Imagine a cena: você leva seu carro para realizar o alinhamento e, algum tempo após, ouve do funcionário: “o carro precisa passar por um serviço de cambagem dos pneus”.
Você fica ressabiado, se perguntando se não é um serviço inútil oferecido apenas para levar mais dinheiro suado do seu bolso.
Mas o serviço de cambagem dos pneus pode ser necessário em alguns casos. São raros, mas não impossíveis.
Quando a cambagem se encontra fora dos padrões especificados, pode ser um sinal de um problema mais grave, como o empenamento da bandeja ou determinado componente avariado, como pivô, buchas e outros.
O que é cambagem dos pneus?
A cambagem dos pneus também é chamada de camber e é uma medida concernente à perpendicularidade da roda em relação ao chão.
Uma vez que as rodas apresentem um ângulo de inclinação com 90° em relação ao solo, a cambagem não será necessária.
Entretanto, há a possibilidade de apresentar duas deformidades que apontam algo fora do padrão: a cambagem negativa – que significa que a roda está inclinada para fora do para-lamas e a cambagem positiva, que significa que as rodas estão inclinadas para dentro do para-lamas.
Em ambas as situações será imperativo se dirigir à uma oficina especializada para checar as prováveis causas dessa deformação.
Quando será necessário fazer o ajuste da cambagem?
Caso o ângulo se apresente fora das medidas corretas, em primeiro momento, será necessário levantar os motivos pelos quais este problema está presente.
Todos os componentes envolvidos precisam passar por uma análise a fim de verificar se basta apenas um ajuste ou se há a necessidade de troca de algum componente da suspensão que está comprometendo a padronização do posicionamento das rodas.
Nem todo carro permite a cambagem: fique atento!
Nem todos os modelos de carro permitem que se realize o serviço de cambagem. Caso você esteja na dúvida sobre essa possibilidade, não hesite em entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da montadora em questão.
Porém, acima de tudo, atente-se para o fato de que, mesmo que um veículo permita o ajuste da cambagem, deve-se antes fazer a análise dos componentes envolvidos da suspensão.
Os veículos da Volkswagen não permitem ajuste da cambagem e o único ajuste possível na ação de alinhamento da direção é a convergência.
Ainda assim, alguns pequenos ajustes são possíveis no ângulo da cambagem do eixo dianteiro. E devido à uma série de variáveis, este tipo de serviço deve ser feito em uma concessionária da marca.
Em relação aos automóveis vendidos pela Renault, absolutamente nenhum dos modelos disponibilizados no Brasil permite a cambagem.
É sempre válido considerar que, no caso da suspensão se apresentar fora dos ângulos máximos estipulados pela montadora, muito provavelmente há um componente defeituoso na torre de suspensão, amortecedor ou outro componente.
Assim sendo, um mero ajuste não trará a resolução definitiva do problema que só será sanado com a troca da peça que apresenta defeito.
Como saber se o camber está em desajuste?
Qualquer pessoa pode fazer a identificação de qualquer disfunção que implica na necessidade de ajuste de cambagem.
Para isso, procure por qualquer desgaste no interior da banda de rodagem do pneu (cambagem negativa).
Sendo o oposto, ou seja, o desgaste na parte externa dizemos que é a cambagem positiva.
Os automóveis em si não foram desenhados para que esse ajuste seja permitido, por isso, não deixe que, de forma amadora e inconsequente, tentem resolver o desajuste com o uso do macaco hidráulico.
É sempre mais inteligente e menos custoso a longo prazo corrigir a anomalia que está gerando o problema.
Modelos que permitem o ajuste da cambagem:
- Frontier (traseira)
- Hilux
- SW4
- Corolla
- Yaris
- Etios – (dianteira)
- Camry
- RAV4
- Prius – (dianteira e traseira)
- Toro (traseira)
- Ranger (dianteira)
- Focus (traseira)
- Focus Fastback (traseira)
- Fusion (traseira)
- S10
- Trailblazer
- Fit
- City
- WR-V
- HR-V (dianteira)
- Civic
- Accord
- CR-V (traseira)
Confira os automóveis comercializados no território nacional que não admitem o ajuste do camber ou não devem ser realizados a não ser em oficinas especializadas:
Volkswagen: somente a convergência é permitida na operação de alinhamento da direção. Para pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, será necessário mover o quadro auxiliar na direção transversal, mas conforme o nível de complexidade, é necessário se dirigir até uma concessionária.
Renault: nenhum dos seus veículos permitem o serviço de cambagem.
Hyundai: HB20 e Creta não comportam o ajuste de cambagem. Os modelos IX 35, Santa Fé, New Elantra e New Tucson, permitem, porém em hipótese alguma devem ser feitos fora da sua rede de concessionárias.
O ajuste do camber, ainda segundo a Hyundai, é necessário somente em situações extremamente específicas.
Citroën e a Peugeot: as montadoras não indicam a cambagem e nenhuma intervenção na estrutura, principalmente se feita fora de uma concessionária.
Por fim, para mais dicas de manutenção de veículos, confira nosso vídeo: