Você sabe onde fica o maior estacionamento de bicicletas do mundo?

Última atualização em

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar: Baixe GRÁTIS o Passo a Passo de Como Recorrer Multas de Trânsito em 2020

maior estacionamento de bicicletas do mundo

A política de respeito ao ciclista é seguida, de fato, em poucas cidades do País e do mundo inteiro.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que o número de bicicletas em circulação é muito inferior ao número de automóveis.

No entanto, algumas cidades da Holanda, país que é conhecido mundialmente pelo incentivo ao uso do meio de transporte, possuem um grande número de bikes em uso.

As bicicletas, nessas cidades, superam os veículos e são o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.

Isso reflete na maior importância dada a essa forma de locomoção e, consequentemente, no maior respeito que os ciclistas acabam recebendo.

A maior concentração de bicicletas do mundo

maior estacionamento de bicicletas do mundo maior concentracao
Você conhece Utrecht, a cidade holandesa com a maior concentração de bicicletas do mundo?

O maior número de bicicletas em uso no mundo todo está concentrado na cidade de Utrecht, na Holanda, a quarta maior cidade do país, que vem crescendo a cada ano.

A cidade ganhou muitos investimentos para que o número de ciclistas continue aumentando, já que, no ranking mundial, ela fica em segundo lugar quanto ao incentivo ao uso de bicicletas, ficando atrás somente de Copenhague, na Dinamarca.

Foi, assim, construído na cidade, o maior estacionamento de bikes do mundo, que possui 6 mil vagas para bicicletas, número que, incrivelmente, ainda foi insuficiente.

A verba para a construção do estacionamento não foi concedida apenas pela administração municipal, mas foi um investimento também das empresas de trem locais, segundo reportagem do Gazeta do Povo.

Com o investimento no estacionamento, mais pessoas poderão se deslocar de bicicleta até a estação para acessar o trem.

O argumento do governo municipal para continuar investindo grandemente em infraestrutura para ciclistas é embasado em uma razão óbvia: o estilo de vida da população.

Pessoas que andam de bicicleta praticam, ao mesmo tempo, uma atividade física, que garante uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma, os gastos com saúde são menores do que o esperado para o número de habitantes de Utrecht, refletindo, assim, em vantagens para o governo.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O grande número de bicicletas em circulação também faz com que o índice de acidentes de trânsito diminua, pois mais pessoas pedalando tendem a diminuir o número de veículos, que são os principais causadores dos acidentes.

Pode-se, pensar, então, que um trânsito maior de bicicletas pode ocasionar grande número de acidentes envolvendo veículos e bikes.

Entretanto, quando há um número bastante grande de bicicletas, elas acabam deixando de ser a minoria nas vias, o que aumenta o cuidado dos condutores de veículos com os ciclistas.

 

Quando há desrespeito ao ciclista

Em cidades com menor número de bicicletas em relação ao número de veículos, os acidentes e o desrespeito ao ciclista são bastante comuns.

Muitos condutores desconsideram a necessidade de trânsito dos ciclistas e estacionam em ciclovias ou transitam ocupando o espaço de circulação de ciclistas.

Porém, o Código de Trânsito Brasileiro prevê medidas punitivas para motoristas que não respeitam o ciclista. Estacionar em ciclovias gera multa grave ao motorista e 5 pontos na CNH.

Alguns veículos também chegam a circular em faixa destinada a bicicletas. Essa atitude constitui infração gravíssima, levando a uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de motorista.

Em cidades nas quais há o crescimento do trânsito de bicicletas, felizmente, vê-se que os condutores parecem enxergar mais facilmente o ciclista.

Nessas cidades, o ciclista possui maior segurança para circular, pois uma grande quantidade de bicicletas leva os condutores de veículos motorizados a perceberem mais facilmente a necessidade de respeitar o espaço do ciclista.

 

Conclusão

maior estacionamento de bicicletas do mundo conclusao
O escolha pelo uso de bicicletas ajuda a aumentar a qualidade de vida

Nas cidades em que há um incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte, vê-se inúmeros ganhos, tanto para a população quanto para os órgãos administrativos, referentes à qualidade de vida e à economia do município.

Por esse motivo, essas cidades pretendem aumentar ainda mais o seu investimento em estrutura para  o trânsito de bicicletas.

Sabe-se que os ciclistas, assim como os condutores de veículos motorizados, têm de seguir normas de circulação estabelecidas pelo Código de Trânsito.

Em cidades em que o investimento em estrutura para trânsito de bicicletas é maior, é maior também o cumprimento das normas de circulação pelos ciclistas, já que eles encontram maiores facilidades para essa circulação, como ciclovias mais longas e melhor sinalização indicando onde devem circular, por exemplo.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Assim, o aumento constante do número de bicicletas nas cidades da Holanda, principalmente em Utrecht, que comporta o maior estacionamento de bicicletas já visto, oferece muitos pontos positivos.

Esses aspectos, apontados nesse artigo, podem servir de modelo a outras tantas grandes cidades do mundo, nas quais o número de veículos motorizados já ultrapassa os limites de espaço e traz muitos pontos negativos para a população, como altos índices de acidentes e de poluição.

 

Referências:

  1. https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/utrecht-a-pequena-cidade-bike-friendly-na-holanda/
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.