Homologação GNV: Como Ter o GNV Homologado

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

A homologação do GNV ou gás natural veicular é o atestado de qualidade do seu funcionamento no veículo, garantindo que a instalação do equipamento está dentro das especificações técnicas determinadas pelo InMetro.

A homologação do GNV, portanto, deve ser feita por uma empresa autorizada pelo órgão.

Desta maneira, seu uso não representará risco à segurança das pessoas e nem à integridade do automóvel.

O que é o gás natural veicular

O GNV é considerado o combustível “amigo da Terra”, pois produz menos poluentes, uma vez que é composto por carbono e hidrogênio, formando ligações simples e leves.

Mesmo não sendo renovável, é considerado uma fonte de energia natural, pois encontra-se em abundância no planeta. Daí a origem do nome.

Instalação do Kit GNV

Como primeiro passo, o KIT GNV deverá ser instalado no veículo através de uma empresa especializada. Tão logo isso seja feito, o proprietário deve buscar a inspeção.

Uma vez que a inspeção é realizada e a instalação do GNV é aprovada, obtém-se a homologação GNV.

Uma dica importante é abastecer o tanque com gasolina ou álcool antes de ser realizada a inspeção, pois isso facilita a detecção de possíveis vazamentos.

Documentação do Kit GNV

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

A documentação pode sobre a homologação pode ser requerida mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Certificado do cilindro GNV
  • CNH do condutor
  • CRLV
  • Notas fiscais do Kit GNV
  • Atestado de qualidade do instalador
  • Autorização prévia do Denatran

Autorização prévia do Denatran

Essa autorização consiste no pedido de alteração das características do veículo em relação à sua fabricação e resultará na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Essa solicitação é feita no site do Detran através de um modelo disponível no portal.

Uma vez que a documentação requerida tenha sido enviada e esteja correta, será expedida a autorização para a modificação no veículo.

Caso contrário, se houver falta de algum documento ou documentação incorreta, o condutor será informado e terá o prazo de cinco dias úteis para retificar.

E caso o prazo não seja respeitado, o pedido será automaticamente indeferido pelo órgão.

Vantagens do GNV homologado

A homologação assegura uma inspeção veicular adequada e que adiciona vários benefícios ao funcionamento do veículo, como:

  • Análise e resolução de ruídos
  • Análise e resolução de emissão de poluentes
  • Descontaminação do óleo lubrificante
  • Testagem dos cintos de segurança
  • Análise do estepe, vidros, painel, macaco e sistema de sinalização.

A homologação também verifica a válvula de abastecimento, o redutor de pressão e outros componentes.

Outro benefício importantíssimo é que o gás natural veicular é menos poluente e em relação à gasolina, chega a ser 70% menos por possuir uma queima mais limpa por emitir menos dióxido de carbono e outros elementos.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Como se não bastasse, o GNV é menos oscilante em seu preço e é mais em conta que os demais combustíveis.

Desvantagens do GNV

Uma diminuição na potência do motor pode ser percebida. Essa perda de potência pode ficar entre 15% e 30% em equipamentos comuns e 3% em equipamentos mais modernos.

Adicionando GNV na documentação do veículo

Após a instalação do GNV em uma loja especializada e ter recebido a documentação fornecida após a colocação do equipamento, você tem até dez dias para solicitar a homologação do kit junto ao Inmetro ou empresas autorizadas.

A próxima etapa é agendar a vistoria no Detran para que seja emitido um novo CRV como descrito anteriormente.

GNV dá multa?

Caso o motorista não tenha solicitado previamente a autorização ao Detran para alteração da característica do veículo e esteja circulando fazendo uso do GNV, ou seja, sem o CRV atualizado conforme a modificação, receberá uma multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, correspondendo à pontuação de infração grave.

O veículo também ficará retido até a regularização da situação junto ao Detran, portanto, fique atento!

Onde encontrar um posto GNV perto de você

Depois de tudo pronto, agora é só abastecer, mas dependendo da sua cidade, encontrar um posto GNV pode não ser uma tarefa fácil, mas há aplicativos facilitam esse trabalho para você.

São eles:

Conclusão

Neste artigo você entendeu as vantagens do Kit GNV instalado no seu veículo, bem como a necessidade de homologação através de uma inspeção feita por empresas autorizadas pelo Inmetro.

Viu também que o GNV é um combustível menos poluente, mais barato e que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Espero ter ajudado você a decidir.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!