Banner Doutor Multas

Bateram no Meu Carro, O Que Fazer?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

A mais importância providência numa situação de colisão e acidente de trânsito é avaliar se tem vítimas e pessoas machucadas, se houver, independente da gravidade é imprescindível que a primeira medida tomada seja acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192 que pode ser realizado de qualquer aparelho telefônico. Sinalizar o local do acidente se torna a outra ação também extremamente importante para que evitem novos acidentes.

Chamar a polícia será necessário para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) sempre que houver alguém machucado. A polícia só virá nesse caso e se acaso ocorra algum tipo de agressão entre os envolvidos.

No entanto, se ninguém se machucar e o dano for apenas material, o indicado é que os envolvidos troquem seus contatos e resolver de maneira amigável, além disso, anotar a placa do(s) veículo(s) envolvido(s) é extremamente importante porque algumas vezes a informação de contato pode ser registrada errada. Fotografar a placa também é um recurso bastante ágil.

como fazer bo pela internet acidente sem vitima
Quando você se envolveu em uma batida simples e sem vítimas, pode registrar o BO pela internet

Esteja ciente que mesmo que as coisas não se resolvam momentaneamente, até a Justiça poderá ser acionada caso a repercussão do acontecido seja negativa ou danosa para alguém que consiga comprovar isso.

Por quais motivos devo chamar a Polícia?

Se houver alguma pessoa machucada, se houver brigas ou agressões entre os envolvidos, se houver algum motorista alcoolizado, ou com alguma atitude suspeita.

Retire o carro do local

Se os veículos estiverem em condição de rodar, é orientado que esses veículos sejam movidos para algum local próximo permitindo assim que o fluxo de trânsito volte ao normal. Caso algum automóvel tenha sofrido danos que prejudiquem seu funcionamento, um guincho deverá ser acionado para rebocar do local.

Esteja atendo pois existe uma multa no valor de 130 reais e 16 centavos para quem deixar o carro impedindo o trânsito local, e além do valor da multa, 4 pontos na carteira serão registrados.

Anote tudo

Pedir o telefone e dados da CNH aos envolvidos é comum, no entanto o outro não é obrigado a fornecer. Por isso fotografar os carros se torna uma valiosa prova caso seja necessário recorrer à Justiça. Se houver testemunha, peça também o contato dela e pergunte se ela pode ajudar testemunhando o que aconteceu.

Bateram no meu carro e fugiram

É importante observar duas situações. Uma delas é quando o motorista do carro atingido está presente no local e presenciou todo ocorrido, neste caso, se fugirem é importante anotar e/ou tirar foto da placa, sem os dados fica mais difícil identificar.

Se você tiver deixado o carro estacionado e ele tenha sofrido algum dano decorrente de alguma batida e o culpado não esteja no local você poderá tomar providências que também servem para o primeiro caso que relatamos. Procure por testemunhas que possam ter percebidos detalhes que você não, como a placa do carro. Procure por câmeras de segurança, elas podem ter registrado o ocorrido.

Neste caso em que o culpado foge é necessário procurar uma delegacia para registrar o B.O., nele é importante que sejam detalhado o máximo de informação que puder fornecer, como marca do carro, cor, modelo, características visuais, características de quem estava dirigindo.

Bateram no meu carro, quem paga?

No caso de colisão o responsável pelo pagamento dos prejuízos é sempre o motorista culpado pelo acidente, se o motorista não for o dono do carro que colidiu no seu, o motorista poderá ser acionado como responsável por pagar os prejuízos.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Se o motorista que causou a colisão não tiver seguro, uma sugestão seria você propor que ele pague a Apólice do seu seguro, se você tiver.

A seguradora cobrirá os danos materiais ou o próprio motorista culpado terá de fazer o ressarcimento. No caso de vítimas feridas, o seguro obrigatório DPVAT poderá ser acionado quando a integridade física é comprometida.

Bateram no meu carro e não querem pagar

Recorrer judicialmente poderá ser o caso, recorrendo a um processo civil, procure um advogado ou um profissional competente da área para auxiliar como proceder nesse caso.

Com o número da placa você pode ir a um cartório e notificar o motorista extrajudicialmente, através de uma carta registrada. Saiba que algumas seguradoras podem isentar do pagamento se for comprovado que o causador da colisão não se comprometeu com o acontecido e que quem sofreu a colisão não teve nenhum envolvimento para que essa acontecesse.

Conclusão

Conhecer os procedimentos necessários quando existe um acidente de trânsito é necessário para evitar desesperos e para assegurar que os direitos dos envolvidos sejam cumpridos, bem como suas responsabilidades. O seguro é um recurso que vale a pena porque é um grande aliado quando acontecem eventos dessa natureza. Estar assegurado previne o cliente de dores de cabeça relacionados a burocracia e gastos de concerto.  Como inúmeras situações podem ocorrer, quando você não possui um seguro do seu automóvel terá de resolver tudo sozinho.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!