Detran Maringá

Em Maringá, o município que se encontra no estado do Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito funciona de uma forma diferente em comparação aos outros Detrans. Isso ocorre porque cada estado possui uma certa autonomia para escolher os trâmites dos processos principais, os centros de formações de condutores e as clínicas credenciadas. Dito isso, muitas vezes os preços e taxas mudam, podendo aumentar ou diminuir em relação à São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, etc.

Leia mais

Nesse sentido, muitas vezes os condutores que moram nesse estado possuem perguntas a respeito do funcionamento de alguns procedimentos básicos, tais quais fazer a primeira Carteira Nacional de Habilitação, a consulta de pontos e como renovar a carteira de motorista.

Leia mais

Para saber como esses processos funcionam e quais são as taxas envolvidas neles, vem comigo!

Leia mais

Como fazer minha primeira habilitação em Maringá?

Se você tem ao menos 18 anos, sabe ler e escrever e deseja dirigir, esse trecho é para você. Antes de tudo, é importante destacar que, ao terminar o procedimento, você não receberá uma Carteira Nacional de Habilitação de cara.

Leia mais

Antes de uma habilitação ser entregue a você, você receberá uma PPD (permissão para dirigir) que tem uma validade de 12 meses. Ela é uma espécie de “período de teste” na vida de condutor. Depois desse período, você poderá pegar a sua primeira CNH desde que não tenha nenhuma infração de natureza grave e gravíssima em seu histórico ou tenha cometido uma infração média mais de uma vez. Portanto, é um período que se deve ter extra atenção para que seu direito de dirigir não seja perdido.

Leia mais

Finalmente, para dar início ao procedimento, é preciso se dirigir a unidade do Detran da sua escolha ou então alguma autoescola. Apresente seus documentos básicos, como uma forma de identificação que possua foto, seu CPF e um comprovante de residência recente. Depois, é necessário pagar a taxa em algum dos bancos credenciados e começar a realizar os exames essências requeridos.

Leia mais

Passe pelo exame de aptidão física, que se dá através da avaliação se você consegue enxergar bem e exercer bem suas funções motoras para que consiga dirigir de maneira segura. Depois, é a hora de passar pelo exame psicológico, conhecido como psicotécnico.

Leia mais

Sendo aprovado em ambos exames, agende seus cursos teóricos e comece as aulas. A carga horária que você deve cumprir é de, no mínimo, 45 horas de aula. Ao fim delas, você deverá passar por um exame escrito que avalie os conhecimentos adquiridos. Ao acertar 70% da prova, você será considerado aprovado.

Leia mais

Ao chegar aqui, só falta uma das etapas: a prática. Você irá agora começar suas aulas de direção veicular, precisando cumprir 20 horas. Porém, se houver necessidade de ter mais aulas para que você se sinta mais seguro em passar pela prova, é uma opção possível. Depois, só falta agendar e passar pela sua prova prática. Sendo bem-sucedido, você conseguirá já obter a sua Permissão para Dirigir e ela lhe será entregue em até 10 dias úteis pelo correio, ao endereço que está registrado nos registros do DETRAN.

Leia mais

Como consultar pontos no DETRAN Maringá?

Ao passar pelas aulas teóricas do Detran, é inevitável ouvir falar dos pontos na carteira de motorista. Ao cometer uma infração, além da multa que lhe será atribuída, alguns pontos na CNH também podem ser.

Leia mais

Quanto mais grave a natureza da infração, maior a quantidade de pontos e menor a tolerância deles.

Leia mais

A infração leve resulta em 3 pontos na carteira, a média em 4, a infração grave em 5 e, por último, a gravíssima dá 7 pontos que serão adicionados em sua CNH.

Leia mais

O que ocorre com muitos motoristas é não acompanhar os pontos que estão lhes sendo atribuídos e só perceber mais tarde que o seu direito de dirigir está ameaçado. Mesmo que, na teoria, você deveria receber uma carta do Detran quando receber uma infração, às vezes você se mudou e não atualizou seu endereço, perdendo essa contagem. Além disso, muitas vezes acontece de motoristas serem pegos pelas infrações através de um monitoramento digital, como por vídeo ou pardais. Dessa forma, ocorre de maneira muito rápida e despercebida.

Leia mais

Nesse sentido, a checagem da quantidade de pontos em sua carteira de habilitação se dá completamente on-line. Acesse o site www.detran.pr.gov.br, vá até a opção motorista, “Consultar pontuação da carteira de motorista” e clique em consultar. Depois, insira o número de registo da sua CNH, o número de seu CPF e a data de validade da sua carteira. Pronto! Agora você pode visualizar os pontos que estão atribuídos ao seu nome!

Leia mais

Como renovar a carteira de motorista em Maringá - Paraná?

É de conhecimento geral que as carteiras de habilitação não duram para sempre. Isso significa que, de tempos em tempos, é necessário realizar alguns procedimentos para emitir uma nova CNH com uma validade mais extensa. Nesse sentido, quando ver que o seu documento está chegando perto dessa data, é necessário solicitar essa renovação.

Leia mais

Primeiro, você deve se dirigir ao site do Detran PR : www.detran.pr.gov.br. Depois, vá na parte de “Motorista” – “Solicitar a renovação da carteira de motorista”, pague a taxa em um banco credenciado e agende seus exames médicos. Depois de fazê-los, sua CNH nova será emitida e você a receberá pelos correios.

Leia mais

Vale dizer que você possui um prazo de até 30 dias depois da data de expiração para dirigir. Se for pego conduzindo um veículo depois desse período, será multado por uma infração gravíssima, com uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Leia mais

Conclusão

Por fim, foi explicado aqui nesse artigo 3 importantes procedimentos que fazem parte da vida de todos os motoristas. Espero ter ajudado nesses processos do município de Maringá. Se ainda houverem dúvidas, deixe-as nos comentários que a equipe Doutor Multas irá responder!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas