Infração 752-81

O trânsito é regido por leis claras e objetivas que visam garantir a segurança de motoristas e pedestres. Uma dessas normas é a obrigatoriedade de sinalizar a execução ou manutenção de uma obra em vias públicas, conforme estabelece o Art. 95, §1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia mais

A infração 752-81 ocorre quando o responsável por uma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, inicia a atividade sem a devida sinalização.

Leia mais

A penalidade para essa infração é a aplicação de multa. A constatação da infração é feita mediante abordagem, e o infrator pode ser tanto pessoa física quanto jurídica. Importante ressaltar que a competência para autuação é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 752-81 Ocorre

Um exemplo clássico da infração 752-81 ocorre quando uma obra é realizada em via pública com autorização do órgão competente, mas sem a sinalização exigida na autorização, como cones para desviar o fluxo de veículos.

Leia mais

Em situações como essas, a falta de sinalização adequada pode causar acidentes e transtornos ao trânsito, afetando a segurança e a mobilidade de todos que utilizam a via, sejam motoristas ou pedestres.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é possível recorrer. Para isso, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais para a defesa. Por exemplo, você pode argumentar que a sinalização estava presente, mas não foi percebida pelo agente de trânsito. Nesse caso, fotos ou vídeos podem ser utilizados como provas. Além disso, é possível questionar a regularidade e a legalidade do auto de infração, verificando se todos os dados foram preenchidos corretamente.

Leia mais

Lembre-se: o direito de defesa é garantido a todos os cidadãos. Portanto, se você acredita que a multa foi aplicada de forma injusta, não deixe de recorrer.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas