Os motoristas de todo Brasil já podem pagar o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Os valores, datas e formas de pagamento irão variar conforme o estado de registro do veículo e, claro, conforme o próprio veículo (modelo, ano etc.). Por isso, cada motorista deve realizar a sua consulta.
O IPVA é um tributo estadual cobrado a partir de uma porcentagem (ou alíquota) sobre o valor de mercado do automóvel. A alíquota varia de 1% a 6%, conforme o estado, de acordo com o valor do veículo (de acordo com a Tabela FIPE).
Para se ter uma ideia, neste ano, os valores mais altos do imposto são cobrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuem alíquotas de 4%. Enquanto os menos valores são cobrados no Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins, 2%.
A consulta do IPVA pode ser realizada pelo celular
Entre as formas de consulta do imposto, o condutor pode pesquisar pelo site da Secretaria da Fazendo (Sefaz) do estado em que o seu veículo foi registrado.
Após realizar o cadastro, o motorista deve acessar a aba de débitos vinculados ao veículos e informar o Renavam e a placa do carro para pesquisar o valor do seu IPVA. Caso o débito esteja pendente, o motorista pode emitir a Guia e pagar da maneira que preferir.
E você sabia que o condutor tem a possibilidade de consultar, de maneira totalmente gratuita, todos os débitos relacionados ao seu veículo pelo seu celular? Isso pode ser feito pelo app Zul+ ou até mesmo pela página de débitos veiculares, no site Zul Digital.
Para a consulta, o condutor precisará do número da placa – sem a necessidade do Renavam, que muitos nunca sabem onde encontrar. Assim, basta inserir e-mail, telefone e a placa do automóvel que o motorista já verá todas as suas possíveis pendências.
Ainda, com app Zul+, o motorista sempre saberá a hora de quitar os débitos do seu veículo.
Isso porque o app emite notificações, alertando o condutor sobre quando os pagamentos de IPVA e licenciamento estão liberados , bem como quando será a data do seu vencimento. Dessa forma, fica fácil se organizar e não correr o risco de perder os prazos. Além disso, o app também fornece uma diversidade de formas de pagamento.
Para você ter uma ideia, o condutor pode optar pelo parcelamento em até 12 vezes no cartão – uma alternativa que, sem dúvidas, alivia o bolso de muitos motoristas.
E esse ano tem uma novidade incrível: o Zul+ vai sortear um Jeep Renegade e uma moto BMW e 10 iPhones 15 para quem pagar o IPVA por ele. E os veículos já vem com 5 anos de IPVA pago!
Com o Zul+ você não esquece do IPVA, pode pagar em até 12 vezes e ainda concorre a prêmios!
Falta de dinheiro não deverá ser problema
Mesmo sabendo que pagar o IPVA pesa no bolso da grande maioria dos motoristas brasileiros, muitos poderão ser beneficiados em 2024. Acontece que, com o app Zul+, o imposto pode ser parcelado em até 12 vezes.
Pagando de maneira parcelada, o condutor não sente um impacto financeiro tão grande, e ainda garante que estará trafegando com o veículo em dia pelo resto do ano.
Lembrando que, para realizar o Licenciamento do veículo, um dos pré-requisitos é que o IPVA esteja em dia. Por isso, para não correr o risco de ser multado, pagar o imposto é crucial – e obrigatório.