Como Preparar seu Carro Para Viajar

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Morando no Brasil, existem muitos lugares lindos e acessíveis para se visitar, e por isso, muitas pessoas decidem eventualmente fazer uma breve viagem de carro. No entanto, imagine que você já saiu para a estrada com a sua família ou com seus amigos e o seu automóvel começa a dar problemas? Isso com certeza não estaria em seus planos. Para evitar que essa situação aconteça, é importante tomar alguns cuidados e prestar maior atenção ao seu veículo. Continue lendo esse artigo para saber quais são essas importantes precauções e checagens.

preparar carro viajar 1

Cuidados com sua documentação: quais são?

Se você está se perguntando quais são as iniciativas que você precisa ter antes de se aventurar em diferentes cidades, vou começar falando da mais importante de todas, que, caso esteja irregular, pode causar muita dor de cabeça e perda de dinheiro por meio das multas: garanta que os documentos do veículo e os seus como condutor estejam atualizados e regulares.

Não ter consigo os documentos que são considerados de porte obrigatório se encaixa como infração leve, causando uma multa de R$ 53,20 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, não pagar o IPVA dentro do período máximo ou não estar com a CNH dentro da validade também caracterizam infrações, podendo ser ainda mais graves que a primeira mencionada.

Por fim, a questão da documentação é uma das mais importantes de se dar atenção, visto que é ocasionam muitas penalidades.

E os cuidados com o próprio veículo?

Nesse momento, é fundamental estar atento também às questões mecânicas do automóvel para que sejam evitados acidentes nas vias e até mesmo pessoas feridas. Por esse motivo, segue abaixo algumas das revisões mais importantes a serem feitas antes do grande dia!

  • Faróis do veículo: primeiramente, realizar as trocas dos faróis e mantê-los com a luminosidade necessária é importante. Isso se aplica principalmente aos condutores que desejam fazer viagens para locais mais distantes de sua cidade natal, visto que provavelmente estarão na estrada até o escurecer. Além da irregularidade dessa parte do carro ser extremamente perigosa para a pessoa dirigindo e os passageiros, também representa riscos para outros motoristas que dirigem no mesmo lugar. Vale mencionar que faróis fracos demais ou que não funcionam são motivos de infração e multas para o dono do veículo.
  • Rodas/ Pneus: esse talvez seja uma das coisas mais importantes de se checar, dado que é sua negligência é a causadora de muitos acidentes, principalmente em rodovias. De acordo com o CNT (Conselho Nacional do Trânsito), os sulcos dos pneus (cavidades na parte que entra em contato com a pista, responsáveis pela estabilidade) devem ter 1,6 mm. A calibração dessas peças deve ser feita com regularidade, garantindo sua eficácia e pressão suficiente. Preste atenção se os seus pneus estão carecas, pois se for o caso, será preciso trocá-los. Por último, tenha sempre uma roda estepe, pronta para uso em emergências.
  • Balancear e alinhar seu automóvel: Essa etapa estando completa, se evita uma grande desestabilidade nas ruas, resultando em um veículo com muita vibração, menos conforto e mais risco. Por esse motivo, é válido ir ao mecânico e verificar ambos o balanceamento e alinhamento estão em dia.
  • Cheque o óleo de seu veículo: esse tipo de manutenção não deve ser feita apenas antes de uma viagem, e sim com uma regularidade que é apontada pelo fabricante do tipo de carro do seu domínio. É fundamental se atentar à todos os líquidos que existem para um melhor funcionamento do automotor, como o de arrefecimento.
  • Freios: imagine estar conduzindo seu automóvel, o carro em sua frente parar de andar, você tentar frear e a peça não obedecer ao seu comando. Isso causaria um grave acidente, arriscando inclusive a sua vida. Dessa forma, a checagem dos freios teve que entrar nessa lista.
  • Itens importantes para uma emergência: Por último, deve-se ter dentro do espaço de seu carro materiais que talvez servirão para diversas tarefas, principalmente em casos de imprevistos. Alguns deles são o macaco, que será de extrema utilidade se tiver que trocar o pneu pelo estepe, a chave de roda, que possui o mesmo objetivo, entre outros.

Conclusão

Agora que chegamos ao fim, espero que você tenha tido mais claridade sobre as checagens e ações essenciais a serem feitas antes de uma grande viagem de carro. Essa será a hora de atualizar tudo que estava atrasado e que você adiou fazer. Seguindo essas dicas, sua viagem será mais segura e mais agradável, visto que menos preocupações passarão pela sua cabeça.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!