Por que a segunda metade do tanque parece ser consumida mais rápido? Mito ou verdade?

Última atualização em

tanque combustivel gasta rapido

Quem dirige sabe que quando o nível de combustível cai além da metade no tanque, em dois tempos o veículo precisará ser reabastecido. Em contrapartida, a primeira metade do tanque, logo após o veículo ter sido abastecido, parece durar mais tempo.

Muitas vezes, pensamos que essa impressão surge pelo fato de que abastecer o veículo representa mais um gasto e mais uma tarefa a ser realizada dentre tantas que temos no nosso dia.

Porém, algumas questões apontam que, sim, a segunda metade do tanque de combustível acaba, de fato, um pouco mais rápido do que a primeira.

Conheça, neste artigo, os motivos pelos quais seu carro irá solicitar abastecimento após o consumo da primeira metade do tanque.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

 

Por que o tanque esvazia rapidamente ao cair pela metade o nível de combustível?

Segundo informações disponibilizadas pela Superinteressante, existem fatores que interferem no tempo de consumo da primeira e da segunda metade do tanque de combustível, tornando-o diferente para cada uma delas.

A primeira metade do tanque não é, em tese, consumida mais lentamente, mas pode apresentar um volume de combustível um pouco maior do que o registrado.

O limite do tanque, ao ser detectado, pode não condizer com a interrupção da bomba, o que pode gerar um volume de até 2 litros a mais de combustível não contabilizado no mostrador do veículo.

Dessa forma, pode haver um pouco mais de combustível no tanque do que o condutor imagina.

Recorra sua multa de trânsito

Agora falando diretamente de um fator que leva a segunda metade do tanque a ser consumida mais rapidamente, tem-se o volume de ar que se concentra no tanque quando metade do combustível já foi consumida.

Esse espaço vazio pode contribuir para que haja evaporação do combustível e, dessa forma, acabe mais rapidamente.

Portanto, se você um dia teve a impressão de que a última metade do combustível do seu carro acabou rapidamente, saiba que não foi somente uma impressão.

Você, condutor, agora deve saber também que, assim que a primeira metade do tanque do seu carro se esvaziar, deve estar atento para não acabar ficando sem combustível no meio do caminho.

Além de uma situação chata, ficar sem combustível no meio da via pode ser perigoso e, por esse motivo, é considerado infração de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro.

 

Os problemas da repentina falta de combustível

tanque combustivel gasta rapido problemas
A falta inesperada de combustível é uma infração de trânsito

Ficar sem combustível de uma hora para a outra em uma via movimentada além de ser uma situação muito inconveniente é também considerada infração de trânsito, conforme vimos.

A falta de combustível constitui infração por ser considerada uma irresponsabilidade por parte do condutor, que gera risco de acidente, já que pode ocorrer de forma brusca e inesperada, pegando de surpresa os motoristas que seguem o fluxo do trânsito.

Porém, a infração só pode ser registrada quando o veículo para em local de modo a interromper o fluxo do trânsito ou ocupar espaço no qual é proibido o estacionamento.

Se alguma dessas situações for identificada, será registrada infração de classificação média, gerando uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.

Recorra sua multa de trânsito

Conclusão

tanque combustivel gasta rapido conclusao
Você também já teve a impressão de que o nível de combustível do seu carro cai rapidamente depois de gastar a primeira metade do tanque?

Como podemos ver, existem, de fato, fatores que levam o condutor a perceber um consumo mais rápido do combustível da segunda metade do tanque.

Não há nenhum método, a princípio, que possa equilibrar o consumo das duas metades. Portanto, resta, aos condutores, ficarem de olho no nível de combustível de seus veículos, para que não acabem, de uma hora para a outra, parados no meio de uma via, correndo o risco de, além de passar por uma situação imprevista, causar graves acidentes.

Você também já teve a impressão de que o nível de combustível do seu carro cai rapidamente depois de gastar a primeira metade do tanque?

Você concorda com os motivos que fazem isso acontecer?

Comente o que você acha sobre a questão e compartilhe a informação do artigo com seus amigos!

Recorra sua multa de trânsito

 

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.