Teste de Velocidade Média em SP Aponta Milhares de Infrações

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Tentando combater o velho hábito que alguns motoristas têm de tirar o pé do acelerador quando percebem que estão passando perto dos radares, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CRT) de São Paulo (SP), desde 1° de novembro de 2017, realizou teste de fiscalização do tempo e velocidade que os carros estão percorrendo de um ponto ao outro em certas vias. O resultado foi alarmante.

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Radares posicionados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna, identificaram, em apenas um mês, 230 mil motoristas trafegando acima dos limites nas quatro vias. Ou seja, 3,8% dos condutores excedem o limite de velocidade nas vias monitoradas.

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Na Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, ocorreu o maior número de infrações. Foram 221 mil motoristas, 14,2% dos veículos que passaram pelos radares localizados na via, acima da velocidade permitida.

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Ainda segundo o teste, o centro da cidade foi o local onde menos flagras foram obtidos. Na Avenida dos Bandeirantes, dos 2,8 milhões de veículos que trafegaram no mês de novembro, apenas 2,1 mil estavam acima do limite.

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Já na Avenida 23 de Maio foram 0,5 % de motoristas flagrados e na Marginal Tietê 0,06%, ou seja, apenas 350 veículos registraram infração.

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A diferença gritante de infrações entre um lugar e outro, segundo especialista em mobilidade urbana, em entrevista ao jornal Estadão, acontece por conta da densidade do trânsito, característica das avenidas do centro.

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Portanto, a Jacu-Pêssego, que não se encontra no centro da cidade, é mais livre, permitindo que motoristas acelerem seus veículos ao transitarem por ali.

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Cartas educativas ao invés de multas

A legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização. Segundo a lei, os radares devem ser fixos e devem estar localizados em apenas um ponto da via.

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Com isto, ao calcular a velocidade média, instalando dois aparelhos, a Prefeitura de São Paulo não está autorizada a multar os condutores.

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Mas, em comunicado, o município deixou claro que, desde o início, a ideia tinha um caráter educativo e o objetivo não era penalizar os motoristas com multas ou pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas sim alertá-los sobre os perigos de ultrapassar as velocidades permitidas, pois o número de atropelamentos nas vias paulistas ainda é alto.

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Segundo o governo de SP, apenas em outubro foram 69 mortes em acidentes de trânsito na cidade. No mesmo período, em 2016, foram 73. É possível perceber que diminuiu, porém, a estatística ainda preocupa, já que o índice de atropelamentos neste ano já superou 2016 no mesmo período.

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Como funciona o radar

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Assim como já foi dito, o teste utiliza dois aparelhos para medir a velocidade média.  Quando o motorista passa pelo primeiro radar, o aparelho registra o horário e a velocidade do veículo.

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Ao chegar no segundo, o condutor não deve ultrapassar mais rápido do que o tempo necessário permitido no trecho.

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Ao invés do radar calcular a velocidade do veículo no momento em que passa pelo aparelho, o sistema precisa que o carro seja registrado em dois equipamentos.

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Com isto, é feito um cálculo com base no tempo para percorrer a via e a distância entre o primeiro e o segundo radar, resultando, assim, na velocidade média.

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Com esta apuração, é possível verificar se a velocidade do carro, ao passar a avenida, está maior do que a permitida.

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Você sabe como os radares calculam a velocidade dos condutores? Leia mais neste  artigo.

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Ultrapassar a velocidade é considerado infração

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Segundo o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se você transitar com velocidade além da permitida pelos radares, seja em rodovias, em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais, está cometendo infração e receberá uma multa.

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Se a sua velocidade estiver 20% acima da máxima permitida, a infração é considerada média, e o valor da multa é de R$ 130,16.

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Já quando o motorista passar entre 20% a 50% acima da velocidade permitida no trecho, a infração é considera grave, com multa no valor R$ 195,23.

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Caso a velocidade esteja superior à máxima em mais de 50 %, você estará cometendo infração gravíssima, com multa multiplicada em 3 vezes, no valor de R$ 880,41, mais suspensão do direito de dirigir e apreensão da CNH.

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Além disso, ultrapassar os limites de velocidade coloca em risco a sua vida e das demais pessoas que estão no trânsito. Por isto, pense duas vezes antes de acelerar ao dirigir.

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Já conhece o Art.230 do CTB em que são descritas as infrações referentes à condução do veículo? Leia mais aqui.

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Você acha que a iniciativa de SP poderá aumentar a consciência dos condutores? Acredita que a lei deveria permitir a multa para este tipo de radar que mede a velocidade média? Compartilhe aqui nos comentários sua opinião.

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Referências:

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  1. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,teste-de-velocidade-media-em-sp-aponta-230-mil-infracoes-em-um-mes,70002105094
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