Pagar A Taxa De Renovação Da CNH: Como Fazer

No momento de renovar a sua CNH, existe uma taxa a ser paga, porém, ter outras pendências com relação a mesma pode ser um problema na hora. O ideal é que para a renovação da CNH ocorra tranquilamente, todos os débitos precisam ser quitados.

Leia mais

É necessário estar em dia com as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que são fiscalizadas pelos órgãos responsáveis correspondentes de cada estado. Eles são quem avaliam o cumprimento das regras e liberam a regularização dos documentos gerais relacionados ao veículo. Todo motorista habilitado passou por um órgão com esses parâmetros e cobranças.

Leia mais

Caso haja alguma pendência com relação a sua CNH, corra atrás para entender o que precisa ser feito e quais procedimentos a serem seguidos. Dessa maneira, será muito mais fácil regularizar a situação da carteira de motorista. Ou seja, caso tenha qualquer problema, pode ir até o Detran de seu estado para fazer a regularização, mas claro que sempre recomendamos uma verificada na internet antes, afinal, muitas coisas já podem ser resolvidas online.

Leia mais

Até o final desse artigo, você entenderá a importância de estar com tudo em dia para pagar a taxa de renovação da CNH, como fazer esse pagamento e algumas outras recomendações que podem ser importantes!

Leia mais

Quando preciso renovar a CNH?

Caso você não queira parar de dirigir, o recomendado é que a renovação da CNH seja feita antes do vencimento. O procedimento é obrigatório a todos os motoristas, afinal, não é permitido conduzir um veículo com a habilitação vencida.

Leia mais

Quer saber quando sua CNH vai vencer? Não tem nenhum erro, basta pegar o seu documento e olhar na região que consta o vencimento. Dessa maneira será possível se programar para não perder a data.

Leia mais

Dirigir com uma habilitação vencida é uma infração gravíssima, e caso seja parado por um dos agentes competentes que faz a fiscalização, a multa a ser paga é de R$293,47. São 7 pontos na carteira e por conta do teor da infração, o limite de pontos já desce de 40 para 30 caso seja a primeira cometida. Se for a segunda, o limite de pontos já descerá para 20.

Leia mais

Caso ainda haja tempo até o vencimento da habilitação, recomendamos fortemente que a taxa seja paga e os exames sejam agendados, pois é muito fácil perder os dias se não estiverem sendo contabilizados corretamente.

Leia mais

Qual é o prazo de vencimento da CNH?

Não faz muito tempo que a Lei referente aos prazos de vencimento da CNH teve alterações. É importante lembrar que esses prazos não são universais, eles variam realmente com a idade do motorista. A lógica é que, quanto mais velho o motorista, menor o intervalo entre cada renovação da CNH.

Leia mais

Seguindo essa lógica, a validade da CNH por idade é de:

Leia mais
  • Motoristas com menos de 50 anos precisam renovar a CNH a cada 10 anos;
  • Motoristas entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos;
  • Motoristas com 70 anos ou mais precisam renovar a CNH a cada 3 anos.
Leia mais

Atenção: esses prazos ainda assim estão sujeitos a alterações caso o examinador acredite que seja necessário, ou seja, o prazo pode ser menor do que o apresentado.

Leia mais

Multas em aberto impedem a renovação da CNH?

Sim! Ter multas em aberto ou alguma outra restrição pode acabar impedindo que a sua CNH seja renovada. Então, quando estiver no prazo de renovação, antes de tudo, verifique no site do Detran do seu estado qual é a situação da sua CNH. Resolva todas as pendências que estiverem direcionadas a mesma e então você poderá renovar a sua CNH com tranquilidade.

Leia mais

Caso o motorista tenha excedido o número de pontos nos últimos 12 meses, lembre-se que a CNH está suspensa. Existem também situações piores que podem até mesmo levar à cassação da CNH. Fique sempre ciente de quais são as pendências da sua habilitação para não haver erro.

Leia mais

Como realizar a renovação da CNH?

Hoje em dia já é possível executar a renovação da CNH de forma online, para isso é necessário acessar o site do Detran de seu estado. Claro que, ainda é possível fazer a renovação da CNH presencialmente com um agendamento.

Leia mais

Renovação da CNH categoria A e B - O próprio portal do Detran é bem intuitivo nesse sentido, não é necessário muitas preocupações. Ainda assim, um exame médico precisará ser feito com um profissional credenciado pelo Detran.

Leia mais

Renovação da CNH categoria C, D e E - Além do exame médico padrão, é necessário também o exame toxicológico a ser apresentado.

Leia mais

Atenção: Os motoristas que exercem uma atividade remunerada referente ao veículo precisarão também passar por um exame psicológico.

Leia mais

Taxa de renovação da CNH

É importante não se esquecer de que existe uma taxa para a renovação da CNH, porém, essa taxa não é fixa pelo Brasil.

Leia mais

Para encontrar o valor a ser pago, é necessário acessar o site do Detran referente ao seu estado e fazer uma busca por onde conseguir o boleto da taxa de renovação. O pagamento precisa ser feito em algum dos bancos conveniados que estarão listados possivelmente pelo Detran. Essas regras podem variar muito de acordo com os estados que forem o parâmetro.

Leia mais

Porém, a primeira troca de CNH, que acontece após um ano, não é considerada uma renovação do documento, pois o motorista irá abrir mão de sua Permissão Para Dirigir (PPD), para então conseguir uma habilitação real. A partir disso, os prazos de validade por idade vão passar a valer.

Leia mais

O valor da taxa inclui muitas coisas, uma delas é o valor de envio da nova habilitação direto para a residência do motorista. É de extrema importância que o endereço esteja listado corretamente no site do Detran, evitando assim mais problemas para o futuro.

Leia mais

Conseguiu entender a importância e outros aspectos que abrangem esse momento delicado de renovação de CNH? Afinal, qualquer multa que não tenha sido paga, pode se tornar um grande problema na hora da renovação. Esse é o tipo de “surpresa” que não é muito legal de se ter, ainda mais quando se está contando com os prazos de renovação de CNH para poder trabalhar.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas