Calibrar Pneus: Passo a Passo (2024)

Calibrar o pneu pode ser uma ação simples e comum para os motoristas, porém algumas pessoas só lembram de executar isso quando estão prestes a pegar estrada ou viajar. Acontece que no dia a dia muitos motoristas negligenciam isso, mas a calibragem dos pneus é superimportante pois ela interfere no consumo de combustível, garante a segurança do veículo e ainda permite que componentes mecânicos sejam preservados o que aumenta o conforto dos passageiros e a estabilidade do automóvel.

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A calibragem correta ajuda a prolongar a vida útil dos pneus.

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Saiba que rodar com os pneus murchos força o motor do carro e produz um gasto maior de combustível em cerca de 20%.

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Alta ou baixa calibragem interfere na aderência dos pneus no solo e impacta o funcionamento dos freios, isso reduz o controle e estabilidade do veículo.

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Em situações mais extremas a baixa calibragem pode chegar ao ponto de “detalonamento” que é um evento onde o pneu sai da roda do carro.  Outra situação séria é o capotamento mais ocorrente em veículos SUV que possuem o centro de gravidade mais alto.

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Portanto é fundamento manter a calibragem dos pneus em dia e não se esquecer disso.

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Com qual frequência deve-se calibrar os pneus?

É indicado que os pneus sejam calibrados de 15 em 15 dias. No caso de veículos com pouquíssimo uso pode-se calibrar com espaço maior de 30 dias. Uma outra maneira de controlar o tempo de calibragem é realizá-la a cada 500 km rodados com o carro.

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Esteja sempre atento a forma do pneu, se ele indicar algum aspecto murcho é necessário que vá imediatamente enchê-los.

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Os pneus devem ser calibrados “frios” que é o termo usado para até 3 quilômetros rodados.

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Calibragem de pneus de moto

Para motos fica valendo a mesma regra de frequência de calibragem para manter a segurança e a longevidade dos pneus e dos componentes mecânicos.

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Importante observar que no caso das motos a calibragem do pneu dianteiro é diferente da do pneu traseiro porque este é maior que o dianteiro. Geralmente os pneus dianteiros são calibrados entre 28 e 36 libras e os traseiros entre 30 e 40 libras.

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Não esqueça de calibrar o estepe

Isso mesmo, nunca sabemos quando precisaremos trocar o pneu e utilizar o estepe, por isso esteja sempre com o estepe com a calibragem adequada para caso a necessidade de uso venha a acontecer. A mesma frequência de calibragem é orientada para o estepe, mas é aconselhado que seja calibrado sempre uma ou duas libras a mais que a quantidade recomendada porque eles esvaziam mais rápido parados no porta-malas.

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Como fazer a calibragem dos pneus?

A pressão correta dos pneus é tão importante quanto a frequência de calibragem. A pressão indicada para os pneus é encontrada na porta do carro e em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na tampa do tanque de gasolina, além de ser encontrada no manual fornecido pelo fabricante.

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A grande maioria dos manuais podem ser encontrados e acessados online em formato PDF no site das fabricantes caso você não esteja encontrando o seu impresso.

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No manual é indicado também duas opções de calibragem, uma indica a pressão para quando o carro está com carga mínima, e a outra indica a pressão adequada para quando o veículo está com carga máxima. É importante também observar se há variação conforme o eixo dianteiro e traseiro do carro.

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Qual a pressão certa para calibrar o pneu do carro?

Isso irá variar de acordo com o modelo e tamanho do pneu do seu carro, por isso é importante consultar o manual do veículo.

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Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras. Observe a tabela abaixo, não tem segredo, basta ler a medida do pneu e encontrar a calibragem ideal.

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Como descobrir o tamanho do pneu sem o manual?

Você pode encontrar o tamanho do pneu do seu veículo olhando no próprio pneu. Essa informação também é válida para quando os pneus precisarem ser trocados. Esses números estão gravados no pneu conforme mostrado na imagem abaixo.

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Dentro do batente das portas também é possível encontrar uma plaquinha adesiva parecida com o exemplo abaixo, nela consta o tamanho dos pneus e a pressão de calibragem:

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Conclusão

Obedecer a frequência correta de calibragem garantirá a conservação deles, do carro, a segurança e o consumo normal do combustível. Os pneus podem ser calibrados em qualquer posto de gasolina, o próprio aparelho calibrador irá fornecer a pressão que estava seu pneu e calibrará eletronicamente o número de pressão que você digitar nele.  Seguindo estas informações manterá um ótimo aproveitamento dos sistemas de suspensão, frenagem, tração, transmissão e direção.

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