Multa IPVA 2017 | Evite esse problema.

Evite a multa IPVA. Todo proprietário de carro, moto, ônibus, micro-ônibus etc. precisa pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Esse imposto é obrigatório e deve ser quitado todo ano. Se você não pagar o IPVA poderá receber multa e ter o seu veículo apreendido e não sofrer esse transtorno logo no início do ano. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Multa IPVA 2017

O IPVA 2017 é o imposto sobre todos os veículos que circulam nas cidades brasileiras. Os carros mais antigos, fabricados antes de 1995, não precisam pagar nenhuma taxa.

Ainda possui dúvidas ou desconhece como funciona a multa por não pagar o IPVA? Neste artigo vou mostrar para você os detalhes sobre a multa IPVA 2017.

O calendário para pagar o IPVA começa oficialmente a partir do dia 09 de janeiro e pode variar de acordo com o final da placa.

 

Multa IPVA | Posso ser multado?

A multa de IPVA  está prevista no artigo 130 do Código de trânsito brasileiro, que afirma o seguinte:

Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.

O licenciamento é realizado anualmente através do pagamento do IPVA. A quitação desse imposto é necessário para que o veículo possa circular.

Esse tipo de licenciamento é uma forma encontrada pelo governo para fiscalizar se o veículo está em conformidade com as normas ambientais e de segurança do país.

Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Consulta do IPVA 2017

A consulta do IPVA é gratuita simples, fácil e bem rápida. Você pode fazê-la através da internet, no site do Detran do seu estado.

Para isso, basta acessar o site do Detran da sua cidade e assim que estiver na página do órgão é só informar no campo correspondente o número do seu RENAVAM.

Consulta IPVA 2017

Abaixo indico o site dos Detrans de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas é possível acessar o site do Detran de seu estado para realizar a consulta

Após entrar no site, é preciso fornecer algumas informações e ao final do preenchimento você precisará digitar o código de segurança que é disponibilizado na tela.

Após clicar sobre o botão “Consultar”, o site é direcionado para uma nova página onde o boleto será gerado e disponível para impressão.

Após esse processo com o boleto em mãos é só realizar o pagamento em qualquer agência bancária.

Mas atenção! Cheques não são aceitos como forma de pagamento. Você deverá quitar o seu boleto somente com dinheiro.

 

Tabela IPVA 2017.

É através dessa tabela que os proprietários podem saber as datas em que se deve realizar o pagamento do IPVA. O pagamento pode ser feito em uma única parcela com desconto ou então parcelado em até 3 vezes.

Alguns estados como São Paulo já disponibilizaram a tabela para 2017. Outros estados ainda Irão suas tabelas divulgar no próprio site do Detran.

Abaixo, eu mostro como fica o agendamento para o estado de São Paulo, por exemplo.

 

Tabela IPVA 2017 SP

 

Se você conseguir pagar a cota única com desconto será bem melhor ao invés de parcelar, pois existe uma diferença que pode agradar o seu bolso, além de evitar a multa IPVA.

Sempre fique atento aos prazos e nas datas estipuladas pela tabela do IPVA 2017.

 

Pagamento do IPVA 2017 | Evite a multa IPVA

Após ter escolhido a forma de pagamento (cota única ou parcelamento), você deve imprimir o boleto e quita-lo nas agências bancárias, nas Casas Lotéricas, terminais de autoatendimento, repartições fazendárias ou nos agentes arrecadadores autorizados.

Qual o valor do IPVA atrasado?

Para quem atrasar o IPVA, saiba que os juros e as multas em cima desse atraso, podem variar conforme o tempo em que esse tributo estiver em atraso.

Assim, para quem atrasou apenas um mês o valor será menor, já que os juros ainda não terão acumulado.

Agora, para quem deixou o IPVA 2017 vencer por quase um ano, esse valor será maior. Sera preciso então quitar o débito atrasado.

A multa cobrada pelo atraso será de 20% sobre o preço original a ser pago. Os juros são de 1% ao mês.

Como pagar IPVA atrasado

Para quem regularizar a situação do Imposto em atraso, é necessário imprimir a segunda via da guia do imposto pelo site do Detran do seu estado.

O boleto já será emitido com o valor do IPVA atrasado com juros, então basta pagar a guia dentro do prazo para regularizar a situação do licenciamento do veículo.

Com esse boleto em mãos, o pagamento pode ser feito direto em uma agência bancária ou pela internet, preenchendo os dados fornecidos.

Tudo vai depender da sua preferência e do modo como for mais conveniente para você efetuar o pagamento.

Qual a multa pelo IPVA atrasado?

Segundo o código de transito brasileiro, circular com veículo com licenciamento em atraso é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,54, mais 7 pontos somados na carteira de habilitação, podendo ainda ter o carro apreendido pela autoridade fiscalizadora.

 

Conclusão.

O IPVA é o imposto necessário para você circular com seu veículo normalmente conforme o que a lei exige.

Fique atento aos prazos de pagamento para não ser multado por IPVA atrasado. Atrasar esse pagamento pode causar dores de cabeça para os proprietários, imagine ter seu carro apreendido e somar 7 pontos em sua carteira? Complicando não

Pensando nisso elaborei esse artigo com a intenção de privar você desse transtorno evitando a multa de IPVA. Se você gostou do que leu e achou útil as informações contidas nesse artigo, compartilhe com seus familiares e amigos.

 

 

 

Gostou do artigo? Coloque sua avaliação abaixo! Sua opinião é importante para mim 🙂

5.00 avg. rating (99% score) - 18 votes
  • Tito Carvalho

    Gustavo Fonceca acho que você esta equivocado ao colocar a seguinte informação
    “Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.”
    E dizer que que este artigo se refere ao IPVA, Licenciamento anual não tem nada a ver com IPVA, são dois impostos distintos, claro com i IPVA atrasado não podera licenciar o veiculo, mas não existe artigo que de o direito a qualquer orgão publico de multar ou apreender o veiculo por estra em debito com o IPVA, depois de ler seu artigo fui até o DETRAN onde coletei as informações corretas!!