Dicas Automotivas

Garrafa de Água no Carro pode Causar um Estrago que Você Não Imagina

Publicado por
Gustavo Fonseca
A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!
Poucas pessoas conhecem o perigo em deixar uma garrafa de água no carro

Estão sendo divulgadas, nas redes sociais, notícias relacionadas às consequências de deixar garrafas de água no carro.

Parece-nos, muitas vezes, estranho pensar que isso pode nos trazer resultados negativos, visto que ter um recipiente com água por perto é sempre recomendado para casos de emergência.

Porém, segundo o que tem sido relatado, garrafas de água têm causado pequenos incêndios dentro dos veículos.

O desconhecimento sobre essa informação é tão grande que, quando casos foram relatados nas internet, o número de acessos foi gigantesco, visto que as pessoas começaram a buscar mais informações sobre o perigo das garrafas de água.

Então, questiona-se como esses acidentes podem acontecer se uma garrafa de água parece tão inofensiva.

A questão não está propriamente na garrafa, mas sim no efeito que o calor do sol pode trazer ao material pelo qual a garrafa é composta somado à água que ela comporta.

Assim, uma garrafa vazia não traria problemas, já que o conteúdo é que pode contribuir para os danos no veículo.

 

Como é causado o efeito de aquecimento

Efeito do aquecimento

A água possui a mesma capacidade de uma lupa para centralizar calor.

Entrando em contato com o sol, ela aquece e, transmitindo seu calor ao material da garrafa, é capaz de aquecer qualquer material com que entra em contato.

Levando em consideração a concentração do calor que pode haver dentro do veículo, é muito fácil ocorrer um incêndio.

O que se torna ainda mais perigoso é o fato de o veículo, como todos nós sabemos, ser altamente incendiável por motivos de ser constituído, em sua boa parte, por materiais inflamáveis, como os combustíveis, por exemplo.

Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata de um ponto de calor associado a um veículo.

Quando for reutilizar suas garrafas plásticas, procure, então, não utilizá-las com a funcionalidade de armazenamento de água em veículos que ficam expostos ao calor do sol.

 

Outro motivo a menos para ter uma garrafa de água no seu veículo

Alternativas a garrafas plásticas

Sabemos o quanto seria importante termos uma fonte de água, mesmo que pequena, para uma emergência.

No entanto, é aconselhável buscar outras alternativas, como copos próprios para transporte de bebidas, que podem ser acoplados em um suporte disponível no veículo.

Os copos são capazes de proporcionar melhor qualidade de água para ser consumida, o que não é possível de se obter quando a água é armazenada em garrafas plásticas por um tempo não tão curto, ainda mais quando essas garrafas são aquecidas.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

 

Estudos alertam para o perigo

Estudo de Universidade Alertam para o risco

Segundo um estudo realizado na Universidade da Flórida, garrafas plásticas possuem uma substância, em sua composição, denominada Bisfenol A, que pode ser prejudicial à saúde.

Em temperatura equilibrada, essa substância não é capaz de se dissolver em grandes quantidades em produtos com os quais tem contato.

Porém, ao ser submetido a altas temperaturas, o Bisfenol A pode se misturar com outras substâncias, que, consumidas,  trazem riscos à saúde. Esses riscos consistem em alteração hormonal, pois a substância é capaz de realizar ações semelhantes a do estrogênio.

O estudo analisou 16 marcas de água e, inicialmente, nenhuma delas apresentou níveis consideráveis de Bisfenol A na sua composição.

Apenas depois de um tempo, durante o qual a garrafa esteve em contato com a água, é que os índices do produto cresceram de forma a se tornarem perigosos para a saúde.

Por isso, os pesquisadores alertam para que, ao ver uma garrafa de água em seu carro, não sabendo quando é que ela foi parar lá, não a utilize para beber.

Aproveite-a para outro fim, se for o caso, não ingerindo o líquido, ainda que esteja com sede.

 

Conclusão

Riscos de beber água deixada exposta ao calor em garrafa de plástico

Vê-se, assim, um motivo a menos para levar garrafas de água em seu veículo.

Não podendo utilizá-la para beber, evite deixar frascos com água dentro do carro, para que não acarretem problemas por superaquecimento no seu veículo, como os pequenos incêndios dos quais tratamos aqui.

É importante que todo condutor esteja atento ao que pode causar danos ao seu veículo, mesmo que sejam coisas muito pequenas e que, por vezes, parecem insignificantes.

E você, o que acha do perigo que as garrafas de água podem representar aos veículos?

Compartilhe conosco sua opinião e leve essa informação também para os seus amigos!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Ver comentários

  • Olá. Eu acho pouco provável que a água se aqueça dentro do recipiente, mesmo se exposta diretamente ao sol, a ponto de provocar um incêndio. O máximo que daria para perceber é que ela estaria mais para morna, ao contato com as mãos. Por outro lado, o que me chamou a atenção foi: ‘’ A água possui a mesma capacidade de uma lupa para centralizar calor’’. Isso é verdade e é fácil de comprovar, basta pegar uma embalagem transparente, encher de água e observar esse efeito. A conclusão que me parece mais óbvia é que o sol ao transpassar a água crie um foco de aquecimento em algum lugar no veículo provocando o incêndio. Quem já acendeu cigarros utilizando uma lupa sabe do que estou me referindo. Portanto, me parece que o ideal é apenas utilizar embalagens opacas, que impeçam a projeção da luz solar. https://uploads.disquscdn.com/images/b266f77c1e9dc97f235368838a777c33aa13841b1601e380699f5cfd7faa5d07.jpg

  • Boa noite, doutormultas. Como vai? Eu peguei minha permissão para dirigir em julho de 2003 e a mesma expirou em julho de 2004. Até agora não peguei minha CNH. Eu sou do Rj e, quero renovar minha carteira, pegar a CNH definitiva.

    O que eu devo fazer? Terei de fazer tudo de novo, exame médico, teórico? Eu olhei o CTB e lá não determina um prazo para renovação da CNH. O sr poderia me ajudar? Abraço e grande sucesso!

    • Olá, Roger! É um prazer lhe ajudar! Você deve apenas solicitar ao Detran a renovação. Não há problema algum na demora, o problema é dirigir um veículo com a cnh vencida há mais de 30 dias. Muito obrigado, abraço!!

  • O que está rodando na internet sobre a recomendação dos bombeiros trata-se do efeito lente que uma garrafa dágua pode produzir um incêndio. Não pé nenhuma das hipóteses aventada neste post. Eu li e acho plausível o efeito lente das garrafas pet com água. É só fazer um teste.

Publicado por
Gustavo Fonseca