Combustível Adulterado: Como Saber

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

O combustível, obviamente, é essencial para o funcionamento do automóvel, e a possibilidade de alterar o tipo de combustível é uma realidade presente desde o surgimento dos carros flex.

A maioria dos veículos utilizam como combustível a gasolina e o álcool e outros como caminhonetes e caminhões utilizam o diesel.

Infelizmente a desonestidade se faz presente e visando um lucro maior alguns postos e fornecedores recorrem à adulteração do combustível como uma forma de ampliar seus ganhos. Porém, saiba que isso é considerado crime e é bastante comum no Brasil.

O combustível adulterado é  um grande perigo para os veículos. Por isso antes de abastecer é preciso conhecer a procedência do posto.

Afinal, o combustível adulterado apresenta uma quantidade enorme de impurezas que durante o processo do sistema de combustão se transformam em resíduos que prejudicam o funcionamento do motor e prejudica também o sistema de injeção eletrônica.

É possível adulterar tanto a gasolina quanto o etanol e o diesel. A adulteração da gasolina acontece geralmente com o aumento da quantidade de etanol anidro acima do limite permitido por lei que é 47%, há registro de adulterações de 70% a mais.

No etanol a adulteração acontece com a inclusão de água, sendo o permitido por lei até 7%, o etanol adulterado é popularmente chamado de álcool molhado.

Já o diesel é adulterado com excesso de biodiesel, sendo o máximo permitido com até 10%.

Quais os sintomas de um veículo abastecido com combustível adulterado?

Geralmente os sintomas são percebidos logo que o combustível entra em contato com os componentes mecânicos. Ele pode refletir na alteração do consumo do combustível, além disso o veículo pode ficar “engasgando” que é o termo popular para descrever quando acontecem falhas na partida do motor, ou durante a aceleração do veículo. Quando o carro está abastecido com um etanol adulterado é possível observar água saindo do escapamento.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Em alguns casos é possível ouvir um som de batida de pino que vem do capô do carro, outro indício de adulteração no abastecimento.

No painel do carro é possível também detectar a luz da injeção elétrica acender, ela é representada pelo símbolo de um motorzinho, se caso isso acontecer desconfie que a causa é combustível adulterado.

De todos os modos, você notará que o carro perdeu desempenho.

Quais danos podem acontecer no veículo abastecido com combustível adulterado?

Tenha ciência que alguns danos podem ser irreversíveis. Esses danos podem atacar diferentes componentes do carro. Pode ocorrer ressecamento das mangueiras e com isso vazamentos. Danificam as vedações gerando desgastes das peças emborrachadas até sua quebra.

Combustíveis alterados podem provocar entupimento dos filtros e perda de vazão da bomba de combustível e detonam o motor do carro, em casos graves o motor pode parar totalmente.

Os preços para conserto ou troca dessas peças danificadas por combustíveis adulterados podem ser muito altos.

O que fazer se o seu carro foi abastecido com combustível adulterado?

Se o carro der sinais e você estiver desconfiado que foi abastecido com combustível adulterado, evite continuar rodando com esse combustível porque danificará mais o veículo. Procure uma oficina de confiança e peça para esvaziarem o tanque.

Saiba que você pode receber indenização do posto caso seu carro tenha sofrido dano por causa do combustível, para isso é necessário comprovar e ter provas, por isso guarde a nota fiscal do abastecimento e providencie um laudo técnico feito por um profissional detalhando os danos apresentados e indicando, comprovando que a causa foi o combustível adulterado.

Tendo essas provas você poderá exigir o reembolso procurando pelo responsável pelo posto para compor a reclamação, se não funcionar, você poderá acionar ajuda de um advogado.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

Se o posto negar o reembolso quando você apresentar as provas, outra denúncia poderá ser feita de modo legal e o combustível pode ser intimado a pagar uma indenização moral também.

Você poderá encaminhar a denúncia formal também para a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e para a Polícia.

Como evitar abastecer com combustível adulterado?

O preço é sempre o primeiro indicativo, desconfie de promoções e de preços mais baixos que os comumente praticados no mercado.

Verifique na bomba a existência do selo do Inmetro e emissão de nota fiscal, você pode pedir o certificado de originalidade do combustível além disso você pode solicitar um teste. Nenhum posto pode negar essas exigências feitas pelo cliente.

Procure por postos de bandeira confiável e conhecidos no mercado.

Conclusão

É muito importante saber onde abastecer o carro, não sendo iludido pela economia no preço dos combustíveis. Existe uma tabela que regula a média de preço cobrada nos postos. Se o valor for abaixo, desconfie.

Evite ao máximo abastecer o carro com combustível adulterado porque as deteriorações que eles fazem no automóvel podem custar muito caro. Economizar no combustível desta forma não vale a pena.

Agora você saberá como agir caso identifique que abasteceu com combustível adulterado identificando os sintomas que o carro apresentará. E como proceder para eliminar o problema.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!