Vale A Pena Comprar Carros Em Leilão? É Seguro?

É necessário um planejamento adequado para se adquirir um veículo. Porém, como já se sabe, comprar um carro zero não é a única forma, existe também a possibilidade de participar de um leilão. É possível evitar um custo muito alto na compra do veículo, mas também é preciso ter em mente o preço do combustível, manutenção, troca de peças e etc. Como analisar esses fatores num leilão?

Leia mais

Existe muito preconceito e falta de informação a respeito da origem dos carros de leilão. O carro pode vir com dívida do proprietário anterior? O quanto o carro foi utilizado? Onde conseguir todas as informações? Esses leilões ocorrem tanto no espaço físico quanto no espaço digital, e é preciso acompanhar os canais certos para saber quando os eventos ocorrerão.

Leia mais

Até o final do texto, vamos abordar o lado positivo e negativo sobre esse tipo de compra de veículos, e aprofundar mais no tema em si.

Leia mais

Leilão de Veículos

Apesar de ser uma atividade bem antiga, existem diversos tipos de leilões, não apenas aqueles que você vê em filmes e séries. São vários tipos de eventos diferentes com o objetivo de vender o veículo de uma vez.

Leia mais

O estilo do leilão impacta no momento da escolha do carro a ser comprado. É bom sempre ter algum tipo de indicação para o caso de valer a pena ou não adquirir um veículo. Vamos abordar então os principais tipos de leilões existentes. Logo abaixo vamos citar as diferenças entre os tipos mais comuns de leilões de veículos automotores.

Leia mais

Leilão do governo

Como funciona um leilão feito pelo governo? Basicamente os veículos que foram apreendidos pelo Detran do estado são colocados a leilão. Quando um proprietário de automóvel não consegue ou negligencia o pagamento do IPVA ou o licenciamento do veículo, o governo então busca outros compradores que estejam aptos a fazer o devido pagamento das taxas cobradas. Os donos anteriores desses carros não quitaram as dívidas e abriram mão de buscar o veículo no pátio. A intenção desse leilão é tirar esses automóveis do local.

Leia mais

Leilão de bancos

O leilão de bancos segue um princípio parecido com o leilão do Detran, pois ambos buscam solucionar a ausência do pagamento do que era devido. Nessa situação, quando os donos dos veículos não pagam mais o financiamento acordado com o banco, o mesmo retorna para a instituição que intermediou a compra. O veículo então é posto à venda para que haja um retorno financeiro adequado para a instituição.

Leia mais

Leilão de seguradoras

Os carros oferecidos em leilões pelas seguradoras costumam ser aqueles que foram recuperados de roubo ou furto, ou até mesmo por outro tipo de sinistro. Normalmente o veículo vendido dessa forma está mais danificado do que o oferecido pelos outros tipos de leilões.

Leia mais

Leilão de montadoras

Nessa situação, as montadoras estão interessadas em renovar a sua frota de veículos, ou então querem leiloar um carro que foi avariado durante o transporte. De qualquer forma, esse veículo vai então direto para um  comprador, pois não é interessante para as concessionárias que o mesmo seja vendido por elas.

Leia mais

Vale a pena adquirir veículos por meio de leilão?

É preciso antes de tudo analisar com cautela os motivos de se estar adquirindo o carro. É um investimento em um bem durável e de valor. Analisando os prós e os contras, cada comprador vai poder dizer se vale ou não a pena adquirir um veículo por meio de leilão. Nem o comprador e nem a empresa querem sair no prejuízo, portanto, o leilão pode acabar sendo a melhor alternativa.

Leia mais

Vantagens de adquirir um carro por leilão

O preço de um carro de leilão é mais em conta em comparação com um veículo de concessionária. É possível adquirir um carro dessa maneira com até 30% de desconto. Se for colocar em conta todos os valores gastos no momento de adquirir um automóvel, esse desconto pode fazer uma grande diferença e ser vantajoso para o comprador. Apesar do carro estar em leilão, pode ser que supra todas as necessidades do motorista.

Leia mais

Desvantagens de comprar um carro por leilão

Com certeza existem mais desvantagens do que vantagens na aquisição do veículo por meio de leilão. O carro em si pode apresentar diversas avarias que nem sempre estão claras no momento da aquisição. Existe também um certo ar de desconfiança no veículo, o que dificulta a execução de uma venda posterior. Muitas concessionárias optam por não adquirir um veículo com esse histórico.

Leia mais

Outra desvantagem bastante conhecida desse tipo de carro de leilão, faz referência ao seguro. Muitos carros adquiridos dessa maneira não conseguem uma cobertura adequada pela seguradora. E mesmo que aceitem cobrir o veículo, o valor em si acabará sendo maior do que se fosse um veículo de procedência confiável. Afinal, o automóvel pode já ter sido sinistrado ou vindo com defeitos não conhecidos.

Leia mais

Independente do tipo de leilão em que se adquiriu o veículo, é bem possível que o mesmo já tenha passado um tempo em pátio aberto, sujeito a variações climáticas. Um carro que vive tomando sol e chuva acaba sendo avariado em algum nível, o que dificulta então executar uma venda adequada.

Leia mais

Existem formas então de reduzir os riscos ao comprar um veículo por leilão. É muito importante pesquisar a procedência desse evento, e entender quem o está organizando para então entender a razão do carro estar sendo leiloado mais barato. Verifique principalmente o histórico do organizador e também se já houveram reclamações de compradores prévios.

Leia mais

Caso o leilão esteja sendo organizado por uma montadora, o risco é bem menor, pois geralmente é o próprio fabricante que está envolvido. Leilões organizados por seguradoras costumam envolver carros que já passaram por sinistros, e com mais chance de gerar problemas no futuro.

Leia mais

Um fator que precisa ser levado em consideração,  é a opinião de um mecânico de confiança. É comum que esses grupos que organizam leilões deixem os veículos num espaço disponível para o acesso, permitindo assim aos possíveis compradores fazerem uma checagem no veículo.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas