O que você sabe sobre montadoras de carros?
Entre aquelas que atuam no mercado nacional, quantas vêm à sua cabeça?
Por incrível que pareça, ainda tem muita gente que compra carro no Brasil sem saber qual a montadora responsável por ele.
Mas montadoras de carros não são todas iguais?
É aí que mora um engano comum.
Como você vai ver neste artigo, cada fabricante de automóveis é único.
E isso aparece de forma clara em seus projetos.
Há montadoras de carros que prezam pelo conforto em cada modelo lançado.
Outras apostam na economia de combustível como um grande diferencial.
Tem também montadoras de carros importados, que circulam no nosso trânsito, apesar de não ter automóveis fabricados no Brasil.
Isso sem falar nas origens de cada uma delas.
Há montadoras de carros oriundas da Alemanha, Itália, França, Coréia do Sul, Japão e até da China, que recentemente entrou com tudo no mercado, com fabricantes diversos.
Muitas são experientes, com décadas de atuação no mercado brasileiro.
Outras são novatas e estão chegando agora.
Ao longo da leitura, você vai conhecer tudo sobre elas e ainda conferir uma série de curiosidades.
Prepare-se para dominar o assunto montadoras de carros.
Boa leitura!
As montadoras de carros são responsáveis por projetar e colocar à venda os veículos que circulam por todo o planeta.
É totalmente impossível hoje conceber um mundo sem veículos porque as pessoas utilizam para diferentes fins.
Vai desde ir ao trabalho até viajar para a praia no fim de semana.
Além dos modelos de carros, os nomes das montadoras são extremamente famosos.
E sabemos que a qualidade de uma marca irá influenciar fortemente em suas vendas.
Podemos citar como exemplos de montadoras que vendem milhões de carros todos os anos no mundo inteiro:
Volkswagen;
Ford;
Fiat;
General Motors;
Hyundai;
Nissan;
Fiat;
Audi;
Renault;
Peugeot;
Citröen;
Honda;
Essas estão entre as mais conhecidas, mas ainda há muitas outras, como Mitsubishi, Volvo, Jeep, Suzuki, Jac, Subaru, Cherry e Geely.
E tem ainda as montadoras de carros de luxo, como Ferrari, BMW, Mercedes-Benz, Jaguar, Porsche e Lamborghini.
Quando falamos em montadoras de carros, estamos falando de uma indústria que movimenta bilhões de dólares por ano.
Isso significa que criar e manter montadoras de carros é uma tarefa que requer muito planejamento e investimento.
De acordo com esta reportagem da revista Istoé, estima-se que investir em uma montadora de carros que produza 300 mil carros por ano custaria cerca de US$ 1 bilhão.
É muito dinheiro para se investir, não é mesmo?
De fato, não é para qualquer um.
Mas isso não significa que não existam muitos a disputar o mercado.
A indústria automobilística é um ramo de negócios de grande concorrência.
No período posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, surgiram as montadoras de carros Subaru, Toyota e Honda.
Desde os anos 1990, despontaram no mercado de carros marcas de países como a Coreia (Hyundai e Daewoo), China (Effa e Chery) e Índia (Tata).
Apesar de o Brasil ser um dos países que mais consomem carros no mundo todo, atualmente não possuímos nenhuma montadora de carros que seja mundialmente famosa.
Mas a verdade é que o Brasil já teve montadoras de carros genuinamente nacionais.
Só que elas não conseguiram competir por muito tempo com marcas tradicionais.
E quais foram elas?
Gurgel, Romi, FNM, Vemag, Puma e Miura.
Já ouviu falar de alguma delas? Se você já é veterano, com certeza.
É possível questionar se os consumidores brasileiros abririam mão de carros de grandes montadoras internacionais por veículos de montadoras nacionais.
Seria uma mudança que demoraria algum tempo para ser concretizada, concorda?
Para as montadoras de veículos fazerem sucesso, é preciso uma série de requisitos.
Entre eles, podemos citar:
Dinheiro para investir;
Design;
Marca;
Apoio do governo (descontos fiscais, por exemplo);
Vamos pegar como exemplo a montadora de carros brasileira Gurgel, que por vários anos fez um sucesso considerável.
O problema do Gurgel não era a falta de dinheiro para investir nos negócios, mas o preço dos automóveis era caro e o design não agradou totalmente os consumidores.
Aliás, como não poderia deixar de ser, são as preferências deles que regulam o mercado.
Você saberia dizer quais são os modelos de carros que mais venderam no Brasil no ano de 2017?
De acordo com esta matéria do site Quatro Rodas site, que traz dados da Fenabrave, a federação nacional do setor, esta é a lista com modelos e quantidades de carros mais vendidos entre janeiro e novembro de 2017:
1º | Chevrolet Onix | 171.148 |
2 º | Hyundai HB20 | 96.769 |
3 º | Ford Ka (hatch) | 87.012 |
4 º | Volkswagen Gol | 67.865 |
5 º | Renault Sandero | 63.434 |
6 º | Chevrolet Prisma | 63.251 |
7 º | Toyota Corolla | 59.621 |
8 º | Fiat Mobi | 49.472 |
9 º | Fiat Strada | 47.967 |
10 º | Fiat Toro | 46.497 |
11 º | Jeep Compass | 44.068 |
12 º | Honda HR-V | 43.508 |
13 º | Volkswagen Fox/CrossFox | 40.125 |
Como podemos perceber, os três primeiros lugares são ocupados pelas montadoras de carro mais populares strong> do Brasil: Chevrolet, Hyundai e Ford.
Descubra no próximo tópico quais são as montadoras de veículos que possuem fábrica em nosso País.
Como o Brasil possui grande mercado para a venda de carros, muitas montadoras avaliaram que valia o investimento na instalação de fábricas por aqui.
O estado brasileiro que possuem o maior número de montadoras de carros é São Paulo.
São 24 fábricas espalhadas por 13 cidades, sendo que a montadora Ford possui três fábricas (Taubaté, São Carlos e São Bernardo do Campo).
A Toyota também possui três fábricas (Sorocaba, São Bernardo do Campo e Indaiatuba).
Já o Rio de Janeiro possui uma fábrica da Volvo em Pederneiras, uma da PSA Peugeot Citroën em Porto Real e uma da Nissan e outra da Man em Resende.
As montadoras de veículos estão reunidas em 11 estados do Brasil:
Santa Catarina;
Rio Grande do Sul;
Paraná;
Minas Gerais;
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Bahia;
Goiás;
Amazonas;
Pernambuco;
Ceará.
A Fiat é uma das montadoras de carros que possui fábrica em nosso país.
De acordo com esta reportagem da Quatro Rodas, a Fiat começou seus trabalhos no Brasil enfrentando a concorrência da Ford, General Motors e da Volkswagen.
O estado escolhido para abrigar a fábrica foi Minas Gerais, porque deu inúmeras vantagens a Fiat.
O terreno da montadora foi comprado por um valor muito abaixo do de mercado.
Já o governo estadual de Minas chegou até mesmo a investir pesado em obras de infraestrutura, como a construção de estradas externas, telefonia e energia elétrica.
A inauguração da fábrica em Minas Gerais contou com a participação do então presidente da República Ernesto Geisel.
O desejo da Fiat por se aproximar do brasileiro teve como inspiração o sucesso de um modelo da Volkswagen por aqui.
Em meados da década de 1970, um dos carros mais vendidos no Brasil era o Fusca, que hoje pode ser considerado um modelo clássico.
Foi com o propósito de ter um competidor à altura do Fusca que foi criado o Fiat 147.
A apresentação do Fiat 147 para a imprensa contou com a participação do famoso piloto de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.
Com o sucesso de vendas do Fiat 147, ela se firmou como uma montadora de carros de sucesso.
Foi também o que abriu os olhos de outros fabricantes espalhados pelo mundo todo para o nosso mercado.
Várias montadoras de carros inauguraram fábricas no Brasil nos últimos 20 anos.
Um exemplo é a PSA Peugeot Citroen.
A fábrica foi inaugurada no Rio de Janeiro em 2001 e, desde então, já produziu mais de 1,3 milhão de veículos.
A fábrica da Renault começou a funcionar em 1998.
O complexo automotivo foi chamado de Ayrton Senna e já produziu mais de dois milhões de veículos.
A Hyundai, a Nissan e a JAC Motors foram algumas das montadoras de carros asiáticas que entraram no mercado brasileiro e quebraram com o preconceito dos brasileiros.
A Nissan abriu uma fábrica em 2002, em parceria com a Renault.
Doze anos depois, a Nissan colocou para funcionar uma fábrica própria no Rio de Janeiro.
Já a Hyundai inaugurou uma fábrica em 2007, no estado de Góias.
Com o sucesso de vendas, foi aberta uma segunda fábrica, em São Paulo.
Quando falamos em carros de luxo no Brasil, percebemos que as marcas alemães são muito apreciadas pelos consumidores.
Foi em 2013 que a BMW inaugurou a primeira fábrica em nosso país.
Já a Audi inaugurou uma fábrica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, em 2015.
A Mercedes-Benz, por sua vez, abriu uma fábrica em São Paulo, na cidade de Iracemápolis.
E a cada ano, novas notícias surgem sobre mais montadoras de carros interessadas em se instalar no país ou expandir sua atuação para outros estados.
Apesar do número consideravelmente menor de clientes do que em países de primeiro mundo, as montadoras de carros importados também obtêm bons lucros no Brasil.
Uma das mais famosas é a italiana Ferrari.
De acordo com esta reportagem, a Ferrari foi fundada em 1929, na cidade de Maranello, na Itália.
O nome do fundador é Enzo Ferrari.
Nos primeiros anos, a Ferrari apenas patrocinava pilotos e carros de corrida.
Veja que interessante: a Ferrari fabricou o primeiro carro de corrida apenas em 1946.
E o primeiro carro de rua foi fabricado dois anos depois.
O nome do modelo era 166 Inter.
Já a primeira participação em um campeonato de Fórmula 1 ocorreu em 1951.
Na década seguinte, a Ferrari quase foi vendida para a Ford.
Mas o negócio não foi concretizado.
Devido a problemas econômicos, a Ferrari vendeu 50% de suas ações para a Fiat.
O fundador da Ferrari morreu nos anos 90 anos, em 1988.
Muitos carros fabricados pela Ferrari se tornaram clássicos admirados pelos apaixonados por carros de luxo.
Quer conhecer alguns exemplos?
A Ferrari Testarossa foi fabricada pela primeira vez em 1984 e possuía um motor 4.9 de 12 cilindros opostos de 390 cv.
A Ferrari F40 é um modelo comemorativo dos 40 anos da Ferrari e foi lançada em 1987.
Atualmente, esse é um extremamente difícil de ser encontrado, o que faz o preço ficar altíssimo.
Já a Ferrari Enzo teve apenas 400 unidades produzidas em 2002 e possui um motor de 6.0 V12 de 660 cv.
Por fim, a Ferrari Sergio foi um modelo que teve apenas 6 unidades fabricadas em 2014.
Em 2017, foi a leilão a Ferrari 308 GTS Quattrovalvole, de 1984, que foi utilizada pelo ator Tom Selleck na série Magnum, pelo valor de US$ 250 mil.
BMW
Outra montadora de carros importados muito famosa é a BMW.
A BMW não começou suas atividades fabricando carros.
De acordo com o G1, a empresa fabricava motores de avião.
Foi durante a Primeira Guerra Mundial que ela foi criada, chamada de "Fábrica Bávara de Aviões" (Bayerische Flugzeugwerke).
Mas com a proibição da fabricação de aviões imposta pelos países vencedores do conflito, a BMW procurou novos mercados para não ir à falência.
Em 1922, a empresa mudou o nome para Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores).
O primeiro modelo de motocicleta lançado pela BMW aconteceu em 1923 e, de carro, em 1928.
No regime nazista, a BMW voltou a construir motores de aviões e chegou ao ponto de utilizar prisioneiros de guerra como empregados.
A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial fez a BMW sobreviver ao vender eletrodomésticos.
Após quase ser absorvida pela Daimler-Benz em 1959, as coisas começaram a melhorar nas décadas seguintes.
Na mesma reportagem citada anteriormente, o historiador da BMW, Manfred Grunert, relata:
"Aquilo pelo qual a BMW é mais conhecida hoje em dia, os carros, é o que veio por último para completar seu portfólio de atividades".
Hoje, a BMW fabrica carros de luxo e possui 30 fábricas em 14 países.
Essa foi uma mudança nos negócios que deu muito certo.
Selecionamos aqui algumas delas que farão você enxergar as montadoras de carros com outros olhos.
Confira!
Todos nós sabemos que o preço de um carro e sua manutenção são muito caros.
Sem contar os valores exorbitantes dos combustíveis, que aumentam com frequência assustadora.
Por causa disso, muitas pessoas preferem utilizam aplicativos no celular para pedir um veículo para levá-las ao local que desejam ir.
Estima-se que, num futuro próximo, o número de veículos vendidos irá cair por causa de aplicativos como o Uber.
De acordo com esta reportagem do site Quatro Rodas, uma consultoria americana fez uma previsão para o futuro muito interessante.
Ela afirma que, em 2030, o compartilhamento e venda de aplicativos para centrais multimídias dos veículos movimentará cerca de US$ 1,5 trilhão.
A título de comparação, esse valor representa aproximadamente 43% dos lucros das montadoras de veículos em 2017.
Na mesma reportagem, Antonio Jorge Martins, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que as montadoras vão investir pesado para não perder dinheiro:
“A prova de que o setor de serviços ganha muito espaço e ameaça a produção e venda de carros é o fato de que praticamente todas as montadoras estão investindo em aplicativos de mobilidade”.
As montadoras de carro estão realizando negócios com empresas como Lyft e Uber para a venda de veículos.
Destacamos o investimento de nada mais do que US$ 300 milhões que a Volkswagen fez no aplicativo Gett, que compete com o Uber.
A primeira montadora foi Ford, em 1919.
Muitas montadoras possuem o sobrenome de seus fundadores.
Veja exemplos:
Michio Suzuki;
Alejandro de Tomaso Armand Peugeot;
Ferdinand Porsche;
André Citroën;
Henry Ford;
Bruce McLaren;
Enzo Ferrari;
Wilhelm Maybach (marca de luxo alemã).
Existem também casos que o nome da montadora é oriundo de uma família.
Veja exemplos:
Renault (Louis, Marcel e Fernand);
Dodge (último nome de Horace Elgin e John Francis);
Maserati (os irmãos Alfieri, Carlo, Bindo Ettore e Ernesto).
Também existem casos que o nome da montadora é uma combinação de sobrenomes.
Veja exemplos:
Rolls-Royce (Henry Royce e Charles Rolls);
Isotta Fraschini (associação de Cesare Isotta aos irmãos Vincenzo, Antonio e Oreste Fraschini).
Essa última é uma marca italiana que já não existe mais.
Uma curiosidade sobre a montadora de carros Jaguar.
Inicialmente, ela se chamava Swallow Sidecar (SS).
Mas como SS também era a sigla de uma organização da Alemanha de Hitler, o nome foi substituído.
A origem do nome da montadora de carros Mercedes Benz também é interessante.
A primeira vez que um veículo recebeu o nome de Mercedes foi em 1900.
Um empresário da Áustria encomendou um carro para a Maybach.
Como forma de homenagear a filha do empresário que se chamava Mercédès (em espanhol, significa “presente”), o carro ganhou esse nome.
Já o sufixo Benz foi acrescentado em 1926: trata-se de uma combinação de nomes entre os fabricantes.
A Ford e a General Motors são norte-americanas.
A Fiat é italiana.
Já Peugeot, Renault e Citroën são francesas.
Nissan, Honda e Toyota são montadoras de carros japonesas.
De acordo com esta reportagem do site Quatro Rodas, o fundador da marca foi o engenheiro João Gurgel.
A Gurgel tinha fábrica em São Paulo e produziu cerca de 40 mil carros em quase 25 anos.
Milhares de carros também foram exportados para países como Jamaica, Nicarágua, Panamá e Arábia Saudita.
As propagandas da Gurgel tinham um forte apelo nacionalista.
Os nomes de alguns carros eram palavras do vocabulário tupi-guarani: Carajás, Xavante, Ipanema, Tocantins e Itaipu.
Alguns modelos de carros produzidos pela Gurgel possuíam carroceria de vidro.
Como os carros que transitam nas regiões litorâneas sofrem por causa da ferrugem, os modelos com carroceria de vidro da Gurgel fizeram sucesso.
Surgida na década de 1970, a Gurgel não conseguiu enfrentar a concorrência com as montadoras de carros internacionais e pediu falência em 1994.
Por enquanto, não.
Quando a JAC Motors entrou no mercado brasileiro, houve uma revolução, porque a montadora chinesa só venderia carros completos.
Isso significa que todos os carros da JAC Motors possuem ar condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica, entre outros adicionais interessantes.
Além disso, a garantia de seis anos foi uma novidade muito apreciada pelos consumidores.
Graças ao sucesso de vendas, a construção de uma fábrica na cidade de Camaçari, Bahia, teve início.
Contudo, problemas com o governo adiaram os planos.
No final de 2017, a JAC Motors anunciou planos de construir uma fábrica em Goiás.
Um dos modelos mais clássicos de carros é o Ford T, que vendeu 15 milhões de unidades entre os anos de 1908 e 1927.
De acordo com este site, o Ford T era produzido somente na cor preta porque era a coloração mais barata e também secava mais rápido do que as outras.
O objetivo era produzir o maior número de carros no menor tempo possível.
O tanque do combustível ficava embaixo do assento do condutor e a velocidade máxima era de 55 km/h.
Já o farol e a buzina não eram itens obrigatórios, ou seja, eram considerados opcionais na época.
Impossível pensar isso nos dias de hoje, não é mesmo?
Um dos carros mais famosos fabricados pela Volkswagen é o Fusca.
Apesar de ser considerado um clássico, a produção do Fusca foi interrompida em 2003.
Entretanto, em 2012, foi lançado um novo modelo do Fusca.
A grande diferença é que, antes, o Fusca era um carro popular, mas o novo modelo é de luxo, o que significa que o preço é bem caro.
Este artigo abordou as principais montadoras de carros do mundo.
Você viu que, como a demanda por carros é muito grande, a concorrência entre elas é enorme.
Por causa disso, ter uma marca conhecida pelas pessoas é uma vantagem considerável.
Vimos que muitas montadoras de carros possuem fábricas em várias regiões do Brasil, principalmente no estado de São Paulo.
Você também viu histórias de carros clássicos, como o Fusca e o Fiat 147.
Conferiu ainda que nem todas as montadoras de carros foram criadas com esse propósito, como a BMW, que inicialmente era voltada para o mercado da aviação.
Ficou com alguma dúvida sobre montadoras de carros? Ou gostaria de falar com nossos consultores sobre multas de trânsito?
Então, entre em contato conosco.
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