Um Silvo Longo e Seu Significado

Para aqueles que são motoristas novos, é muito importante ter esses detalhes em mente. O guarda de trânsito irá sinalizar através dos silvos e gestos para que tudo possa fluir naturalmente da melhor forma possível.

Leia mais

Você sabe o que cada silvo do guarda de trânsito significa? Existe uma padronização de significado do conjunto de ações e silvos que o guarda pode executar para passar os comandos rapidamente aos carros e pedestres.

Leia mais

No geral existem três modos de executar o apito: um silvo curto é para o carro seguir; dois silvos curtos é para o carro parar; e um silvo longo é um comando que ordena que a velocidade do veículo seja reduzida. Vou falar disso mais adiante.

Leia mais

Infração de Trânsito: o que significa?

Uma infração de trânsito está relacionada a qualquer forma de desrespeito do que está prescrito no Código de Trânsito brasileiro (CTB). Existem essas regras que preveem uma conduta focada na segurança dos pedestres e dos motoristas, dessa forma, uma infração de trânsito estaria indo contra esse aspecto que está por trás de toda a legislação focada nos automóveis.

Leia mais

Os silvos e a comunicação que o guarda de trânsito executa é exatamente para garantir a segurança e a organização do trânsito, garantindo assim um fluxo muito mais seguro de carros e pedestres. Nesse momento, conhecer exatamente tudo que cada apito significa se torna de extrema importância.

Leia mais

Ignorar o guarda de trânsito é uma infração?

Esse é um dos grandes motivos para que todos os motoristas entendam todas as nuances dos apitos dos guardas. Não só os guardas, mas outros profissionais também podem estar executando esse exercício, como por exemplo os militares.

Leia mais

Ignorar uma ordem de parada é considerado não só uma infração, mas se enquadra como crime de desobediência e as consequências podem ser gravíssimas. Sem contar que você pode ser confundido com alguma pessoa que tem problemas com a lei e criar um problema muito maior.

Leia mais

Quanto é a multa por desobediência no trânsito?

O CTB já informa que é uma infração gravíssima a de desobedecer ordens de autoridades competentes de trânsito. Não vale arriscar pontos na carteira e às vezes até mesmo a segurança das pessoas dentro do veículo para escapar de uma situação em que já está errado.

Leia mais

Sempre fique atento aos guardas de trânsito e a todas as sinalizações, parando sempre que for pedido. O valor da multa por desobediência é de R$195,23.

Leia mais

E para evitar perder a sinalização do guarda de trânsito, é importante saber a velocidade adequada do veículo de acordo com a via que o mesmo está inserido.

Leia mais

Onde está indicado a velocidade máxima de cada via?

Em todas as vias mais utilizadas e movimentadas haverá um indicador por meio de placas (geralmente) da velocidade máxima a que um veículo pode chegar. De acordo com o tipo de veículo, a velocidade máxima vai variar.

Leia mais

É importante sempre ficar atento a isso para realmente poder responder a tempo as sinalizações dos guardas e profissionais de trânsito. Evitando até mesmo receber multas por excesso de velocidade ou pior, causar um acidente na via.

Leia mais

Velocidade máxima na BR

Vamos falar então da velocidade comum de cada tipo de via:

Leia mais
  • Vias locais: 30 Km/h;
  • Vias coletoras: 40 Km/h;
  • Vias arteriais: 60 Km/h;
  • Vias de trânsito rápido: 80 Km/h;
  • Vias de pista dupla 110 Km/h para os carros e motocicletas, 90 Km/h para outros veículos.
Leia mais

Existe velocidade mínima nas vias mais movimentadas?

A velocidade mínima em geral é de 40 Km/h e é preciso ficar atento para não andar devagar demais e acabar travando uma via inteira.

Leia mais

Qual a velocidade mínima permitida em uma rodovia sinalizada com a velocidade máxima de 100 km por hora?

Leia mais

100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; 90 km/h para os demais veículos.

Leia mais

O que significa um silvo longo do guarda de trânsito?

Você já entendeu a importância de controlar a velocidade do seu veículo de acordo com a via que ele está inserido, vamos agora responder a pergunta sobre o que significa cada um dos silvos, pois até mesmo os motoristas mais antigos podem já não ter mais isso tão fresco na memória.

Leia mais

Lembrando que todos esses avisos sonoros são acompanhados de gestos padronizados do guarda de trânsito!

Leia mais

Tipos de silvos e o que significam

Leia mais
  • Silvo curto: indica que é para o carro seguir;
  • Dois silvos curtos: é indicação para o veículo parar;
  • Silvo longo: indica que o automóvel deve reduzir a marcha que está sendo utilizada.
Leia mais

Ou seja, um silvo longo vindo da autoridade competente do trânsito, indica que o veículo deve reduzir a velocidade. E mesmo que você não fique satisfeito em andar mais devagar em uma via conhecida, lembre-se que acidentes acontecem, assim como obras e outras situações similares que podem levar a uma situação atípica.

Leia mais

Não perca tempo se indignando com o trabalho das autoridades de trânsito, pois muitas vezes esse ato está relacionado com o aumento da segurança e da organização daquela via que é utilizada.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas