Dicas Para Trocar o Cabo de Embreagem Em Caso de Quebra

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Trocar cabo de embreagem é um tipo de serviço que muitos condutores sequer sabem que pode ser necessário fazer.

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Mas ter um veículo é estar sujeito a imprevistos.

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Então, nessa hora, é chegado o momento de colocar em prática um pouco do que aprendeu nas aulas teóricas da sua formação como motorista.

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Ainda lembra delas?

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Uma das primeiras lições era sobre o significado dos pedais do carro.

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Afinal, imagine o risco de um motorista confundir o pedal do acelerador com o do freio.

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Assim, é de conhecimento de todos que o pedal da esquerda é a embreagem.

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Entretanto, o pedal é apenas a parte mais visível do sistema de embreagem que funciona longe dos olhos dos motoristas.

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Você sabe o que é e como ele opera?

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Ou poderia dizer por que o cabo de embreagem quebra?

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Não se preocupe se você não sabe as respostas para essas e outras perguntas sobre cabo de embreagem.

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Este é o artigo mais completo sobre o assunto.

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Vamos explicar as funções do cabo de embreagem da moto e do carro, como trocar embreagem e quanto custa.

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Além disso, você vai conferir uma série de dicas para a melhor conservação do componente.

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Então, siga a leitura e fique por dentro do assunto.

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Funções do Cabo de Embreagem

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Para falar do cabo de embreagem, primeiro temos que explicar a função desse sistema.

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De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marun, “a embreagem é um conjunto mecânico que tem por objetivo interromper a rotação do motor que é transmitida ao câmbio”.

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O especialista destaca ainda que, quando isso acontece, o câmbio fica parado (ou quase parado).

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É nessa hora que o condutor realiza a troca de marchas, que nada mais é do que uma mudança das engrenagens.

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E é o sistema de embreagem que permite isso ocorra sem o atrito que gera o barulho característico de “marcha arranhando”.

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Como é possível perceber, a embreagem é essencial para o bom funcionamento do veículo.

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Agora, vamos falar da função específica do cabo de embreagem.

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A esse componente compete a tarefa de desacoplar as placas da embreagem.

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E quando isso acontece?

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Acontece no momento em que o motorista pisa no pedal da embreagem e as engrenagens do sistema funcionam da forma esperada.

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O problema é que o cabo de embreagem com mal funcionamento pode tornar impossível mexer o pedal da embreagem.

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E se o cabo de embreagem quebrar, o pedal ficará totalmente no “chão”.

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Na prática, impossibilitará a troca de marchas.

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Se isso acontecer, não tem outro jeito: será necessária a substituição do cabo da embreagem.

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Descubra no próximo tópico mais sobre as razões que levam o cabo de embreagem a quebrar.

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Por Que o Cabo da Embreagem Quebra

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Uma das razões da quebra do cabo da embreagem é o prazo de validade do item.

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Assim como outras peças do carro, o cabo de embreagem também precisa ser substituído.

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Outra razão é o desgaste provocado por condutas inapropriadas ao dirigir.

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Ou seja, aprender a dirigir bem pode salvar o seu cabo de embreagem.

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A verdade é que o sistema de embreagem precisa estar em perfeita sincronia para realizar a troca das marchas.

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O desgaste de uma peça (o rolamento, por exemplo) vai prejudicar aos poucos as demais.

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O resultado é que será gasto mais dinheiro para a substituição daquilo que não está funcionando bem.

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Por isso, além de ser cuidadoso ao dirigir, faça sempre a manutenção preventiva no seu veículo.

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Se não for assim, terá que aprender como trocar cabo de embreagem, que é o assunto sobre o qual falaremos agora.

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Como Trocar o Cabo da Embreagem – Dicas

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Você sabia que é possível realizar a troca do cabo de embreagem sem precisar levar o veículo a uma oficina mecânica especializada?

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Se você não tem experiência no assunto, pode achar impossível.

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Mas não é!

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Se você possui uma Kombi, por exemplo, veja neste link como fazer a substituição.

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Seja qual for o seu veículo, a primeira dica é contar com uma série de ferramentas, como recomenda este artigo.

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Afinal, você quer realizar um conserto sem danificar as peças que funcionam bem no seu veículo, não é mesmo?

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Tenha em mãos os seguintes itens:

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  • Um novo cabo de embreagem

  • Cavaletes de segurança;

  • Macaco;

  • Alguns panos;

  • Graxa;

  • Alicate de pressão;

  • “T” para soquete;

  • Soquetes 17mm e 19mm;

  • Extensão para soquete.

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Muito importante: também utilize óculos de segurança, porque você irá ficar embaixo do carro e poderá cair terra ou óleo em seus olhos.

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Não esqueça que a segurança sempre vem em primeiro lugar.

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Aproveite o serviço e faça a troca do flexível da embreagem.

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Realizando a troca - passo a passo

Agora, veja o passo a passo para realizar a substituição.

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Veja que ele é extenso, mas bem detalhado. Tudo que você precisa para fazer um serviço bem feito.

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1. O primeiro passo é soltar a pedaleira que é fixada por dois parafusos de 17 mm;

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2. Ao soltar o cabo do acelerador, remova totalmente a pedaleira;

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3. Ao suspender o carro, coloque-o no cavalete e retire a roda com a chave 19 mm;

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Mas qual roda deve ser retirada? A roda que está no lado do motorista.

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4. Tirar o cabo de embreagem velho é fácil: basta soltar a borboleta de regulagem;

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5. Utilize o pano e limpe a graxa do cabo

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6. Se o cabo de embreagem não estiver arrebentado, tire-o pela pedal;

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7. Pegue o novo cabo de embreagem e o coloque no local

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8. Comece pelo túnel e unte muita graxa antes disso;

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9. Chegou a hora de trocar o flexível;

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10. Vá para baixo do carro e ache o velho flexível;

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11. Tire o flexível velho;

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12. Com a pedaleira, ache o gancho que prende o cabo;

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13. Use um pequeno fio para manter o cabo no lugar;

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14. Depois disso, encaixe a pedaleira e aperte os parafusos de 17 mm;

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15. Deixe o pedal da embreagem na posição para baixo e encostada no assoalho do veículo;

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16. Instale o novo flexível;

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17. Monte o guarda-pó (borracha);

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18. Ponha a borboleta de ajuste com a finalidade de prender o cabo;

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19. Deixe o flexível com uma pequena curvatura;

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20. Levante o pedal da embreagem;

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21. Dê cerca de 10 pisadas no cabo;

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22. Ajuste a borboleta. Mas cuidado: deixe folga de 1 a 2 cm;

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23. Realize o teste das marchas.

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Importante: utilize o alicate de pressão de forma a segurar o cabo e, então, gire a porca borboleta com seus dedos.

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Perceba que é um trabalho que requer algum cuidado.

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É possível realizar o serviço em casa.

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Mas se você achar se não consegue, leve seu carro para uma oficina mecânica especializada.

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Preço Médio

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A média dos valores fica entre R$ 50 e R$ 150.

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Como é possível ver, não é um custo muito alto.

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A nossa dica é procurar com atenção em vários sites da internet para encontrar o preço mais baixo e um produto de qualidade.

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Mas fique atento para não comprar o cabo de embreagem errado.

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Veja no próximo tópico as diferenças entre o cabo de embreagem das motos e dos carros.

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Cabo da Embreagem Moto x Carro

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De maneira geral, os cabos de embreagem de motos e carros não possuem preços muito caros para substituição.

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Em ambos os casos, o cabo é fundamental para que as marchas sejam trocadas sem desgastar outras peças do sistema de embreagem.

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Como já falamos da embreagem do carro, abordaremos agora algumas características da embreagem da moto.

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De acordo com este site, era muito frequente no passado que o cabo de embreagem da moto quebrasse com frequência.

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Nos dias de hoje, isso mudou porque o material do qual é feito o cabo possui uma qualidade muito melhor.

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Mas como perceber que a moto está com problemas no cabo de embreagem?

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Para isso, fique muito atento à alavanca de embreagem.

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Se ela começar a ficar mais dura do que o normal, é provável que exista um problema com o cabo de embreagem.

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Uma dica é lubrificar o cabo para prolongar a sua vida útil.

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E isso é muito simples: coloque óleo na junção do cabo com a manete e perceba se o óleo escorrega até o fim.

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Para que isso aconteça com maior facilidade, escolha um óleo bem fino.

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Muitos motociclistas gostam de utilizar óleo em spray.

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Não é incomum que muitos eles guardem um cabo de embreagem reserva junto com o cabo em uso.

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A razão é simples: em caso de quebra, a substituição é imediata.

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E o que fazer se o cabo de embreagem da moto quebrar?

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Aqui, percebemos a maior diferença com relação ao sistema de embreagem do carro: se ele quebrar, a única solução é se dirigir a uma oficina mecânica especializada.

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O carro simplesmente não irá funcionar sem o sistema de embreagem.

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Mas na moto a situação é diferente.

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Na realidade, o problema é bem menor do que acontece com o automóvel.

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Por um tempo, o câmbio da moto irá realizar a troca das marchas sem maiores percalços.

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Mas o maior problema será mesmo a saída.

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O que fazer?

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Muitos proprietários de motos de pequeno e médio porte engatam a marcha mais longa e apertam o botão da partida elétrica.

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E as motos que são maiores?

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Grande parte das motos maiores possuem o comando hidráulica, ou seja, não possuem cabo de embreagem.

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20 Dúvidas Comuns Sobre a Embreagem

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Reunimos aqui algumas perguntas que você possivelmente já deve ter ouvido.

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Saiba agora as respostas.

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  1. Existe algum teste que o motorista possa fazer para saber se a embreagem está em boas condições?
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Sim. De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marun, o teste é bem fácil e pode ser feito por qualquer pessoa que não possua conhecimentos sobre carros.

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Em primeiro lugar, dirija seu carro por alguns poucos metro e pare.

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Depois, conte até o número três e engate a ré.

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Se você ouvir um barulho estranho, o problema é a embreagem.

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Existe uma série de problemas que o motorista pode identificar na embreagem se ficar de olho nos sinais que o veículo dá.

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  1. Quais são os sinais de problema no sistema de embreagem?
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É possível apontar pelo menos quatro sinais.

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O primeiro sinal é o pedal duro do carro.

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Isso significa uma coisa: a existência de desgaste entre as molas do platô e o atuador.

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O segundo sinal é a trepidação do veículo.

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Você já reparou que a cada mudança na marcha o veículo trepida?

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Isso significa que o platô ou o disco estão empenados.

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O terceiro sinal é o ruído aquele de “marcha arranhando”.

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Esse barulho acontece na hora de trocar as marchas e o motorista pisa fundo na embreagem.

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Se o motorista ouvir o desconfortável barulho de ferro com ferro, o jeito é procurar uma oficina especializada.

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O quarto sinal de problema acontece quando o pedal da embreagem está muito “em cima” ou muito “embaixo”.

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Saiba mais sobre os problemas no sistema de embreagem dos veículos neste outro artigo.

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  1. Será que existe um prazo de vida útil para o sistema de embreagem?
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Sim, existe: cerca de 40 mil quilômetros.

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Mas se os motoristas não fizerem bom uso do sistema de embreagem, a substituição pode ocorrer antes dos 10 mil quilômetros.

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Atenção: se você for um motorista que utiliza bem a embreagem, é possível chegar até os 100 mil quilômetros.

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Se você tiver alguma dúvida sobre o prazo de validade do sistema, consulte sempre o manual do proprietário.

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  1. Onde fica localizada a embreagem?
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Entre a caixa de câmbio e o motor do veículo.

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  1. Por que o sistema de embreagem é tão importante?
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A razão é muito simples: sem o sistema de embreagem, o veículo não sairia do lugar.

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Seria impossível arrancar, frear ou mesmo parar o veículo.

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Veja só: a embreagem “leva” a força que tem origem no motor para o câmbio e para as rodas.

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  1. É verdade que o sistema de embreagem dá muitos problemas?
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Depende.

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É fato que a embreagem é muito utilizada e a consequência disso é um maior desgaste.

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A nossa recomendação é ficar de olho nos sinais que o carro dá de que a embreagem está com problemas.

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Não deixe o problema piorar.

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Sim, você vai gastar dinheiro.

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Mas se não consertar logo o problema, no futuro, será gasto ainda mais dinheiro para o conserto.

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  1. É verdade que existem consequências para o carro quando o motorista arranha a marcha?
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Com certeza, é verdade.

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Veja o que diz esta reportagem da Quatro Rodas:

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“O engate forçado durante a troca de marchas pode quebrar ou tirar ‘lascas’ dos dentes das engrenagens do câmbio. Essas ‘lascas’ ficam no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele atrai essa limalha.”

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No momento que o óleo do câmbio for trocado, será possível ver as partículas porque elas estarão grudadas no ímã do bujão.

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Se isso acontecer, o óleo deverá ser substituído o mais rápido possível.

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Se você não fizer isso, a situação pode ficar ainda pior.

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Os pedaços de metal irão prejudicar o funcionamento de outras engrenagens do câmbio.

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8. É verdade que os veículos com muita quilometragem ficam com o pedal da embreagem mais rígido?

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Sim, é verdadeira essa questão sobre a alta quilometragem.

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E existe uma explicação lógica para isso.

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No momento que o sistema de embreagem fica desgastado, possivelmente a mola do disco perdeu entre 20 e 30% de sua flexibilidade.

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E isso somado ao desgaste da mola do platô deixa apenas uma coisa a ser feita pelo motorista.

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Você já deve imaginar o que é, não é mesmo?

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Será necessário substituir o conjunto da embreagem.

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  1. Mas o que realmente causa o desgaste da embreagem?
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São duas as principais causas: a temperatura elevada e os choques mecânicos.

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Por isso, é preciso tomar cuidado ao acionar o sistema de embreagem.

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  1. Quais seriam as dicas para desgastar menos o sistema de embreagem?
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Na hora de executar a troca de marchas, realize de maneira suave.

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Também tome cuidado para usar a embreagem somente quando for realmente necessário.

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Procure nunca “descansar” o pé no pedal, ou seja, apenas o acione quando for necessário.

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Evite o que muitos motoristas fazem: nunca “segure” o veículo com a embreagem e o acelerador quando estiver em um aclive.

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11. Qual a outra função da embreagem além de fazer o carro rodar?

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A outra função é agir de forma a reduzir os ruídos e desgastes nos componentes do sistema de transmissão.

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  1. Quais são os componentes mais importantes do sistema de embreagem?
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Rolamento, disco e platô.

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  1. O que é disco de embreagem?
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O disco de embreagem é uma peça que liga o motor e a transmissão do veículo.

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  1. Qual a função do disco de embreagem?
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De acordo com o blog Canal da Peça, o disco de embreagem tem como função originar o atrito do qual depende a transmissão da rotação do motor para o câmbio.

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Isso possibilita as trocas de marchas suaves.

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Além disso, o disco de embreagem protege o sistema de transmissão e o propulsor de possíveis sobrecargas.

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Em outras palavras, ele é vital para o funcionamento do sistema de embreagem.

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  1. Quais são as dicas para fazer o disco de embreagem durar mais tempo?
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Procure não reduzir a velocidade de forma brusca.

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Em nenhuma hipótese carregue mais peso no veículo do que o recomendado pela manual do proprietário.

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Se você possui o hábito de deixar o pé no pedal da embreagem mesmo sem usá-lo, procure se reeducar.

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  1. Como funciona o disco de embreagem?
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No momento em que o disco de embreagem é acionado pelo platô ao volante do motor, ocorre a transmissão do torque do motor à transmissão.

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Quando o motorista pisa no pedal da embreagem, o movimento é transmitido pelo cabo em direção ao garfo de embreagem.

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Por sua vez, o garfo libera o disco de embreagem e interrompe o torque.

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  1. Quais são os sinais de que o disco de embreagem está com problemas?
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Vamos citar alguns deles:

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  • Acionamento pesado do pedal de embreagem;

  • Dificuldade de engatar as marchas;

  • Trepidação do pedal de embreagem;

  • Transmissão de torque do motor patinando;

  • Ruídos no acionamento.

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  1. O ruído na embreagem indica que o rolamento está estragado?
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Pode ser, sim.

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De acordo com o portal Terra, o rolamento estragado também recebe o nome de colar da embreagem.

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O maior desgaste do rolamento pode ter sido causado por uma lubrificação ruim ou pelo tempo de uso.

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Mas se o seu carro passou por algum local alagado, a enchente também pode ter estragado o rolamento do veículo.

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A função do rolamento é vital: empurrar o platô.

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Se o rolamento não estiver funcionamento bem, a embreagem pode acabar pifando.

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Se o problema for lubrificação do rolamento, a única saída é a substituição da peça.

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Mas também existem outros motivos para o sistema de embreagem fazer um barulho incômodo.

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O disco de embreagem pode estar quebrado ou mesmo a mola de retenção pode estar frouxa.

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  1. Por que andar com o pé no pedal da embreagem pode danificar todo o sistema de embreagem?
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Se você fizer isso com muita frequência (muitos fazem sem perceber), a embreagem pode simplesmente parar de funcionar de forma repentina.

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Veja o que diz o supervisor do Senai no Rio de Janeiro, Edilson Caldas:

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“Quando você fica com o pé no pedal, pressiona a embreagem, afasta o platô do disco, e promove o lixamento dele”.

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O desgaste antecipado do disco causará o superaquecimento de todo o sistema de embreagem.

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Isso significa que, cedo ou tarde, a embreagem vai parar de funcionar.

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E é aí que mora o perigo.

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Existe o risco de acidente nesses casos.

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  1. O que o proprietário do veículo deve fazer quando a embreagem estraga?
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É necessário realizar a substituição de todo o sistema.

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Se você estiver longe de casa, a solução imediata é chamar um guincho com destino a uma oficina mecânica especializada.

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Como uma peça desgastada prejudica todo a embreagem, a dica é trocar o rolamento, platô e o disco de uma só vez.

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Vai sair mais caro, mas o problema será resolvido.

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Conclusão

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Neste artigo, vimos que o cabo de embreagem é um item muito importante para o funcionamento do veículo porque possibilita a troca de marchas.

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Se o sistema de embreagem estiver com problemas, será necessário levar o veículo a uma oficina mecânica especializada.

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Não é algo que possa ser negligenciado, até mesmo para a sua segurança ao dirigir.

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Ficou com alguma dúvida sobre cabo de embreagem?

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/voce-troca-marcha-e-ouve-um-ruido-saiba-identificar-problemas-na-embreagem.html
  2. http://blog.masada.com.br/5-problemas-e-suas-solucoes/
  3. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/verdades-e-mitos-sobre-a-embreagem/
  4. https://www.canaldapeca.com.br/guia-do-consumidor/disco-de-embreagem
  5. https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/chiado-na-embreagem-pode-ser-rolamento-estragado-entenda,1cc8796f02bbf310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
  6. http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/nao-e-mito-pe-na-embreagem-pode-danificar-o-carro,d0d6ee94afc7f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
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