São tempos difíceis para proprietários de veículos. Com o alto preço da gasolina, é preciso jogo de cintura para economizar e não pesar o bolso no fim do mês.
Ainda assim, realizar a troca recorrente de pneus é uma forma de zelar pela sua segurança. Além disso, é, também, uma maneira de evitar multas, já que o bom estado do veículo é obrigatório pelas normas de trânsito vigentes.
O pneu remold – ou remoldado – tem sido uma alternativa muito usada pelos motoristas brasileiros, mas fica a dúvida: pneu remold é bom ou não é?
Neste artigo, você confere se vale a pena comprar esse tipo de pneu e algumas de suas características. Se informa, ainda, sobre o que o Código de Trânsito diz sobre trafegar com pneus desgastados ou “carecas”.
Boa leitura, condutor!
Pneu Remold é bom?
Vamos direto à pergunta central deste artigo: afinal, o pneu remold é bom ou não é? Bem, se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que pneu remold é, na verdade, pneu remoldado ou remodelados.
O que isso significa na prática? Significa que esse tipo de pneu é fabricado de uma forma diferente dos demais. Como matéria-prima, são usadas partes de outros pneus, de pneus usados. É, então, uma espécie de reciclagem de pneus.
Então, um pneu remold é um pneu usado que foi remodelado. Geralmente, o que se faz é refazer as partes principais dos pneus, principalmente aquelas que têm contato direto com a pista.
Mas pneu remold é bom ou não? Depende! Não há dúvida de que a principal vantagem destes pneus é o preço, muito mais baixo que um pneu completamente novo.
O que se ganha em economia, no entanto, pode ter consequências na segurança, já que a regulamentação para esse tipo de pneu ainda é muito branda no país. Então, é preciso cuidado na hora de comprar um pneu remoldado.
Como escolher um pneu remold?
Como eu disse no começo deste artigo, é inegável que a situação atual do país está complicada para motoristas, já que o preço da gasolina e diesel vem batendo recordes dia pós dia.
A melhor alternativa é um pneu novo, por questões de segurança e durabilidade. Mas, se por questões financeiras, você optar pelo remold, tenha alguns cuidados na hora de escolher. Veja:
– Confira o selo de certificação do INMETRO
– Informe-se sobre a data da reforma
– Pesquise sobre a reputação da marca do pneu
– Verifique as condições de segurança antes de comprar
– Tenha cuidado com compras online (em que não é possível ver o pneu com antecedência)
– Peça a orientação de um mecânico de sua confiança
Remold e meia vida é a mesma coisa?
Não! Um pneu remoldado e um pneu “meia vida”, como se diz popularmente, não são iguais. Como o nome já sugere, um pneu meia vida é aquele usado que ainda pode ser reaproveitado.
Por exemplo: pneus que, antes, eram usados em frotas de grandes empresas e que, agora, são vendidos a motoristas “comuns”. Esses pneus não são remoldados e, por isso mesmo, são ainda mais baratos que os remold.
Tenha cuidado se optar pelo “meia vida”, já que pode ser o famoso “barato que sai caro”, já que o pneu pode se desgastar mais rapidamente e ser necessário realizar a troca em pouco tempo após a compra.
Afinal, comprar ou não um pneu remold?
Como você viu até aqui, pneus novos são muito mais seguros que os pneus remold. Mesmo que os remoldados sejam certificados pelo INMETRO, o rigor da fiscalização ainda é muito distante do que acontece em outros países, como os europeus.
Se puder dar preferência a pneus novos, essa é a melhor opção. Contudo, caso decida comprar um pneu remoldado, tenha cuidado na hora de escolher, informe-se sobre a marca e veja o pneu com antecedência. É sua segurança que está em jogo!
Pneus “carecas”: o que diz o CTB?
Para responder a esta pergunta, é preciso conferir o que diz o art. 230 do CTB. De acordo com este artigo, conduzir veículo em mau estado de conservação é uma infração de trânsito de natureza grave.
Embora não cite especificamente os pneus desgastados ou “carecas”, essa situação pode sim ser enquadrada como “mau estado de conservação do veículo” e o proprietário pode ser multado em uma blitz. O valor da multa é de R$ 195,23 e são gerados 5 pontos na CNH.
Sobre este tema, também é importante verificar o que diz a Resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo essa Resolução, em seu art. 4, é proibido circular com pneus cujo desgaste da banda de rodagem atinja os indicadores.
É, ainda, proibido trafegar com profundidade remanescente da banda de rodagem inferior a 1,6mm, o que é constatado visualmente e através de indicadores de desgaste de pneus. Na hora de comprar um pneu remold, tenha atenção a tudo isso para evitar multas.
Conclusão
A dúvida principal deste artigo é sobre o pneu remold, os remoldados. Você viu que, embora sejam alternativas mais baratas, esses pneus podem trazer alguns riscos ao condutor do veículo.
Também viu o que dizem as normas de trânsito sobre trafegar com pneus em mau estado de conservação e quais são as penalidades previstas pelo CTB.
Ainda tem dúvidas? Fale com a minha equipe!