Troca de Marcha da Forma Certa

A troca de marcha em um veículo, seja ele manual ou automático, é um aspecto fundamental da condução. A maneira como você faz a troca de marcha depende do tipo de transmissão do veículo que está dirigindo. Vou explicar como fazer a troca de marcha em ambos os tipos de transmissão e quando fazer a troca de marcha de maneira apropriada.

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Transmissão Manual:

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  • Familiarize-se com o painel de instrumentos: Observe o painel para identificar onde estão localizadas as posições das marchas. Geralmente, há um esquema de marchas indicado com números ou letras correspondentes a cada posição.
  • Posição inicial: Com o veículo parado e o motor ligado, pise no pedal da embreagem completamente. Isso desacopla o motor da transmissão e permite que você altere as marchas sem forçar o sistema.
  • Selecionando a marcha: Com o pedal da embreagem pressionado, mova a alavanca de câmbio para a posição desejada. Comece com a primeira marcha, normalmente localizada mais à esquerda e para cima (ou para baixo, dependendo do modelo de carro), e siga uma sequência padrão: segunda, terceira, quarta e quinta marcha (ou até sexta, em alguns carros).
  • Engatando a marcha: Após selecionar a posição da marcha desejada, gradualmente solte o pedal da embreagem enquanto simultaneamente pressiona o pedal do acelerador. Isso permite que o motor e a transmissão se conectem novamente, transferindo a potência para as rodas.
  • Reduzindo as marchas: Para reduzir as marchas, diminua a velocidade do veículo e repita o processo de pisar no pedal da embreagem, selecionar a marcha apropriada e soltar a embreagem gradualmente ao acelerar.
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Transmissão Automática:

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  • Em um veículo com transmissão automática, o processo é mais simples. Normalmente, você só precisa selecionar "D" (Drive) para a condução normal. A transmissão automática cuida da maioria das mudanças de marcha por conta própria, com base na velocidade do veículo e na carga do motor.
  • Além do "D", você pode ter outras posições, como "R" (Ré) para dar ré, "P" (Parking) para estacionar e "N" (Neutro) para liberar a transmissão e permitir a roda livre do veículo.
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Quando fazer a troca de marcha:

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  • A decisão de quando fazer a troca de marcha em um carro manual depende da velocidade, da carga do motor e das condições da estrada. O ideal é trocar as marchas em rotações adequadas para economizar combustível e prolongar a vida útil do veículo. Isso geralmente significa trocar as marchas quando a rotação do motor (indicada no conta-giros) estiver dentro de uma faixa saudável, geralmente entre 2.000 e 3.000 giros por minuto, mas isso pode variar de um veículo para outro.
  • Em um carro automático, a transmissão cuida da maioria das trocas de marcha. Você não precisa se preocupar com isso, a menos que queira usar uma marcha diferente, como "L" (Low) para maior frenagem do motor ou "S" (Sport) para uma condução mais esportiva.
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Quando a Troca de Marcha Deve Ser Feita

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Se todos os carros e motos trocassem de marcha a cada 30 km/hora, por exemplo, a tarefa do condutor estaria facilitada.

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Ele pegaria o volante de qualquer veículo e já saberia o que fazer para a troca de marcha.

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No entanto, isso muda conforme o modelo do automóvel ou da motocicleta.

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Acontece que não é possível existir uma regra universal para a troca de marcha, pois os veículos apresentam câmbios diferentes.

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Por exemplo, alguns têm quatro marchas, enquanto outros apresentam até seis.

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Para quem está tirando a primeira habilitação, a troca de marcha é um assunto que gera preocupações.

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O medo de errar ao passar a marcha costuma ser grande.

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Conforme o tempo passa, o motorista já não precisa mais olhar para o câmbio para saber em qual marcha está.

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Só esse fato já representa uma pequena conquista, não é mesmo?

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Mas saiba que até quem é experiente por vezes “erra” a marcha. Então, fique tranquilo.

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Voltando à questão central deste tópico, para descobrir quando fazer a troca de marcha, uma boa estratégia é observar o conta-giros.

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É bastante provável que seu carro tenha esse instrumento no painel, mesmo que o modelo seja básico.

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Você pode observar que, em geral, ele vai do 1 ao 8, ou próximo disso.

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Ao multiplicar por 1.000, você tem o número de giros do motor por minuto. Quanto mais alto o número, mais ele se aproxima da cor vermelha.

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Nesse caso, muita atenção: o vermelho é inimigo do seu carro.

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Giros muito altos são inadequados para o motor. Isso acontece quando se tenta “esticar” a marcha.

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Pode ser útil em situações específicas, como ao reduzir marcha para realizar uma ultrapassagem.

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Já no dia a dia, se você andar muito tempo em primeira marcha e alongar a arrancada, por exemplo, esse giro alto é prejudicial.

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Talvez não gere problemas imediatos, mas tenha a certeza de que a vida útil do motor, da caixa de câmbio e da embreagem será reduzida de forma significativa se você dirigir assim.

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Então, ao observar o conta-giros, você vai perceber que, em velocidades adequadas à marcha, ele se posiciona por volta de 2.000 giros. Por volta de 3.000 giros costuma ser um bom momento para a troca.

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Conforme se aproxima de 4.000 giros, já representa esticar demais a marcha.

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Mas vale lembrar que isso muda de veículo para veículo e tem a ver, inclusive, com a potência do seu motor.

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E a troca de marcha com o ouvido, como se faz? Falarei sobre isso a seguir.

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Audição ajuda na troca de marcha

Caso o seu veículo não tenha conta-giros, preste atenção em algumas dicas para você aprender a “ouvir” o motor.

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O segredo está em ouvir como o motor se comporta conforme acelera.

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Com o carro parado e sem marcha engatada (ou seja, no neutro), você pode pisar levemente no acelerador para identificar o seu barulho característico.

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O som deve ser muito próximo do que você vai ouvir se esticar demais a marcha, ou engatar uma marcha abaixo daquela que deveria estar sendo usada no momento.

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O ronco do motor será muito mais alto do que deveria. Mas fique atento à situação oposta.

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Ou seja, quando o motor fica falhando, com um som parecido com o de latas batendo e alguma trepidação no volante, é sinal de que você está em uma marcha acima da que deveria.

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Mas por que isso?

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Cada marcha é feita para desempenhar uma força específica.

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Por exemplo, a primeira, como é feita para a arrancada, precisa de muito mais força, logo, ela funciona em uma velocidade menor.

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Assim, se você tentar usá-la em uma velocidade maior, irá causar problemas para o seu carro.

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O mesmo vale para a quinta marcha. Ela é feita para alta velocidade e, se você a engatar a 30km/h, seu carro vai ficar falhando.

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Então, pode ser que você esteja se perguntando qual a velocidade ideal para cada marcha.

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Para descobrir, leia a próxima seção deste artigo.

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Velocidade Ideal Para Cada Marcha

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Você viu no tópico anterior que o conta-giros é um ótimo instrumento para guiar a troca de marcha.

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Mas tem como usar essa dica com o velocímetro?

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Infelizmente, não. E a explicação é simples.

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Um carro 1.0 vai exigir a troca de marcha em velocidades abaixo do que acontece em um carro de motor 1.8, por exemplo.

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Na prática, o seu conta-giros vai chegar antes aos 3.000 giros.

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Mas é possível seguir uma média, se você quiser se guiar pela velocidade certa para cada marcha.

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Para tanto, acho útil comentar as dicas do especialista em sistema de transmissão, Ricardo Lopes da Fonseca, conforme esta reportagem do site G1.

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Segundo o especialista, estas são as velocidades para a troca de marcha dentro da cidade:

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  • 2ª marcha: ao atingir 20 km/h;
  • 3ª marcha: entre 30 e 35 km/h;
  • 4ª marcha: entre 45 e 50 km/h; e
  • 5ª marcha: em 60 km/h.
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Lembrando que essa é uma estimativa e que o objetivo é que a troca de marcha não prejudique o desempenho do motor e favoreça o menor consumo de combustível.

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Na estrada, os valores mudam. Veja, a seguir, o que o especialista sugere se você for dirigir em estrada cujo limite de velocidade for de 120 km/h:

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  • acelerar em 3ª marcha até atingir 60 km/h;
  • usar a 4ª marcha até os 90 km/h; e
  • mudar para a 5ª marcha até os 120 km/h.
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Agora, você sabe o momento mais adequado para trocar a marcha quando estiver dirigindo.

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E para fazer a troca de marcha na moto, o que é necessário saber?

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Explicarei a seguir.

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Como Passar a Marcha na Moto

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A troca de marcha na moto tem suas características específicas.

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Primeiramente, considero importante comentar quais são as partes indispensáveis para trocar a marcha em uma moto com transmissão manual.

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  • Acelerador, que fica na manopla da mão direita.
  • Câmbio, que fica junto à manopla da mão esquerda e lembra o freio.
  • Seletor de marchas, que é uma barra que fica em frente ao pé esquerdo.
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Mas, então, como passar a marcha na moto? É importante que você aprenda a “ouvir” o motor, assim como sugerido com o carro.

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O som dela quando pede a troca de marcha é ainda mais estridente que o do automóvel.

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Da mesma forma, os solavancos quando ela está acima da marcha ideal também são maiores.

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Ou seja, é ainda mais fácil de perceber quando é preciso trocar a marcha na moto.

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A dica é treinar bem a audição, pois com o tempo será algo natural para você.

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Veja, a seguir, como fazer a troca em sua motocicleta.

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Como fazer a troca de marcha na moto

A partir de agora, vou explicar como trocar a marcha na moto.

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Fique atento aos passos a seguir, e verá que não terá erro!

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  1. Primeiro, você precisa apertar a alavanca de embreagem, como faria com o pedal de embreagem do carro;
  2. Quando fizer isso, baixe o acelerador, para a moto não ficar acelerando enquanto você faz a troca;
  3. Pise no seletor de marcha para fazer a redução ou empurre-o para cima para aumentar;
  4. Solte a embreagem devagar;
  5. Depois, gire o acelerador para aumentar o giro.
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É importante que você faça tudo em uma velocidade constante. Evite soltar a embreagem toda de uma vez ou acelerar com tudo.

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Normalmente, a primeira marcha da moto fica para baixo, enquanto as outras marchas ficam para cima no seletor.

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O ponto morto costuma ficar entre a primeira e a segunda marcha. Lembre-se de que a moto precisa estar em ponto morto para que você possa ligá-la.

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Viu como é simples?

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Agora que você já sabe como trocar a marcha em carros e motos, é interessante saber como fazer isso em outros veículos.

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Você dirige ônibus ou caminhões? Se sua resposta for positiva, então a próxima seção deste artigo é ideal para você!

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Troca de Marchas em Outros Veículos

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Assim como os automóveis têm câmbios diferentes, não é admirável que veículos de outros tipos também apresentem suas especificidades no que se refere à troca de marcha.

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Em veículos mais pesados, o som do motor quando acusa a necessidade de marcha não é igual ao realizado pelo automóvel ou pela moto.

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Na caixa dos veículos pesados, existe uma alavanca no próprio câmbio. Para baixo, a marcha é reduzida; para cima, você tem a marcha simples.

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É aconselhável sempre engatar a marcha reduzida primeiro. Funciona como em um carro, pois você vai precisar pisar na embreagem para fazer a marcha.

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Hoje em dia, os caminhões possuem um sistema inteligente, que só engata a marcha reduzida quando você pisa na embreagem.

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No painel do veículo, é possível observar uma luz, que indicará se a marcha reduzida está ou não engatada.

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Já o câmbio dos ônibus é muito semelhante ao do carro.

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Você só terá que aprender a ouvir o motor. Assim como o caminhão, que é mais pesado, o ônibus também irá pedir marchas em momentos diferentes.

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Você já deve ter notado que, para fazer a troca de marcha corretamente, é necessário prestar muita atenção.

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Mas saiba que esses cuidados são importantes para além disso, pois podem ajudá-lo a perceber problemas com o câmbio do seu veículo.

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Para saber quais problemas o câmbio pode apresentar, leia a seção a seguir.

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Problemas Que o Câmbio Pode Apresentar

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A partir de agora, você vai conhecer alguns problemas que o câmbio do seu veículo pode apresentar.

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Alguns deles estão diretamente relacionados à troca de marcha. Por isso, fique atento à lista a seguir.

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  1. Cheiro de queimado
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O primeiro problema é um cheiro de queimado, principalmente em marchas lentas. Isso pode significar alguns problemas. Entre eles, superaquecimento do câmbio.

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O baixo nível de óleo também pode ser uma causa. Se você sentir esse cheiro, leve seu veículo a um mecânico especializado.

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  1. Marchas que não encaixam
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O segundo problema é a falha no encaixe das marchas.

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Normalmente, isso ocorre por falta de óleo. Contudo, essa falha pode ser por outros problemas. Por isso, leve a um especialista.

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  1. Ruídos estranhos
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Se ruídos estranhos são percebidos mesmo em ponto morto, fique atento.

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Normalmente, isso é gerado por falha mecânica ou óleo com baixa viscosidade. Mais uma vez, leve ao seu mecânico.

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  1. Marcha que desencaixa sozinha
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Se a marcha desencaixa sozinha, isso pode significar um desgaste nas engrenagens do câmbio ou até mesmo problema na embreagem.

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  1. Patinagem
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Se isso ocorrer, leve seu veículo para revisão. Talvez seja necessário trocar a embreagem.

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  1. Vazamento de óleo
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Um problema simples de resolver, mas que causa muita dor de cabeça.

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  1. Trancos ao fazer a troca de marcha
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Normalmente, um mecânico resolve isso rapidamente. Então, não perca tempo.

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Uma forma de evitar problemas é levar o veículo ao mecânico regularmente, para fazer revisões.

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Sobre isso, falarei melhor no próximo tópico.

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Lembre-se de fazer as revisões periódicas

De quanto em quanto tempo você deve levar seu veículo para a manutenção preventiva?

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Para saber a resposta, basta consultar o manual do proprietário.

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Via de regra, isso deve ser feito a cada meio ano, ou a cada dez mil quilômetros percorridos; o que chegar primeiro.

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Além dos problemas relatados, há outros aos quais você precisa ficar atento se possui um automóvel com câmbio automatizado.

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Nele, a manutenção mais recorrente é a troca de embreagem. Outro problema comum afeta o “robô” que troca as marchas.

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Por isso, a cada 70 ou 80 mil quilômetros rodados, é importante fazer uma verificação.

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Lembrando que câmbios automatizados possuem embreagem, tendo todo o sistema idêntico ao de um câmbio manual, com a exceção de que é um robô que faz a troca de marchas.

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No câmbio automático, o sistema muda. As trocas de marchas são mediadas por conversores de torque.

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Além disso, existem engrenagens planetárias que são combinadas por meio de dispositivos hidráulicos.

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Problemas nesse tipo de câmbio são mais raros. Entretanto, quando ocorrem, os reparos costumam ser bem mais caros.

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E falando em câmbio automático, ele engata marcha? Leia o próximo tópico e descubra!

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Câmbio Automático Não Engata Marcha

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Conforme comentei anteriormente, o câmbio automático possui um conversor de torque.

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Diferentemente do câmbio automatizado, no qual um “robô” faz a troca das marchas, no automático, não há esse encaixe.

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Por isso, nesse tipo de câmbio, você não vai sentir a troca da marcha.

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Mas por que não engata marcha no automático? A explicação é bem simples.

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Sabe aquele conjunto de engrenagens planetárias das quais falei?

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Nele, existem três componentes principais, que são as engrenagens planetárias propriamente ditas, uma engrenagem coroa e a engrenagem solar.

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Todas as engrenagens planetárias giram ao redor da engrenagem solar. De fato, lembram planetas girando ao redor do sol.

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Então, nesse sistema, o conversor de torque vai identificando a rotação e a velocidade.

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É com base nessa informação que ele modifica o movimento dessas engrenagens.

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Isso altera o desempenho do veículo e muda a marcha, obviamente, sem precisar engatá-la.

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Ou seja, é um sistema mais suave, apesar de mais complexo.

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Antes de finalizar este artigo, ainda falta saber qual a melhor rotação do motor para economizar combustível.

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Por isso, não deixe de ler a próxima seção.

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Qual a Melhor Rotação do Motor para Economizar Combustível

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Em época de crise, uma das principais perguntas da maioria dos brasileiros é: como economizar combustível?

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Será que a troca de marcha pode ajudar nesse sentido?

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Em matéria publicada o professor técnico em automobilística do Senai, Melsi Maran, afirma que cada motor possui uma faixa ideal de força, de modo a buscar o melhor desempenho e maior economia.

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O que falei anteriormente sobre os dois a três mil giros para a troca de marcha continua valendo neste caso.

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Essa é uma rotação que aumenta a durabilidade do motor, do câmbio e da embreagem, além de economizar combustível.

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Para economizar ainda mais combustível, evite aceleradas bruscas e dirija de forma que a rotação não fique muito alta, aproximando-se dos seis mil giros, por exemplo.

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Outro aspecto importante diz respeito aos carros com injeção eletrônica.

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Eles não poupam combustível quando você anda em ponto morto, sem marcha engatada. Pelo contrário, eles gastam mais.

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O sistema de injeção eletrônica é “inteligente” e libera combustível de acordo com a necessidade.

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No entanto, quando o carro está em ponto morto, essa leitura não é feita e ele acaba mandando combustível mesmo em situações em que não necessitaria.

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Por isso, não ande na “banguela”.

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Além de não ser nada efetivo quanto ao consumo de combustível, aumenta o risco para você e sua família, pois o carro terá menos estabilidade e não contará com freio motor.

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E tem mais: diminui a vida útil dos freios, que irão esquentar demais. Ou seja, essa prática não vale mesmo a pena.

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Conclusão

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Neste artigo, você ficou sabendo tudo sobre a forma correta de fazer a troca de marcha.

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Espero ter ajudado a tirar dúvidas que você tinha a respeito do assunto.

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Não se esqueça de sempre prestar atenção aos sons emitidos pelo seu veículo, pois essa é uma boa estratégia para saber o momento certo para trocar a marcha.

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Resumindo, é muito importante que você conheça seu veículo, para entender os sinais que ele enviará a você.

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Se você é motociclista, não deixe de seguir o passo a passo que trouxe neste artigo para fazer a troca de marcha de maneira certa.

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Além disso, considere a sugestão de fazer revisões no veículo periodicamente, a fim de evitar os problemas mencionados.

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Você entendeu por que o câmbio automático não engata marcha? Deixe seu comentário se ficou com dúvidas.

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Por fim, siga as dicas que eu trouxe no final do artigo. Assim, você economizará combustível, evitando gastos desnecessários.

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Referência:

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  1. https://autopapo.com.br/noticia/cambio-automatico-uso-manutencao-funcionamento/
  2. https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-e-conta-giros-como-utilizar-como-funciona/
  3. https://www.carrodegaragem.com/como-passar-marcha-carro-moto-tempo-certo/
  4. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL764121-9658,00-VEJA+COMO+TROCAR+A+MARCHA+DO+CARRO+NA+HORA+CERTA.html
  5. http://blog.carcheck.com.br/carcheck/ponto-morto-tire-aqui-suas-duvidas-2
  6. https://autopapo.com.br/noticia/calendario-de-manutencao-preventiva-de-carros/
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