Muitos motoristas, seja por distração ou por não saber como consultar multas do Detran, acabam deixando de fazê-la. O que é uma pena, pois essa atitude tão simples e rápida ajuda a checar se está tudo em ordem. E, caso haja alguma multa, o motorista terá mais tempo para entrar com um recurso.
Consultar a situação do seu automóvel é algo simples e rápido, não leva nem cinco minutos. Mas evita uma série de surpresas desagradáveis. Além disso, na hora de trocar de carro, é importante checar a situação do veículo também, pois, caso haja alguma pendência, não haverá possibilidade do veículo ser vendido.
Cometeu algum deslize no trânsito e quer saber se foi multado? Quer saber como consultar multas do Detran? Preparamos um artigo sobre o tema. Continue a leitura!
Como consultar multas do Detran: por que é importante?
Todo motorista deveria consultar a situação do veículo regularmente. É o modo mais rápido, simples e seguro de saber se está tudo em dia, e não somente as multas, como muitos imaginam. Através dessa consulta é possível saber se a situação do veículo está regularizada, se o IPVA está em dia, além de outras informações.
Uma das situações em que o condutor deve fazer essa consulta é na hora de trocar de carro. Afinal, para que um veículo possa ser vendido, ele deve estar sem nenhuma pendência a ser regularizada, como multas para pagar, IPVA atrasado, licenciamento anual atrasado e outros. É necessário fazer essa consulta antes de vender e também antes de comprar.
Um erro muito comum é deixar de consultar a situação de um veículo por acreditar que se houver alguma multa, o motorista certamente receberá a Notificação de Autuação em casa e isso nem sempre acontece e não é por isso que a multa será anulada. Por esse motivo, é importante manter os dados atualizados no Detran.
Deixar de consultar multas do Detran não adia nenhuma preocupação, pelo o contrário. Ao deixar de checar a situação do seu veículo regularmente, o motorista corre o risco de não saber se foi multado ou não, o que aumenta as chances de perder os prazos para o recurso de multas e até mesmo receber uma penalização injusta.
Como consultar multas do Detran on-line?
Muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre como consultar multas do Detran on-line, mas é mais rápido e simples do que muitos imaginam. É possível fazer essa consulta até mesmo pelo celular. Para isso, basta que o condutor acesse o site do Detran de seu estado e preencha os dados necessários nos campos indicados.
Quem deseja saber como está a situação de seu veículo no Detran (IPVA, multas, licenciamento etc.) deve, em primeiro lugar, acessar o site do Detran de seu estado, clicar na opção “Veículos” ou “Infrações” (dependendo do estado). Depois, em “Consultar Situação do Veículo” e preencher o formulário com o número da placa e o RENAVAN do automóvel.
Dependendo do estado, pode ser necessário preencher os dados do proprietário do veículo como o CPF, o número da CNH e outros. Após o preenchimento, aparecerá na tela se há alguma irregularidade. Caso não haja nenhuma multa ou qualquer outra irregularidade, aparecerá que o veículo não possui nenhuma autuação.
É possível fazer essa consulta pessoalmente?
A forma mais fácil de consultar a situação de um veículo, o que inclui a consulta de multas, é através do site do Detran, da Polícia Rodoviária Federal e até mesmo através do aplicativo da CNH Digital. Porém, em alguns casos, não é possível fazer essa consulta pela internet pelas mais diversas razões. Felizmente, é possível consultar multas do Detran pessoalmente.
Para consultar as multas no Detran pessoalmente, é necessário que o condutor ou algum parente próximo se dirija até uma unidade do Detran de seu município levando consigo a CNH do proprietário do veículo, o documento do veículo e algum documento que comprove o parentesco, caso seja necessário.
Saber como consultar uma multa do Detran e como consultar a situação de um veículo é muito importante, afinal, ninguém gostaria de ser multado, mas ao saber com antecedência é possível recorrer dessa multa.
Todo condutor tem o direito de recorrer de uma multa que ele considere injusta. Porém, para que seja possível recorrer e ter o pedido de recurso deferido, é necessário elaborar a defesa cuidadosamente e se atentar ao prazo para entrar com a defesa. Quanto mais cedo o motorista ficar ciente de uma autuação, maiores são as chances de não ser penalizado.