GNV significa gás natural veicular. Os cilindros de gás GNV já estão no mercado a alguns anos e vieram como alternativa para reduzir os custos com combustíveis de automóveis, sendo um combustível disponível e por um grande tempo foi muito mais barato que etanol e gasolina. Ficou popular entre pessoas que utilizam muito o carro para trabalhar e que precisam aumentar a rentabilidade de seus negócios reduzindo o gasto com esses combustíveis convencionais que só tem sofrido alterações constantes e aumentado. Apresentaremos informações atuais sobre esse meio de combustível.
A tabela de preço do GNV sofre reajuste a cada 3 meses e no último mês foi anunciado pela Petrobrás um aumento de 19% neste combustível. Desde 2020 houve uma nova crescente no mercado de gás GNV decorrente da explosão de aumentos nos preços de etanol e gasolina, foi registrado um aumento de 88,5% nas conversões para GNV.
Conversão para GNV
Nenhuma fabricante de automóveis oferece esse serviço vindo de fábrica, para isso é necessário contratar uma empresa especializada para realizar a conversão através da instalação do kit gás.
Essa instalação custa em média de 4000 reais a 4500 reais, e apesar dos custos de instalação e do atual aumento considerável do preço deste combustível, segundo especialistas, ele ainda é considerado a alternativa mais econômica disponível no mercado.
A conversão para GNV não impossibilita o carro de ser abastecido e funcionar utilizando etanol e gasolina. Os dispositivos oferecem um interruptor que quando acionado fornece a escolha de qual tipo de combustível será utilizado.
É importante saber e considerar que no processo além do gasto com a instalação do kit GNV haverá gastos com vistoria e documentações.
Esteja atento para que a instalação seja feita por uma empresa credenciada pelo Inmetro que é o órgão responsável por fiscalizar a confiabilidade do produto e de padronizar as técnicas de instalação garantindo a segurança do equipamento e do uso e que a instalação seja feita dentro da lei.
Um benefício adquirido com a instalação é que alguns estados proporcionam desconto no IPVA e outros tributos locais para carros que utilizam o GNV.
Autonomia com GNV
O tipo de dispositivo instalado e de motor interferem no consumo de GNV, mas a média encontrada em carros populares onde foram instalados o cilindro de 15m3 que geralmente é o mais comum, produz uma autonomia de até 14km/m3, o que está bem acima da média comparado a autonomia produzida pela gasolina e pelo etanol em automóveis circulando dentro da cidade. Vale observar que na estrada o rendimento pode ser maior e que é importante a pesquisa sobre o tipo de dispositivo e de capacidade de cilindro para avaliar qual é o melhor tipo para seu carro e qual o mais econômico também. Esses valores podem alterar para menos km/m3 rodados, sendo 10lm/m3 o menor valor encontrado na média.
Importante considerar sua região
Antes de decidir converter seu automóvel para o gás GNV é importante considerar a região que mora e a disponibilidade de postos que oferecem esse combustível. Em alguns locais devido a baixa disponibilidade o motorista pode enfrentar filas longas e em alguns casos, ocorrer a falta de abastecimento.
Desvantagens do cilindro de gás GNV
Apesar da oferta tentadora de economia com combustível, a instalação do kit de gás GNV pode não ser a melhor solução para todos. O proprietário do carro precisa estar ciente que o desempenho do motor do carro diminui com a instalação. Um carro de motor 1.0 por exemplo pode se tornar bastante lento caso o carro esteja bastante carregado e pesado. Por isso, apesar de ser possível a instalação e uso em carros 1.0, ela não é recomendada.
Outra desvantagem da instalação do kit GNV é o espaço ocupado pelos cilindros. Estes cilindros ficam armazenados a grande maioria das vezes, no porta-malas do carro, e se forem instalados mais de um o espaço roubado será considerável. Então se o compartimento de bagagens do seu carro não for grande e sua família seja grande, ou necessidade de utilização deste espaço seja de grande demanda é bom você considerar essa redução do espaço que os cilindros de gás GNV provocam.
A durabilidade dos pneus, molas e amortecedores também sofre alteração e é reduzida com o peso adicional dos cilindros.
Se após um tempo você decidir vender seu carro que possui instalação do kit GNV é que se você retirar esse equipamento o veículo será desvalorizado por isso, por causa dos furos que são feitos para a instalação. Lojistas e compradores costumam depreciar essa situação.
Documentação e vistorias obrigatórias
Após a instalação do kit GNV feita por uma empresa listada como um estabelecimento autorizado pelo Inmetro para realização desse serviço, a vistoria é o próximo passo a ser dado. Ela tem o objetivo de aferir e garantir o funcionamento correto do kit. Essa vistoria englobará outros componentes do carro como pneus, faróis e luzes internas.
A vistoria precisará ser repetida todo ano e antes do licenciamento do veículo. A cada 5 anos os cilindros devem ser testados para que sejam avaliadas suas condições.
Por último é necessário dar entrada na alteração no documento do veículo para inclusão deste novo combustível, esta alteração é feita através do DETRAN.
Dicas de rodagem com GNV
Especialistas aconselham a rodar com o carro utilizando álcool ou etanol pelo menos uma vez na semana para que sejam conservados componentes do veículo que tendem a estragar mais rápido se for somente utilizado o GNV, porque ele é mais seco que gasolina e etanol, lembrando que os automóveis não foram projetados em fábrica para esse tipo de combustível.
Quando for abastecer os cilindros de GNV mantenha uma distância segura do equipamento que está sendo abastecido. Apesar da segurança prevista e das chances de um acidente serem muitos pequenas, é sempre bom prevenir e estar protegido caso haja uma explosão.
Conclusão
Taxistas, motoristas de aplicativo, empresas que utilizam muito carros para serviço podem se beneficiar muito com a alteração do combustível para o GNV. Promovendo um aumento na autonomia de km rodados esse gás permite uma economia financeira a longo prazo e a recuperação do valor investido na instalação. Não sendo muito adequado a veículos de motor 1.0, é importante estar atento às suas necessidades e as vantagens e desvantagens de instalar o kit GNV para assim decidir se adere ao novo combustível ou não.