Receber uma multa de trânsito já é uma experiência profundamente desagradável, mas a situação se torna ainda pior quando essa multa é falsa. Uma nova tática utilizada pelos criminosos é enviar cobranças de infrações pelo correio para os motoristas que estavam, de fato, presentes nos locais onde a suposta “violação” ocorreu.
Nas plataformas online, vídeos discutindo esse assunto ganharam ampla repercussão. Nos comentários desses vídeos, encontramos relatos de indivíduos que caíram vítimas desse tipo de fraude. De maneira unânime, essas pessoas mencionam que os valores a serem pagos são relativamente baixos e que os documentos falsos apresentados são extremamente convincentes.
Uma vez que, para que o golpe seja bem-sucedido, é necessário que a vítima cruze sempre o caminho do criminoso, para que detalhes como a data, hora e local coincidam de forma precisa.
Utilizando a placa do veículo como ponto de partida, os delinquentes conseguem extrair as informações do condutor, possibilitando que a multa falsificada seja entregue diretamente nas caixas de correspondência das residências.
Como funciona o golpe da multa falsa
Existem várias formas de aplicar as multas falsas, sendo uma delas quando os fraudadores se posicionam em viadutos e pontes com uma câmera.
Eles ajustam o equipamento fotográfico de maneira a capturar imagens com ângulos muito similares aos dos radares. Além disso, outra modalidade envolve agentes ilegais posicionados em locais onde os motoristas poderiam potencialmente cometer infrações, como estacionar em locais proibidos.
Mesmo que tais infrações não ocorram efetivamente, o contexto da situação é suficientemente persuasivo para evitar que as vítimas suspeitem.
Como saber se a multa é falsa
Em primeiro lugar, os órgãos de trânsito emitem, antes de tudo, uma notificação de autuação de trânsito, o que ainda não é a multa. O condutor pode recorrer na chamada Defesa Prévia e, se indeferido, ou se não for apresentado recurso, recebe a notificação de imposição de penalidade.
Todo pode também consultar seu prontuário da CNH e obter todo o histórico de multas e comparar com as informações para saber se a multa é verdadeira ou falsa.
Portanto, desconfie se receber um boleto para pagamento de multa sem antes ter passado por essas etapas. Consulte sempre as multas e pontos na sua CNH e você evitará cair em golpes desta natureza.