Telemetria Veicular

Você sabia que a telemetria veicular é uma tecnologia que permite uma coleta de informações, de forma remota, do veículo? Essa arrecadação de informações faz com que seja muito mais simples e fácil traçar estratégias que otimizem e acelerem as operações veiculares. Além disso, ainda as torna mais econômicas e eficientes!

Leia mais

Possuímos um exemplo muito próximo que demonstra, na prática, como acontece esse processo: as corridas de Fórmula 1. Ao assistirmos uma dessas realizações automobilísticas, percebemos que muitos acidentes são evitados por milésimos de segundos. Isso se dá devido a essa tecnologia que demonstra, rapidamente, ao piloto qual será a melhor opção a ser seguida. Logo, aprofundaremos mais sobre esse assunto!

Leia mais

O que é telemetria?

Como dito anteriormente, telemetria veicular é a coleta de informações, ocorrida de modo remoto. As informações recolhidas são a velocidade, distância percorrida, localização, consumo médio de combustível, temperatura do sistema mecânico etc. Essa tecnologia permite a realização de procedimentos de forma muito mais rápida, eficiente e econômica.

Leia mais

Como essa tecnologia funciona?

Há duas formas de funcionamento. A seguir, iremos dissertar sobre esses dois modos:

Leia mais

Telemetria analógica

Esse método depende da instalação de sensores em partes específicas do automóvel. Tal modo possui, como uma das principais vantagens, uma alta possibilidade de compatibilidade. Ou seja, são grandes as chances de encontrar sensores adaptáveis a todos os tipos de transportes, incluindo os mais antigos.

Leia mais

Contudo, a desvantagem dessa forma de funcionamento se encontra na parte de instalação. O processo de colocação dos sensores é extremamente complexo, e necessita de uma manutenção a cada três ou seis meses. Essa manutenção consiste na recalibração dos sensores, já que ao longo do tempo eles ficam cada vez menos precisos.

Leia mais

Telemetria digital

Já nessa segunda forma, a coleta das informações também pode ser realizada através do computador de bordo do automóvel. Em veículos pesados, como os caminhões, as informações circulam por uma rede específica, conhecida como CAN. Nesse sistema, é possível acompanhar e, posteriormente, indicar falhas mecânicas, caso exista.

Leia mais

Uma vantagem desse método é que, diferentemente da telemetria analógica, não é necessária a instalação de diversos sensores. Basta plugar dois fios à rede, e assim serão obtidas todas as informações necessárias. Além disso, a telemetria digital possibilita a obtenção de dados ainda mais completos e seguros.

Leia mais

Como funciona na prática

Como foi citado na introdução, a prática dessa tecnologia se assemelha às corridas de Fórmula 1. Aprofundando a explicação, nos carros da modalidade automobilística citada existem diversos sensores, capazes de medir pressão, temperatura e velocidade com uma alta precisão. Essas informações são prontamente recolhidas por um computador de bordo e repassadas, por ondas de rádio, aos boxes.

Leia mais

Nesses espaços estão contidos engenheiros que analisam os dados, e os transformam em gráficos que, com muita exatidão, indicam o que está acontecendo no automóvel. Dessa forma, eles possuem as informações do que cada veículo está precisando, em determinado momento. Por esse motivo, os carros se tornaram ainda mais potentes e preparados para o tipo de corrida que percorrem.

Leia mais

Como isso se aplica a outros tipos de veículos

Essa tecnologia não está relacionada apenas aos carros de Fórmula 1, mas pode também se aplicar a grandes frotas de caminhões ou até de um único veículo, que são gerenciadas por empresas.

Leia mais

Como essa tecnologia pode te ajudar

Leia mais

Foi dito anteriormente que a telemetria veicular pode ser utilizada também por carros e caminhões. Contudo, quais são os benefícios que ela traz? E como ela pode te ajudar? Explicarei, com foco em alguns âmbitos específicos!

Leia mais

Economia

A análise de dados e informações, possibilitados pela telemetria veicular, faz com que o gestor saiba se o automóvel está consumindo muito combustível, ou se está com problemas técnicos. Caso esteja acontecendo esse tipo de situação, o gestor pode repensar e organizar orçamentos mais viáveis economicamente.

Leia mais

Valorização dos colaboradores

A telemetria veicular permite saber, com detalhes, como os motoristas estão dirigindo. Essas informações são essenciais para que o gestor identifique os condutores mais respeitosos, responsáveis e competentes no trânsito. Dessa forma, tais indivíduos podem ser premiados, por suas boas maneiras.

Leia mais

Da mesma maneira que é fácil encontrar os motoristas que cumprem as regras, é também simples encontrar aqueles que não possuem um comportamento tão adequado no trânsito. Desse modo, tais condutores podem ser reeducados.

Leia mais

Gestão de frotas

O fato de a telemetria ser uma tecnologia assertiva, constante e que entrega resultados em tempo real, faz com que haja uma gestão de frotas mais eficiente. Isso se dá devido à capacidade de tomada de decisões rápidas, estratégicas e precisas.

Leia mais

Todo esse processo coincide em uma empresa mais competitiva e em uma maior economia, já que há uma maior agilidade nos procedimentos.

Leia mais

Segurança para a sua frota

A tecnologia ajuda a diminuir os acidentes automobilísticos. Por acompanhar a velocidade do carro em tempo real, há a possibilidade da ocorrência de um alerta aos condutores, caso necessário, para que dirijam mais devagar, e assim evitem acidentes.

Leia mais

Outro benefício relativo à segurança para a frota está ligado ao roubo de cargas ou de veículos. Se houver a percepção de algum comportamento anormal do motorista, como um inesperado desvio de rota ou alta velocidade, é possível – até de forma remota – que os motores sejam desligados e as portas travadas.

Leia mais

Diferença entre telemetria e rastreamento

É importante, porém, frisar que a telemetria e o rastreamento não são processos similares. O rastreamento é o serviço mais básico para acompanhar os veículos. Desse modo, esse método é mais indicado para pessoas físicas, e não tanto para empresas, já que as informações de rastreamento propagadas são mínimas.

Leia mais

É perceptível também a diferença entre os benefícios dos dois processos. Enquanto no rastreamento, a vantagem se baseia apenas na localização do automóvel. É visto que, na telemetria, a interação e o controle com o veículo em tempo real demonstram um alto privilégio sobre àquele.

Leia mais

Conclusão

É nítido que a tecnologia descrita ao longo do texto é capaz de promover diversos benefícios, como a economia, a eficiência e a agilidade nos processos e o fato de evitar acidentes veiculares. Para finalizar, espero que o conteúdo tenha sido compreendido e que as dúvidas tenham sido sanadas.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas