Infração 510-04

A legislação de trânsito brasileira é rica em detalhes e complexa, o que a torna um desafio para muitos motoristas. Uma das infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a entrega de veículo a pessoa sem as devidas adaptações impostas na concessão ou renovação da licença para conduzir, tipificada no enquadramento 510-04, conforme o artigo 163 combinado com o 162, VI.

Leia mais

Esta infração é considerada gravíssima, gerando penalidade de multa, retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e acréscimo de 7 pontos na carteira de habilitação do infrator. Vale ressaltar que, neste caso, o infrator é o proprietário do veículo, não o condutor, e a infração é constatada mediante abordagem pelos órgãos ou entidades de trânsito estadual e rodoviário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 510-04 Ocorre

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: João possui uma deficiência física que necessita de adaptações especiais em seu veículo para conduzi-lo, como um acelerador manual, por exemplo. Essas adaptações são registradas em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Certo dia, João permite que seu amigo, Carlos, dirija seu carro. No entanto, Carlos não tem a mesma necessidade de adaptações que João. Ao serem abordados em uma blitz, a autoridade de trânsito verifica as condições de habilitação de Carlos e as adaptações do veículo de João, constatando a infração.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Caso você seja autuado por esta infração, é possível recorrer. Para isso, é fundamental construir uma defesa sólida, baseada em argumentos técnicos e circunstanciais. Um exemplo de argumento técnico é a ausência de sinalização adequada no local da infração. Já um argumento circunstancial poderia ser a necessidade urgente e inadiável de utilização do veículo, como um caso de emergência médica.

Leia mais

Lembre-se, cada caso é único e a defesa deve ser personalizada para a situação específica. Portanto, é recomendável buscar a orientação de um profissional especializado em legislação de trânsito para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas