Não é nenhuma novidade que, ao longo dos anos, a tecnologia como um todo tem se desenvolvido, avançando cada vez mais nas formas em que ela se dá. Com a pandemia, um novo aspecto que se tornou mais comum foi a digitalização de algo que, antes, era físico.
Um exemplo disso é o cardápio, que em muitos lugares se tornou digital, através do QR code.
A Carteira Nacional de Habilitação não ficou para trás, pois mesmo antes da pandemia ela foi digitalmente disponibilizada em todo o Brasil. Além de ser uma forma mais fácil de ter consigo os documentos essenciais, é uma preocupação a menos esquecê-la em casa, no trabalho, na academia, etc.
Hoje, falarei sobre essa importante modalidade, conhecida como CNH eletrônica e apresentar como é o seu funcionamento, quais são suas maiores distinções da habilitação física, e, por último, como fazer a sua Carteira Digital de Trânsito.
Vem comigo, motorista!
CNH digital: como ela funciona?
Antes de tudo, é necessário esclarecer que a carteira de motorista digital cumpre todos os objetivos da física, podendo a substituir sempre que esquecer a física. Ela evita que você receba uma infração por não portar seus documentos relacionados ao veículo, infração da qual está descrita pelo artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro:
“Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
Infração – leve;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo até a apresentação do documento.”
Em tudo o que diz respeito da carteira eletrônica, ela não se distingue em quase nada da original recebida anteriormente pelo Departamento Estadual de Trânsito, visto que suas validades serão as mesmas, suas datas de emissão também, entre outras informações.
Por fim, você poderá acessar essa nova modalidade de sua Carteira Nacional de Habilitação pelo seu celular, através de um aplicativo, do qual falarei mais a fundo posteriormente.
Existe alguma diferença entre a carteira de habilitação física e a digital?
Quando se ouve falar sobre esse tipo de CNH, um questionamento frequente, do qual já escutei algumas vezes, é se existe fortes diferenças entre os dois modelos, ou alguma limitação da parte de um deles em relação ao outro.
A resposta é que, não, na teoria e na prática não existe nenhuma diferença entre as duas. As informações que constam na física e na eletrônica são as mesmas, a única diferença é a portabilidade delas.
Portanto, não existe motivo para não fazer a sua Carteira Digital de Trânsito, visto que ela só tornará a sua vida no dia a dia mais prática e com menos preocupações.
Se você quiser fazer agora a sua, siga os passos que coloquei no próximo tópico e tenha ela no seu celular hoje, de forma fácil e gratuita!
Como fazer a minha Carteira Digital de Trânsito de graça?
Chegamos na parte mais importante desse artigo, onde irei ensinar o passo a passo de como possuir esse importante documento consigo em todos os momentos, desde que você esteja, também, com o seu telefone celular.
Antes de tudo, é preciso esclarecer que existem duas formas diferentes de fazer a sua versão digital, uma é caso você tenha emitido sua habilitação física antes de 2017 e a outra é caso tenha emitido depois de 2017.
Vem comigo!
Emiti minha CNH depois de 2017:
Se você realizou esse processo recentemente, tenho uma notícia boa para você: o processo se tornou ainda mais simples e descomplicado. Se você pegar a sua CNH física e olhar o verso dela, verá que existe um QR code lá.
Dessa forma, você deverá fazer o download, no seu celular, do aplicativo com o nome desse artigo, Carteira Digital de Trânsito.
Com ele aberto e baixado, é hora de se cadastrar. Coloque suas informações básicas, como seu CPF, e-mail e nome.
Por último, crie a sua senha, dê o CEP que está listado no DETRAN como o seu e leia o QR code na sua CNH. Você deverá validar o seu rosto e o QR code através da câmera de seu celular.
Pronto, quando quiser ter acesso à sua Carteira Digital de Trânsito, basta abrir o aplicativo e inserir a senha criada!
Emiti minha CNH antes de 2017:
Se esse for o seu caso, o processo será mais trabalhoso para você, mas nada impossível. Isso ocorre pois, antes de 2017, não existia o QR code atrás da carteira de motorista. Por isso, você precisará solicitar uma 2ª via da CNH, e esse virá com o código. Ao chegar essa nova, basta seguir os mesmos passos mencionados para quem teve sua CNH após 2017.
Conclusão
Por fim, você viu aqui nesse artigo tudo sobre a Carteira Digital de Trânsito e como é tranquilo o processo de tirar a sua CNH eletrônica. Espero ter ajudado!