Infração 553-30

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 181, inciso XVI, tipifica como infração grave o ato de estacionar o veículo em aclive ou declive sem estar devidamente freado e sem o calço de segurança, quando o veículo possui peso bruto total (PBT) superior a três mil e quinhentos quilogramas. A penalidade para tal infração é a multa e a medida administrativa é a remoção do veículo.

Leia mais

Essa infração é de competência dos órgãos ou entidades de trânsito municipais e rodoviários. A constatação da infração pode ocorrer sem a necessidade de abordagem do condutor. Importante frisar que este tipo de infração não configura crime de trânsito.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 553-30 Ocorre

Para exemplificar o que foi exposto, podemos citar duas situações:

Leia mais

1. Um veículo com peso bruto total de 22000 kg é estacionado em declive sem estar devidamente freado e sem o calço de segurança. Neste caso, o condutor estará cometendo a infração prevista no artigo 181, inciso XVI do CTB.

Leia mais

2. Outro exemplo seria um veículo com peso bruto total de 23000 kg estacionado em aclive, também sem estar devidamente freado e sem o calço de segurança. Este caso também se enquadra na mesma infração.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer desta infração, o condutor pode argumentar, por exemplo, que o veículo estava devidamente freado e com o calço de segurança, podendo apresentar provas neste sentido. Além disso, pode-se questionar o peso bruto total do veículo, alegando que este não ultrapassa os 3500 kg, o que descaracterizaria a infração. Outro argumento possível seria a contestação do local de estacionamento, afirmando que o veículo não estava em aclive ou declive. É importante lembrar que a defesa deve ser fundamentada e apresentada dentro do prazo legal.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas