Infração 595-93

Ultrapassar pela contramão outro veículo parado em filum junto a sinais luminosos, porteiras, cancelas, cruzamentos ou qualquer outro impedimento à livre circulação é uma infração de trânsito gravíssima. Esta infração é tipificada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sob o enquadramento 59593 e está amparada legalmente pelo Artigo 203, inciso IV.

Leia mais

O condutor que cometer essa infração estará sujeito a uma multa gravíssima multiplicada por cinco e a somatória de sete pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale ressaltar que essa infração não configura crime de trânsito e a constatação da mesma é possível sem a necessidade de abordagem, sendo de competência do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 595-93 Ocorre

Para ilustrar melhor, imagine a seguinte situação: você está dirigindo e se depara com uma fila de carros parados em um cruzamento. Em vez de esperar a sua vez para prosseguir, você decide ultrapassar pela contramão os veículos parados. Nesse caso, você estará cometendo a infração prevista no enquadramento 59593.

Leia mais

O campo de observações do Auto de Infração de Trânsito (AIT) poderá constar a seguinte descrição: "O veículo ultrapassou pela contramão veículos parados em filum no cruzamento".

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração e deseja recorrer, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais. Por exemplo, você pode argumentar que não havia sinalização adequada no local, ou que a ultrapassagem foi necessária para evitar um acidente. É importante lembrar que cada caso é único e a defesa deve ser elaborada de acordo com as circunstâncias específicas da infração.

Leia mais

Portanto, é essencial buscar orientação de um especialista em legislação de trânsito para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas