Infração 778-11

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, especificamente no Art. 164 c/c 162, VII, é considerado uma infração gravíssima permitir que uma pessoa sem os cursos especializados obrigatórios tome posse e conduza um veículo automotor. Esta infração é enquadrada sob o código 778-11 e, quando constatada, resulta em uma multa para o proprietário do veículo.

Leia mais

A penalidade para esta infração é a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Este é um procedimento estabelecido na Parte Geral deste Manual de Trânsito. Importante ressaltar que essa infração não configura um crime de trânsito.

Leia mais

A constatação dessa infração ocorre mediante abordagem do veículo e a competência para sua fiscalização pertence ao Órgão ou Entidade de Trânsito Estadual e Rodoviário. A infração resulta em 7 pontos na carteira do proprietário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 778-11 Ocorre

Para ilustrar melhor, vamos a alguns exemplos. Imagine a seguinte situação: o proprietário de um veículo entrega a direção do mesmo a uma pessoa que não possui o Curso Especializado, conforme regulamentado pelo Contran. Neste caso, o proprietário estará cometendo a infração prevista no código 778-11.

Leia mais

Outro exemplo seria o de um proprietário ausente que permite que uma pessoa sem o Curso Especializado conduza seu veículo transportando chapas serradas. Ou ainda, uma empresa que entrega a direção de um veículo de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros a um condutor que não possui o Curso Especializado CETCP.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer dessa infração, é necessário apresentar argumentos técnicos e circunstanciais para a defesa. É importante comprovar que o condutor do veículo possui os cursos especializados obrigatórios ou que o proprietário do veículo não tinha conhecimento de que o condutor não possuía tais cursos. Além disso, é possível argumentar que a abordagem não foi feita de forma correta ou que houve erro na autuação. Vale ressaltar que cada caso é único e a defesa deve ser feita de acordo com as particularidades de cada situação.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas