PPD Detran: O Que Você Precisa Saber Sobre a PPD no Detran

Toda pessoa que deseja dirigir ou pilotar legalmente seja para transporte próprio, seja para fins de trabalho, precisa tirar a sua Permissão Para Dirigir (PPD) o quanto antes.

Leia mais

Aceito em todo o território nacional, a PPD Detran é o documento que garante que o motorista esteja em conformidade com a lei para ir e vir dirigindo ou pilotando um veículo.

Leia mais

Mas como é possível solicitá-la? Quais são os procedimentos necessários? Por quanto tempo ela é válida?

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=O2xO8ssTgHg

Leia mais

Nós respondemos todas essas perguntas e muitas outras no artigo abaixo. Confira na íntegra! Boa leitura!

Leia mais

Antes de tudo, o que é a PPD Detran?

A PPD Detran é o primeiro documento que garante que você está apto a dirigir ou pilotar veículos, ou seja, que você foi instruído e treinado para isso, realizou o teste do Detran do seu estado e foi aprovado em todas as etapas de avaliação.

Leia mais

O processo de avaliação do candidato para obtenção da PPD funciona nas seguintes etapas:

Leia mais

Exame médico e psicotécnico

Feito por médicos e clínicas credenciadas e licenciadas pelo Detran, essa é a primeira etapa do processo.

Leia mais

Aqui é analisado e avaliado as condições cognitivas e lógicas, traços psicológicos do candidato e uma avaliação física simples.

Leia mais

Curso teórico-técnico

Após o candidato passar pelo primeiro exame e ser avaliado como apto para prosseguir no processo, é iniciado o curso teórico.

Leia mais

No curso, o candidato se prepara para o teste aplicado pelo Detran sobre as regras previstas pela Lei do Trânsito, primeiros socorros, mecânica básica, entre outros assuntos essenciais para a formação de bons motoristas.

Leia mais

A duração do curso costuma variar de acordo com a disponibilidade do aluno.

Leia mais

Prova teórico-técnica

Após a preparação do candidato ao longo do curso, ele é avaliado acerca dos conhecimentos dados em sala de aula, garantindo que ele absorveu os conteúdos necessários para prosseguir no processo.

Leia mais

Se o candidato alcançar a nota mínima, ele segue no processo.

Leia mais

Curso prático no(s) veículo(s)

Quando o candidato é aprovado no teste teórico-técnico, ele avança para as aulas práticas de direção.

Leia mais

Assim como no curso teórico, o tempo de duração pode variar de acordo com a disponibilidade do candidato, além de variar pela categoria que ele almeja.

Leia mais

Por exemplo, o candidato a PPD pode tentar a categoria A ou B, mas também pode fazê-las em simultâneo, o que demandaria disponibilidade para aulas específicas dos veículos em questão.

Leia mais

O curso prepara para a avaliação prática, que é a próxima e última etapa do processo.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=bOGPATfxQq8

Leia mais

Avaliação prática de direção

Ao finalizar o curso prático preparatório, o candidato é avaliado a partir de critérios determinados pelo órgão para a obtenção da PPD Detran.

Leia mais

A avaliação é feita de acordo com a categoria que o candidato deseja, ou seja, se ele está tentando garantir uma PPD nas categorias de carro e moto, precisará se submeter a dois testes, precisando ser aprovado em ambos.

Leia mais

Caso seja aprovado, com poucos dias receberá sua PPD através dos Correios.

Leia mais

Qual a diferença entre PPD e CNH?

Apesar de terem a mesma finalidade, a PPD e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm alguns pontos que as diferenciam.

Leia mais

A PPD é o que chamamos de CNH provisória pelo seu tempo de validade: 12 meses. 

Leia mais

A validade dela é curta pois ela tem o propósito de averiguar se o motorista tem a responsabilidade necessária para obter uma CNH, que tem um tempo maior de validade. Antes, sua validade era de 5 anos, mas recentemente ela foi estendida para 10 anos.

Leia mais

Durante o período de 12 meses, contando a partir da emissão da PPD, o motorista não pode receber nenhuma multa grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias. 

Leia mais

Caso alguma das situações citadas acima aconteça, a PPD do motorista é suspensa e ele não poderá mais receber a CNH após o tempo previsto e precisará retomar todo o processo novamente.

Leia mais

Caso nada ocorra e o motorista consiga passar os 12 meses sem cometer nenhuma infração ou receber as multas citadas acima, ele precisa substituir a PPD pela CNH até 30 dias após o vencimento da provisória.

Leia mais

É importantíssimo que o motorista substitua a PPD pela CNH o quanto antes, pois dirigir ou pilotar com a PDD vencida é considerada infração gravíssima, o que faria com que o candidato tivesse que retomar o processo do zero.

Leia mais

É possível recorrer às infrações ou multas recebidas enquanto o motorista tiver com a PPD Detran?

Sim. Mesmo sendo uma permissão provisória, o motorista tem o direito de recorrer às multas ou infrações que acredite estar em desacordo.

Leia mais

É importante que ele recorra o quanto antes, pois somente com o recurso aprovado é possível barrar a cassação da sua PPD e esperar o período provisório encerrar para obter a CNH.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=P-xglh7CMHY

Leia mais

Aqui na Doutor Multas, sempre trazemos conteúdos importantes e informativos, como esse, que te ajudam a entender melhor como funcionam as Leis no Trânsito.

Leia mais

Tem alguma dúvida sobre outro assunto? Confira os nossos artigos no blog e fique por dentro de tudo.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas