Prazo Para Emplacar Veículo Novo

Você sabe as informações mais relevantes quando falamos de emplacamento do seu carro? Esse procedimento precisa ser feito da maneira correta. Até o final do artigo vamos abordar tudo que é necessário a respeito desse assunto!

Leia mais

Comprar um veículo novo é uma experiência incrível! Mas ainda existe toda a parte burocrática que evita diversos problemas no futuro. Por isso, não perca o prazo de emplacar o seu carro, ou a dor de cabeça virá.

Leia mais

É no Detran que é feito esse procedimento de emplacar o veículo. Dessa maneira o veículo é confirmado a identificação junto com autoridades competentes.

Leia mais

Você já fez o emplacamento de um carro novo?

Leia mais

Até o final do artigo vamos falar sobre essas nuances que estão ao redor do ato de emplacar o seu veículo novo. Para saber mais sobre esse tema e tirar todas as dúvidas a respeito do assunto, basta ler até o final!

Leia mais

Emplacamento do carro: o que é?

Esse ato consiste em aplicar a placa alfanumérica original e única que corresponderá ao veículo. Um carro ou caminhão irá precisar de placas na frente e atrás, enquanto que uma moto ou triciclo só precisará possuir uma placa traseira para atender as especificações do Detran.

Leia mais

O CTB reforça que o emplacamento é completamente obrigatório por questões legais. O artigo 115 do mesmo diz o seguinte:

Leia mais

“O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.”

Leia mais

Dessa maneira percebemos o quanto o emplacamento se torna completamente necessário independente do veículo que esteja se referindo.

Leia mais

Por qual motivo o emplacamento é tão importante?

Conseguimos ver que existem exigências legais reafirmando a necessidade do emplacamento correto, mas por qual razão isso é tão importante? As placas de cada veículo são absolutamente únicas, fazendo que com a combinação alfanumérica, seja possível consultar todas as informações de identificação do referido.

Leia mais

Dessa maneira, para que o veículo possa transitar livremente nas vias públicas, é necessário que a placa de identificação esteja correta. Não só documentos são necessários ao ser abordado por uma autoridade competente, a placa única também deve estar presente.

Leia mais

Caso o condutor do veículo cometa qualquer infração de trânsito, leve ou grave, através da combinação identificatória será possível chegar com a punição até ele. O rodízio de veículos que acontece em algumas cidades também se dá pela numeração das placas.

Leia mais

Prazo para emplacar veículo novo

Quando se adquire um veículo novo, ainda é possível transitar com ele dentro do período de 15 dias sem ter executado o emplacamento. Porém, após esse período o proprietário estará arriscando receber uma multa no valor de R$ 293,47. A infração também é considerada grave e rende 7 pontos direto na CNH.

Leia mais

Fazendo o emplacamento do carro

Você já possui muito mais conhecimento sobre a importância e as exigências de se ter feito o emplacamento no seu carro novo. Porém, como deve ser feito o emplacamento?

Leia mais

Emplacamento de carro novo

No caso de um carro completamente novo 0 km, a única maneira de identificá-lo antes de ter sido feito o emplacamento, é através da numeração do chassi. Até o final de 15 dias após a emissão da nota fiscal de compra do veículo, é necessário que o emplacamento já tenha sido feito, ou acabará afrontando as exigências já citadas anteriormente nesse mesmo artigo.

Leia mais

Passo a passo da realização de um emplacamento no seu estado:

Leia mais
  • Vá até a unidade do Detran que possua no seu estado com todos os documentos necessários à mão. Dessa forma você estará apto a conseguir o número de Renavam e a combinação da placa;
  • Faça o pagamento corretamente do IPVA e das taxas que o Detran cobra;
  • Mostre ao Detran os comprovantes relacionados ao que precisava ser pago e consiga liberar a emissão do e-CRLV;
  • Esse CRLV pode ser então apresentado em qualquer agência conveniada que execute emplacamento após as taxas terem sido pagas.
Leia mais

Emplacando após perda ou furto

Na situação em que a placa do veículo acaba sendo furtada, perdida ou até mesmo sofrendo danos sérios, se exige que uma segunda via seja emitida. Como é o procedimento?

Leia mais
  • É necessário quitar os débitos que estejam em aberto do veículo: é possível consultar esses detalhes direto no site do Detran;
  • Execute uma vistoria do veículo em uma empresa apta a fazer vistoria (ECV);
  • Vá até a unidade do Detran do seu estado com todos os documentos que expliquem a situação. Solicite a segunda via de placa, que é necessário independente do tipo de veículo;
  • Pague a taxa que for cobrada no Detran para executar essa transação (apenas placas cinzas precisam);
  • Emita então novamente o CRLV como foi feito da primeira vez;
  • Vá até uma agência conveniada apta a colocar as placas.
Leia mais

O seu novo e-CRLV vai possuir já as informações da nova placa que tiver sido colocada, atualmente com o modelo Mercosul. A placa será fabricada após a chegada na agência que executa essa ação.

Leia mais

Mesmo que antes o seu carro tenha tido uma placa cinza, fazer o emplacamento agora fará com que adquira uma placa nos moldes Mercosul. O segundo número da numeração será mudado para uma letra.

Leia mais

Documentos para emplacar o carro

Não importa qual seja o motivo que o leve até o emplacamento, será necessário possuir em mãos todos os documentos relevantes quando for apresentar para o Detran do seu estado. RG, CPF e CNH são os mais óbvios que precisam ser levados, mas também é necessário o comprovante de residência e um decalque do chassi.

Leia mais

Para fazer esse decalque, apenas coloque um papel em brando por cima do número do chassi e passe o lápis de grafite por cima.

Leia mais

Dependendo de qual for a situação apresentada, pode ser exigido alguns outros documentos relevantes como o boletim de ocorrência em caso de furto da placa. Se a situação for muito específica, vale a pena entrar em contato por telefone com a agência do Detran que pretende ir, pois cada unidade pode ter um método diferente de trabalhar, apesar de que em teoria a padronização tinha que acontecer.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas