Detran CE IPVA

No Brasil, o IPVA é um dos impostos que mais causa incômodo nos donos de automóveis. Os estados que possuem o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) mais caros são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Contudo, hoje focaremos no IPVA de um estado do nordeste: o Ceará.

Leia mais

Esse imposto é realizado em todo início de ano e é calculado a partir do valor médio do veículo. Importante ressaltar que seu pagamento é obrigatório!

Leia mais

O IPVA de 2023 do Ceará faz essa conta de um modo diferente em relação aos outros estados do país. Na realidade, a conta é realizada da mesma forma, porém seu modo de pagamento é diferenciado: o IPVA do Ceará pode ser pago em 5 parcelas, enquanto em alguns outros estados só é disponível em até 3 vezes.

Leia mais

Neste artigo, portanto, responderemos qual o valor do IPVA, como fazer a consulta desse imposto e outras dúvidas vistas como as mais frequentes.

Leia mais

IPVA 2023 Ceará

No Ceará, o valor do IPVA arrecadado é direcionado a diversas utilidades. A divisão da quantia é a seguinte: 50% para o tesouro estadual e 50% para municípios em que os veículos estão emplacados.

Leia mais

Cada automóvel possui seu próprio IPVA e devido a isso, é fundamental que o motorista retire as guias de cada veículo registrado em seu nome para realização do pagamento.

Leia mais

Ao concluir o pagamento das taxas obrigatórias do imposto, o condutor colabora no plano de auxílio – que alguns estados adotam para o uso do dinheiro arrecadado!

Leia mais

É importante que se ressalte a importância de estar em dia com a Receita, já que assim o condutor poderá percorrer com seu veículo em segurança e com tranquilidade. Quem não realizar o pagamento do IPVA, não pode fazer o licenciamento anual e pode perder até 7 pontos na carteira de habilitação.

Leia mais

Valor IPVA Ceará

O valor do IPVA é destinado conforme o que é determinado pelo governo de cada estado. No caso do nosso artigo, ou seja, do estado cearense, essa quantia é direcionada para a realização de melhorias em diversos setores como educação, segurança e saúde. Essas melhorias são distribuídas de acordo com a necessidade de cada município.

Leia mais

Cada estado possui uma forma de cobrança e de pagamento. No Ceará, o IPVA de 2023 deve ser pago pelas seguintes categorias:

Leia mais
  • Motocicletas
  • Carros
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Micro-ônibus
  • Tratores
  • Embarcações
  • Aeronaves
Leia mais

A conta que determina o valor que deve ser pago é realizada, de forma automática, pelo DETRAN (Departamento de Trânsito). A quantia que deve ser paga é recebida na casa de cada condutor, juntamente com as datas de pagamento.

Leia mais

Devido ao alto número de 2,3 milhões de veículos registrados até o ano de 2023 no Ceará, o previsto é que o valor recebido do IPVA do estado será de mais de 1 bilhão de reais!

Leia mais

Como funciona o pagamento?

Para que se realize o pagamento do IPVA sem juros, é fundamental que se esteja atento às datas de vencimento. No Ceará, algumas modificações podem ocorrer. Dentre elas, o vencimento das parcelas ocorrer no mesmo dia, independente do final da placa do veículo, como ocorre em outros estados.

Leia mais

Portanto, se você possui um automóvel e quer pagar o valor total desse imposto deve se manter atento ao prazo de pagamento da cota total.

Leia mais

Para que se obtenha o desconto de 10% - acumulado com o desconto “Sua nota tem valor” - sobre o pagamento total, o condutor deve concluir o pagamento de forma única e até a data limite, que vem indicada no próprio boleto.

Leia mais

Caso o pagamento seja feito pelo programa “Sua nota tem valor”, pode-se ainda receber mais 5% de desconto!

Leia mais

Um ponto que merece ser ressaltado é que se o proprietário do veículo optar pelo pagamento parcelado, o valor do desconto não poderá ser computado em conjunto, ou seja, se o pagamento for realizado em até 5 parcelas, o desconto será perdido.

Leia mais

Partindo então para a conclusão do pagamento do IPVA, é necessário que o motorista se encaminhe até uma agência do DETRAN ou imprima diretamente do site o documento com os dados do veículo preenchidos. Dentre esses dados está o RENAVAM e a placa. No modo digital, você também pode optar pela forma de pagamento que preferir.

Leia mais

As formas de pagamento são as seguintes:

Leia mais
  • Casas lotéricas
  • Agências bancárias
  • Aplicativo de celular da sua agência bancária
Leia mais

As agências bancárias incluídas no tópico acima, e que servem para o pagamento do IPVA do Ceará são: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Itaú, Santander e Banco do Nordeste (BNB).

Leia mais

É possível pagar o imposto também via cartão de crédito Banco do Brasil ou Bradesco.

Leia mais

Para pagar, então, o IPVA 2023 do Ceará, é necessária a emissão de guias de arrecadação – disponibilizadas pela internet. Os indivíduos que não possuírem acesso à internet ou não quiserem realizar o processo por conta própria, podem contar com o auxílio de um despachante. Porém, é importante ressaltar que a conclusão desse processo é simples e qualquer cidadão com acesso à internet consegue realizá-lo!

Leia mais

Além disso, muitos dos pagantes desse imposto gostam de verificar o valor informado. Para isso é necessário o conhecimento de uma fórmula, que a daremos por meio de um exemplo.

Leia mais

Imagine que, em certo ano, o valor venal de seu automóvel foi de R$ 50.000, e o modelo de seu veículo é movido a gás natural veicular que, de acordo com a tabela, possui uma alíquota de 3%. Sendo assim, o seguinte cálculo deverá ser realizado:

Leia mais

50.000 x 3 = 150.000; 150.000:3 = 1.500; assim o valor que deverá ser pago de IPVA é R$1.500.

Leia mais

Como fazer a consulta do IPVA 2023 Ceará?

Esse processo é muito fácil, prático e rápido. As informações referentes à consulta do IPVA podem ser acessadas em qualquer lugar, via internet. Para essa consulta, é necessário que se siga os seguintes passos:

Leia mais

- Acesse o site do Detran Ceará

Leia mais

- No menu principal clique na aba “Serviços”

Leia mais

- Clique em “Emissão de IPVA”

Leia mais

- Informe o número do chassi do automóvel, ou a placa e o RENAVAM; aperte o botão “Pesquisar”

Leia mais

- Uma nova janela será aberta com o “Documento de arrecadação do estado”. Se não aparecer nada, é porque o bloqueador de pop-up está ativo; basta desabilitá-lo e, assim, conseguirá ver a guia para pagar de forma online ou imprimir.

Leia mais

Conclusão

Ao final desse artigo, espero que a temática tenha se tornado compreensível para todos os leitores e que as possíveis dúvidas possam ter sido solucionadas!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas