Como recorrer da multa por dirigir sob influência de álcool

Você sabe que dirigir sob influência de álcool pode gerar umas das penalidades mais severas da Lei de trânsito, além de ser a causa principal de acidentes fatais depois do excesso de velocidade. Foi multado? Baixe Grátis o PDF com os 3 Passos para Recorrer de Multa da Lei Seca e não tenha a CNH Suspensa por 12 meses. [Clique AQUI]

Nesse artigo você encontrará informações sobre:

♦ Influência do álcool no volante

♦ Teor alcoólico sanguíneo

♦ Reduzir o teor alcoólico sanguíneo?

♦ Multa por dirigir sob influência de álcool.

♦  Dirigir embriagado e a lei seca.

Não fique sem dirigir! Baixe Grátis os 3 Passos de como Recorrer e Cancelar a sua Multa da Lei Seca. Clique AQUI!

Efeitos da embriaguez ao volante.

♦ O consumo excessivo de álcool causa efeitos devastadores no sistema nervoso, a condução, os reflexos, a visão e também sua concentração são muito afetados pelo álcool.

No quadro ilustrativo abaixo eu informo para você as consequências do uso de álcool que afetam a direção.

                        tabela-efeitos

 

♦ Os efeitos da ressaca do álcool ainda estão presentes no dia seguinte e podem dificultar a concentração e a condução com segurança podendo ainda fazer com que você adormeça no volante.

Então é importante ter em mente que os efeitos do álcool não passam depois de dormir.

 

Teor alcoólico sanguíneo (TAS) | O que é isso?

♦ A alcoolemia é a quantidade de álcool acumulada no seu organismo.

Não existe uma quantidade para níveis seguros de alcoolemia, como também não há como acelerar o processo de eliminação do álcool do organismo.

Então se você consumir mesmo que uma quantidade pequena de álcool você vai dirigir sob influência de álcool.

O consumo de álcool provoca desidratação porque o organismo precisa de bastante água para processar o álcool e por isso você precisa repor a água perdida para eliminar as toxinas.

O fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool no organismo, no qual decompõe o álcool em gás carbônico e água.

Por isso o bafômetro é usado para medir a quantidade alcoólica no sangue.

O corpo elimina o álcool pelo ar quando respiramos e pelo sangue através da urina e do suor

♦ Uma dica importante é sempre tomar um copo de água entre uma bebida e outra. Isto reduz a absorção de álcool pelo corpo e facilita a eliminação.

 

A quantidade de água nos corpos interfere na embriaguez?

A quantidade de água no corpo é decisivo no tempo de absorção alcoólica, influenciando na velocidade em que o corpo se livra do álcool.

A absorção de álcool fica mais lenta quanto maior for a quantidade de água ingerida antes ou durante a ingestão de álcool.

Quanto mais água você beber mais tempo demorará para ficar embriagado.

Claro que isso depende do que você ingeriu de álcool, tipo de bebida, teor alcoólico da bebida e da proporção de água ingerida, o que quero dizer é que, não adianta você tomar um copo de água se tomou meia garrafa de Whisky.

O importante é balancear a hidratação que a água proporciona com o consumo de álcool.

Abaixo eu indico a quantidade média de água no corpo do homem e na mulher.

homem-e-mulher-agua-corporal

 

As mulheres absorvem álcool mais depressa do que os homens. Isso acontece por características metabólicas particulares do corpo da mulher?

Por isso as mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool do que os homens, o efeito nelas é mais rápido e intenso por ter menos água no corpo.

♦ Elas possuem maior conteúdo de gordura facilitando a absorção de álcool.

♦ Possuem menor concentração de água no organismo.

♦  Níveis das enzimas metabolizadoras reduzidas.

Mesmo que ambos tenham peso corporal idêntico e tenham ingerido a mesma quantidade de álcool, o efeito será diferente em cada um.

Mas atenção! Isso não vale para todo e qualquer caso. Algumas mulheres possuem grande tolerância ao álcool, mais até do que muitos homens.

Essa informação é o padrão geral da quantidade de água no corpo do homem e da mulher.

Como reduzir o teor alcoólico no sangue?

♦ Não há muito a fazer para reduzir o conteúdo de álcool no sangue depois que esse já se encontrar na corrente sanguínea.

O fígado continuará realizando sua tarefa, removendo lentamente o álcool de seu sangue na mesma velocidade, independentemente do que você fizer para acelerar o processo.

A única maneira real de reduzir o conteúdo alcoólico no sangue é, em primeiro lugar, limitar ou diminuir a absorção de álcool nele.

Algumas medidas podem ajudar, como:

⇒ Antes de beber, consuma uma grande refeição rica em amidos. O alimento em seu estômago absorverá parte do álcool, desacelerando a velocidade da absorção.

⇒ Beba lentamente. O fígado só pode processar uma quantidade de álcool por vez, portanto, se você beber rapidamente, seu nível de álcool no sangue aumentará.

A maioria das pessoas é capaz de processar um drinque por hora.

⇒ Continue a consumir petiscos como pão, bolachas, frutas ou outros alimentos amiláceos ao longo da noite. Isso ajudará a retardar a absorção de álcool, mantendo elevados os níveis de açúcar sanguíneo, o que pode impedir as ressacas.

⇒ Beba muita água. Embora o fígado processe a maior parte do álcool em seu corpo, os rins também processam cerca de cinco por cento. Beber água o suficiente ajudará os rins a desintoxicar seu sangue com mais eficiência e prevenir a desidratação.

 

Multa por dirigir sob influência de álcool.

♦ Vejamos o que diz a lei por dirigir sob influência de álcool:

Art. 306.  Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

♦ Infração por dirigir sob a influência do álcool.

A infração detectada pelo bafômetro esta no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro CTB:

Art. 165.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

O condutor que apresente mais de 0,05 mg/L de álcool medido (esse 0,05 é o desconto da margem de erro do aparelho) é autuado com multa gravíssima com valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O motorista tem a CNH e o veículo retidos até a apresentação de um condutor habilitado, que também deve prestar o teste.

Isso quer dizer que um copo de chope ou uma taça de vinho elevam a quantidade do teor alcoólico no sangue ultrapassando esses níveis.

Dirigir sob a influência do álcool e a lei seca.

Desde o lançamento do Código de Trânsito, a lei da multa por embriaguez ao volante foi alterada algumas vezes, gerando maior rigor e mais formas de controle pelo Estado.

A maior repercussão sobre a alteração promovida pela Lei 12.760, para combater quer dirigir sob influência de álcool, conhecida como a Lei Seca, que definiu como infração a condução de veículo automotor com qualquer volume de álcool no organismo.

Art. 277.  O condutor de veículo automotor envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que, por meios técnicos ou científicos, na forma disciplinada pelo Contran, permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.

1º (Revogado).

2º A infração prevista no art. 165 também poderá ser caracterizada mediante imagem, vídeo, constatação de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora ou produção de quaisquer outras provas em direito admitidas.

3º Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo.

Por isso fique atento. A tolerância é zero.

 

Não fique sem dirigir! Baixe Grátis os 3 Passos de como Recorrer e Cancelar a sua Multa da Lei Seca. Clique AQUI!

Conclusão.

A melhor informação que posso passar a todos os motoristas é que NÃO DIRIJAM APÓS TER BEBIDO seja qual for a bebida alcoólica ingerida.

Dirigir sob influência de álcool é uma prática muito comum no trânsito brasileiro, mas extremamente desaconselhável.

Então eu reforço a ideia de você nunca dirigir alcoilizado para não colocar você mesmo em risco além de outras pessoas.

Essa é a dica para você evitar muitas dores de cabeça como multas e processos administrativos por causa de ser pego dirigindo sob a influência de álcool.

Mas em caso de abordagem é fundamental defender seus direitos.

Quer saber o passo a passo para cancelar multa por dirigir sob a influência de álcool e não correr o risco de ter a carteira suspensa? Clique abaixo para receber uma consulta gratuita.

Você agora sabe o que a Lei diz sobre dirigir embriagado e as consequências disso.