Suporte para Celular no Veículo: Evite Multas por Segurar ou Falar ao Celular

Segundo informações do CONTRAN a infração de trânsito pelo uso do celular ao volante gera uma média de 28 multas por hora no Brasil. Em 2021 foram registradas 246.438 infrações desta natureza, é um número bem substancial.

Leia mais

O uso do celular ao dirigir é responsável pelo aumento dos acidentes de trânsito e por esse motivo foi determinado como proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que for pego em flagrante mexendo no celular dirigindo recebe uma infração considerada gravíssima, uma multa no valor de R$293,47 e o total de 7 pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais

Em muitos casos é imposta além da infração pelo uso do celular outra infração de trânsito que é a de não dirigir com as duas mãos no volante, que tem a multa no valor de R$130,16 e mais 4 pontos na CNH. O agente de trânsito tem poder de imprimir estas duas infrações.

Leia mais

Nova regra sobre pontuação na CNH

A nova lei que entrou em vigor flexibiliza o número de pontos na CNH que um motorista pode ter pelo período de 1 ano ou 12 meses. Se o motorista não tiver nenhuma multa gravíssima pode acumular o total de 40 pontos. Se tiver apenas uma multa gravíssima o limite passa para 30 pontos. Com duas ou mais infrações gravíssimas o motorista pode ter 20 pontos na CNH.

Leia mais

Ou seja, ao receber uma infração pelo uso de celular ao dirigir que é considerada gravíssima, o motorista reduzirá o quanto de pontos poderá acumular na CNH. Se ultrapassar o limite no limite de tempo estabelecido o motorista tem sua CNH caçada e perde a permissão de dirigir.

Leia mais

Suporte para celular é permitido?

Sabemos que o celular é um recurso muito eficiente para nos fornecer informações e nos manter conectados, os aplicativos de celular que utilizam o GPS e fornecem rotas de trânsito são altamente usados e ajudam demais os motoristas que precisam se deslocar por caminhos desconhecidos.

Leia mais

Alguns carros hoje disponíveis no mercado já possuem multimídia como item de fábrica e são vendidos com esse dispositivo que permite o motorista conectar o celular na tela multimídia disposta no carro e assim aplicativos como Wase podem ser utilizados sem infringir uma lei de trânsito.

Leia mais

Mas no caso de quem ainda não possui um veículo com esse recurso disponível, o suporte para celular surge como uma solução. Não existe nenhuma restrição em lei para o uso do suporte de celular no veículo.

Leia mais

O suporte deve estar instalado num local que não interfira na direção e na visibilidade pois do contrário é considerado uma infração média.

Leia mais

Obedecendo o local de instalação, o celular no suporte permitirá que o motorista use o aplicativo que orienta rota sem problema com os agentes de fiscalização de trânsito.

Leia mais

Mas é importante saber que se precisar mexer no celular, o motorista deverá parar o carro para fazer isso. Não é porque o celular estará no suporte que mexer nele será permitido.

Leia mais

O uso do suporte para celular trará ao motorista mais conforto e mais segurança tanto para ele quanto para os passageiros.

Leia mais

Consciência sobre segurança no trânsito

É muito importante o motorista ser consciente que o uso do celular na direção pode sim causar acidentes, apesar da lei e das infrações já registradas, pesquisas apontam que o número de motoristas que cometem essa infração é realmente muito maior que os que recebem o auto de infração.

Leia mais

A ansiedade das pessoas em se manterem atualizada pelos aplicativos de redes sociais está fazendo com que se percam a noção de segurança e atenção na direção de seus veículos.

Leia mais

O grande problema é que o risco é real e muitos estão se prejudicando não só pela multa, mas pelo prejuízo financeiro que envolve um acidente, isso se não acabar custando lesões físicas e até a morte. Esteja ciente dos riscos e opte por uma ação segura não utilizando o celular enquanto dirigir.

Leia mais

A campanha “Toque pela vida” lançada pela Abramet tem como objetivo espalhar informação e conscientização sobre medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes na direção veicular. Afinal uma mobilidade segura é responsabilidade da sociedade e de cada cidadão que possui CNH e dirige.

Leia mais

Tipos de distração ao dirigir

Foram apontados quatro tipos de distrações ao dirigir mexendo no celular, por especialistas de segurança de trânsito. Essas distrações são visuais, cognitivas, auditivas e físicas.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=dDk4R6Q-0YM

Leia mais

Ao olhar para o celular ou até mesmo mexer no porta-luvas ou pegar um objeto que caiu a distração visual acontece, prejudicando a percepção do motorista e a fração de segundos pode ser suficiente para um acidente acontecer.

Leia mais

O desligamento momentâneo de atenção que acontece quando olhamos para o celular provoca a distração cognitiva, isso pode atrapalhar na hora de perceber um animal ou uma criança que pode entrar na frente do carro.

Leia mais

A distração física acontece decorrente do motorista precisar tirar uma e até as duas mãos do volante. A distração auditiva se dá por um processo similar a distração cognitiva.

Leia mais

Todas essas distrações aumentam as chances de ocorrer um acidente e diminuem a capacidade do motorista lidar com situações adversas na direção.

Leia mais

Tipos de suporte de celular veicular

Hoje são encontrados no mercado diversos tipos de suporte veicular para o celular e fica a critério do motorista encontrar o melhor para adequar suas necessidades. Existem suportes fixados no retrovisor, no vidro, no painel do carro, na grelha de saída de ar e feitos de materiais e qualidades de estabilidade diferentes. Além disso os preços variam muito e existem modelos mais adequados para cada tipo de celular.

Leia mais

Conclusão

Investir em ações que promovem a segurança configura um motorista responsável e consciente. Preservar a própria vida e de outras pessoas é um gesto nobre, não vale a pena colocar a vida em risco por causa de um celular. A alternativa do suporte de celular vem solucionar o uso do celular para utilização dos aplicativos que orientam rotas. Se precisar responder mensagens ou se atualizar nas redes sociais a opção adequada é para o carro.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas