa se você cometer uma infração auto suspensiva, que são apenas as consideradas de extrema gravidade. Para melhor exemplificar, algumas dessas 21 ações que causam a perda do direito de conduzir um veículo são:

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.
  • Dirigir embriagado;
  • Disputar corrida;
  • Não prestar ajuda a alguém estando envolvido em um acidente;
  • Passar em pelo menos 50% da velocidade máxima que é liberada em uma via;
  • Andar de moto sem capacete;
  • Manobra perigosa, como arrancada brusca, de maneira proposital.

Dessa forma, não é possível perder a CNH temporariamente somente mexendo no seu telefone e ser pego por um agente de trânsito. No entanto, é possível que a penalidade resultante dessa ação colabore para a sua suspensão, pois ao acumular uma certa quantidade de pontos, a suspensão poderá lhe atingir.

De acordo com o Art. 261 do Código de Trânsito Brasileiro, você deverá perder seu direito de dirigir caso acumule:

  • 40 pontos se não houver nenhuma infração gravíssima envolvida, somente leves, médias e graves;
  • 30 pontos se houver no máximo 1 infração gravíssima;
  • 20 pontos se houver 2 ou mais infrações gravíssimas.

Em que momentos posso utilizar o celular no trânsito?

Banner Consulta Gratuita

Provavelmente, ao pegar um ônibus, taxi ou Uber, você viu o motorista mexendo no celular durante os períodos quando o tráfego estava congestionado, ou então quando o sinal estava vermelho, enquanto o aguardava abrir. Entretanto, será que nesses casos, utilizar o aparelho eletrônico é permitido?

A resposta, segundo a legislação, continua sendo não. Ainda nesses momentos, não é considerado seguro agir dessa forma, dado que pode afetar no congestionamento, ou no trânsito de uma maneira geral.

Existe um outro caso que costuma causar dúvidas, que é de usar o celular conectado ao rádio, ou em algum tipo de som externo. Nesse tipo de situação, não se preocupe, pois não é considerado uma violação de nenhuma lei. A explicação dessa diferença de abordagem nas situações é que, ao se aproveitar desse recurso, será possível que o motorista escute os sons exteriores de sirenes de polícias ou ambulâncias e buzinas de outros veículos, enquanto ainda mantém as duas mãos no volante, diminuindo consideravelmente o nível de risco.

Para além da multa: por que não usar o aparelho enquanto conduz um veículo?

Apesar de vocês saberem agora tudo sobre a autuação e multas por essa atitude, vale mencionar que não é só o seu dinheiro que está em jogo, como também a sua vida.

Para que seja possível ter uma maior dimensão do problema, usar o celular ao volante está entre as 3 causas mais recorrentes dos acidentes de automóveis, sendo considerado por alguns mais perigoso que conduzir após consumir bebidas alcóolicas.

Conclusão

Ao fim desse artigo, espero que as informações a respeito dessa multa tenham ficado mais claras. Tome cuidado para não ultrapassar o limite de pontos na CNH, especialmente com essa infração, que é gravíssima e diminui o número máximo antes da suspensão.

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, ou quiser assistência para recorrer dessa autuação, entre em contato com a equipe do Doutor Multas, e iremos te ajudar!