Tentando combater o velho hábito que alguns motoristas têm de tirar o pé do acelerador quando percebem que estão passando perto dos radares, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CRT) de São Paulo (SP), desde 1° de novembro de 2017, realizou teste de fiscalização do tempo e velocidade que os carros estão percorrendo de um ponto ao outro em certas vias. O resultado foi alarmante.
Radares posicionados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna, identificaram, em apenas um mês, 230 mil motoristas trafegando acima dos limites nas quatro vias. Ou seja, 3,8% dos condutores excedem o limite de velocidade nas vias monitoradas.
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Na Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, ocorreu o maior número de infrações. Foram 221 mil motoristas, 14,2% dos veículos que passaram pelos radares localizados na via, acima da velocidade permitida.
Ainda segundo o teste, o centro da cidade foi o local onde menos flagras foram obtidos. Na Avenida dos Bandeirantes, dos 2,8 milhões de veículos que trafegaram no mês de novembro, apenas 2,1 mil estavam acima do limite.
Já na Avenida 23 de Maio foram 0,5 % de motoristas flagrados e na Marginal Tietê 0,06%, ou seja, apenas 350 veículos registraram infração.
A diferença gritante de infrações entre um lugar e outro, segundo especialista em mobilidade urbana, em entrevista ao jornal Estadão, acontece por conta da densidade do trânsito, característica das avenidas do centro.
Portanto, a Jacu-Pêssego, que não se encontra no centro da cidade, é mais livre, permitindo que motoristas acelerem seus veículos ao transitarem por ali.
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A legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização. Segundo a lei, os radares devem ser fixos e devem estar localizados em apenas um ponto da via.
Com isto, ao calcular a velocidade média, instalando dois aparelhos, a Prefeitura de São Paulo não está autorizada a multar os condutores.
Mas, em comunicado, o município deixou claro que, desde o início, a ideia tinha um caráter educativo e o objetivo não era penalizar os motoristas com multas ou pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas sim alertá-los sobre os perigos de ultrapassar as velocidades permitidas, pois o número de atropelamentos nas vias paulistas ainda é alto.
Segundo o governo de SP, apenas em outubro foram 69 mortes em acidentes de trânsito na cidade. No mesmo período, em 2016, foram 73. É possível perceber que diminuiu, porém, a estatística ainda preocupa, já que o índice de atropelamentos neste ano já superou 2016 no mesmo período.
Assim como já foi dito, o teste utiliza dois aparelhos para medir a velocidade média. Quando o motorista passa pelo primeiro radar, o aparelho registra o horário e a velocidade do veículo.
Ao chegar no segundo, o condutor não deve ultrapassar mais rápido do que o tempo necessário permitido no trecho.
Ao invés do radar calcular a velocidade do veículo no momento em que passa pelo aparelho, o sistema precisa que o carro seja registrado em dois equipamentos.
Com isto, é feito um cálculo com base no tempo para percorrer a via e a distância entre o primeiro e o segundo radar, resultando, assim, na velocidade média.
Com esta apuração, é possível verificar se a velocidade do carro, ao passar a avenida, está maior do que a permitida.
Você sabe como os radares calculam a velocidade dos condutores? Leia mais neste artigo.
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Segundo o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se você transitar com velocidade além da permitida pelos radares, seja em rodovias, em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais, está cometendo infração e receberá uma multa.
Se a sua velocidade estiver 20% acima da máxima permitida, a infração é considerada média, e o valor da multa é de R$ 130,16.
Já quando o motorista passar entre 20% a 50% acima da velocidade permitida no trecho, a infração é considera grave, com multa no valor R$ 195,23.
Caso a velocidade esteja superior à máxima em mais de 50 %, você estará cometendo infração gravíssima, com multa multiplicada em 3 vezes, no valor de R$ 880,41, mais suspensão do direito de dirigir e apreensão da CNH.
Além disso, ultrapassar os limites de velocidade coloca em risco a sua vida e das demais pessoas que estão no trânsito. Por isto, pense duas vezes antes de acelerar ao dirigir.
Já conhece o Art.230 do CTB em que são descritas as infrações referentes à condução do veículo? Leia mais aqui.
Você acha que a iniciativa de SP poderá aumentar a consciência dos condutores? Acredita que a lei deveria permitir a multa para este tipo de radar que mede a velocidade média? Compartilhe aqui nos comentários sua opinião.
Referências:
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