Excesso de Velocidade

Nova forma de fiscalização assusta motoristas de SP

Publicado por
Gustavo Fonseca
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Fiscalização notifica motoristas pela velocidade média em São Paulo

Geralmente, os condutores, diante do radar eletrônico, reduzem a velocidade para evitar que ela seja identificada como excessiva.

Porém, essa medida em nada coopera com a manutenção da segurança, visto que, passado o trecho de fiscalização eletrônica, os motoristas voltam a acelerar.

 

Qual a nova forma de medição de velocidade?

É contado o tempo levado entre um radar e outro e comparado ao tempo que deveria ter sido utilizado

A fim de que não haja essa manipulação de velocidade para evitar multas, em algumas vias de São Paulo, a velocidade com a qual os veículos trafegam está sendo calculada com base em uma média geral das velocidades captadas.

Ou seja, é realizada a contabilização do tempo que o motorista levou de um radar a outro e a comparação ao tempo que ele levaria caso estivesse trafegando na velocidade permitida.

Os motoristas cuja velocidade média de tráfego está acima da permitida estão recebendo, a princípio, apenas notificações.

Isso se deve ao fato de não haver ainda nenhuma legislação que permita medir a velocidade por trecho, e não somente no local específico onde é feita a detecção da velocidade pelo radar.

O que diz o Código de Trânsito sobre a medida de velocidade?

o CTB prevê que os níveis de velocidade devem ser medidos de acordo com a velocidade máxima para o local

Para identificar excessos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os níveis de velocidade devem ser medidos de acordo com a velocidade máxima para o local, conforme o exposto no Artigo 218.

Por isso, os órgãos fiscalizadores afirmam que ainda não é possível autuar um motorista por excesso de velocidade ao longo do trecho, levando em conta a velocidade média, visto que o CTB não suporta essa prática.

Assim, seriam necessárias mudanças na Lei para que ela pudesse justificar as autuações para motoristas que diminuem a velocidade somente em local de alcance da fiscalização eletrônica.

O papel do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), nesse sentido, é buscar as alterações na Lei que permitam a punição de um condutor pela velocidade computada em tráfego de trecho mais longo do que o de alcance do radar.

Conclusão

Como podemos ver, a maioria dos condutores tem se preocupado muito mais com multas de trânsito do que com a segurança do sistema de trânsito como um todo.

Vemos esse equívoco pelo número de motoristas que, ao passarem o radar, diminuíram a velocidade, mas, longe do alcance da câmera, voltaram a exceder o limite.

Segundo estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego, relatado pelo Estadão, em um mês, 337 motoristas foram autuados em um determinado trecho de uma rodovia de São Paulo por excesso de velocidade.

No entanto, a pesquisa apontou que, naquele mês, 2753 veículos trafegaram acima da velocidade máxima permitida, de acordo com a sua velocidade média de um ponto ao outro da rodovia.

Por esse motivo é que medidas como o controle de velocidade média estão sendo tomadas pelos órgãos fiscalizadores.

Utilizando esse método de fiscalização, será possível aumentar a rigidez no controle do excesso de velocidade, cooperando para ampliar os níveis de segurança nas vias.

 E você, o que pensa sobre essa medida? Já conhecia a nova prática? Concorda com ela? Deixe a sua opinião!

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Ver comentários

  • Todas essas tecnologias utilizadas hoje só serve para lesar ou roubar o cidadão, você vê todos os dias acidentes com vítimas e o causador entra e sai pela porta da delegacia.... Então que enfiem os radares no rabo....

  • A medida por velocidade média não pode ser aplicada. O motorista não dispõe de recursos no veículo para saber se está dentro da velocidade média e, por isso, a medida se tornaria covarde e catastrófica. Em países desenvolvidos é utilizada apenas em trechos pequenos com alto risco, em pontes ou túneis. Aqui se tornaria certamente uma praga feita para arrecadar mais e teríamos em pouco tempo radares de velocidade média infestando todos os lugares, e sempre com velocidades absurdamente baixas para a realidade dos veículos atuais. Traria sérios problemas. Imagine, por exemplo, a quantidade de motoristas se arrastando em velocidades baixíssimas e colocando todos os demais em risco grave ao perceber que precisa diminuir sua média de velocidade antes de cruzar a "saída" de um segundo ponto de aferição. Nada mais absurdo e revoltante!
    Pensam somente em punir os cidadãos ao invés de pensar na formação de melhores condutores, como os alemães fazem... eta país eternamente tupiniquim...
    Vão dizer, ao bem do politicamente correto, que tudo isso é para a segurança... Mentira: é puramente para aumentar os lucros daqueles que se enriquecem com a indústria das multas. Segurança se aumenta com policiamento ostensivo e com preparação de motoristas melhores, passando pelo aumento do nível de exigência dos patéticos testes para obtenção da CNH.
    O próprio conceito de velocidade máxima está equivocadamente aplicado aqui. Fazem estudos e determinam que a velocidade desejável para o fluxo em determinado local é, por exemplo, 60Km/h.... aí fixam essa velocidade como a máxima...Francamente!!!! Nada mais ardiloso.... Se a velocidade desejável do fluxo de tráfego é 60Km/h, então a máxima deveria estar acima..... Mas não é isso que vemos ser aplicado nessa republiqueta que suga os recursos dos cidadãos de bem até não poder mais...
    A população deveria refletir sobre como o Estado tem avançado a passos largos sobre o pouco de liberdade individual que ainda temos.... Note que absurdamente ainda tem energúmenos que apoiam a ideia imbecil de instalação de localizadores para controle de todos os veículos em circulação.
    Só falta a próxima medida ser uma coleira no pescoço de cada um....

  • Com relação ao que se via na década de 90, o que percebo são as pessoas dirigindo mais e mais devagar, seja em ciclo urbano ou em rodovias. É enorme a quantidade de gente que tem trafegado muito abaixo inclusive da velocidade recomendada para a via (aqui erroneamente classificada como máxima).
    Sinceramente a única explicação para medidas mais duras e covardes com o cidadão no controle da velocidade é a queda da arrecadação com aplicação de multas....
    A própria reportagem é um retrato disso: cerca de 2.700 veículos flagrados em velocidade acima da recomendada no período de um mês.... 2.700 em quantos que passaram por lá nesse mesmo tempo??? Certamente o percentual daqueles que passaram acima da velocidade recomendada não é considerável... menos ainda se levarmos em conta aqueles que passaram mais de 20% acima da velocidade recomendável (e 20% acima deveria ser a máxima... ao invés de se classificar maliciosamente a velocidade recomendável como a máxima, tornando-se a tarefa de manter a velocidade correta tão exaustiva quanto andar na corda bamba).

  • Acho errado , vou dar um exemplo ao trocar de faixa por ultrapassar um carro mais lento ou caminhão por exemplo, tem que acelerar e isso óbvio vão aumentar a média da velocidade aí lá na frente tu leva uma multa pela média , ridículo isso , na boa tanta coisa para se mudar vai criar isso para arrecadar mais dinheiro para fins desses políticos corruptos, vai melhorar a saúde a educação porra , tma no cú

  • Muito obrigado por compartilharem a opinião de vocês! Muito legal ver as reflexões a partir do artigo.
    Acredito que o Brasil ainda não está pronto para essa modificação na fiscalização, afinal nossas vias são problemáticas em todos os sentidos!
    Quem sabe daqui alguns bons anos.. até lá é necessário ficar atento aos nossos direitos e obrigações!

  • Bom dia.
    Como fica uma situação em que o condutor tenha uma CNH registrada em MG, e anda em Sp com um veiculo registrado em SP?pelo que ouvi falar, se caso tomar multas os pontos não irão para o prontuario deste condutor.isto é verdade?isto se falando de multa de radar, e outros meios eletronicos;...

    • Olá, Elcia! As penalidade além da multa pecuniária são aplicada sim, mas você poderá consultá-las através do sistema do Detran do estado em que a infração ocorreu! Qualquer coisa estou à disposição.

      Telefones: (53)3307-4581; (11)943772677 - whatsapp e 08006021543.

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Gustavo Fonseca