Mitos e Verdades Sobre o Seguro Auto: Saiba Como Tornar o Seguro do Seu Carro Mais Barato!

Na hora de escolher um bom seguro de automóvel, não faltam opções e corretoras que ofereçam inúmeros benefícios.

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Basta fazer uma pesquisa de mercado, comparar valores, coberturas disponíveis, vantagens e escolher a opção que mais se encaixa nas suas necessidades.

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Alguns pacotes cobrem uma série de prejuízos, enquanto outros oferecem soluções mais básicas.

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A maioria das pessoas pensa que qualquer prejuízo com o veículo será ressarcido pela seguradora responsável. No entanto, não é exatamente assim que funciona.

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Antes de contratar o serviço de uma seguradora, é preciso conferir quais serão os danos ocorridos ao veículo que, efetivamente, serão arcados pelo seguro.

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Para facilitar o processo, selecionei, para você, as dúvidas mais recorrentes sobre a cobertura do seguro. Confira!

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1. Carros mais novos são mais caros para fazer o seguro

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O cálculo sobre o valor do seguro para os carros mais antigos é feito considerando que carros mais velhos têm mais chances de apresentar desgastes por tempo de uso ou, até mesmo, na parte mecânica.

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Considerando também que o veículo foi fabricado há mais tempo, existe mais dificuldade em encontrar as peças originais no mercado.

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Esse fator coloca em risco a segurança do veículo, uma vez que favorece o roubo para venda das peças. Pensando que os veículos mais antigos estão mais propensos a serem roubados, o valor do seguro deverá ser mais alto. O mesmo serve para os modelos de veículos mais roubados.

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2. O seguro cobre roubo de pertences que estavam dentro do veículo?

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Quando a contratação é criada, o seguro se compromete a arcar com os danos referentes ao veículo ou equipamentos identificados na apólice.

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Portanto, objetos nos bancos ou no porta-malas não estão incluídos no ressarcimento de prejuízo pelo seguro, a menos que esse serviço seja acertado na contratação.

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3. Em caso de perda total do veículo, preciso pagar a franquia?

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Caso o veículo seja roubado ou sofra acidentes que resultem em perda total, como uma explosão, não é preciso pagar o valor da franquia.

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Isso porque a franquia consiste na parcela de custo paga, pelo assegurado, em caso de danos parciais ao veículo.

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Entretanto, se o veículo for encontrado após o roubo, a franquia deverá ser paga normalmente para que os danos sejam reparados.

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4. Dispositivos de segurança deixam o seguro mais barato?

De fato, artefatos de segurança, como alarmes ou rastreadores, mantêm o automóvel mais seguro e facilitam a localização do veículo em caso de roubo.

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Dessa forma, o valor do seguro é reduzido, pois a seguradora não estará tão suscetível a arcar com possíveis perdas.

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É possível que a diferença no preço chegue até 20%, mas você também pode negociar o valor com a seguradora assim que os dispositivos forem acrescentados ao veículo.

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Há uma premissa de que as mulheres são mais cautelosas ao volante, pois apresentam um baixo índice de acidentes, ao contrário dos homens que apresentam uma porcentagem elevada. Por isso, o seguro para as mulheres é mais barato.

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7. Índice de roubos aumenta o valor do seguro?

Condições de segurança na região onde o carro costuma ficar são consideradas para a cobrança do seguro.

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Áreas de risco, portanto, devido ao elevado perigo de roubo, demandam um pagamento de prêmio mais alto.

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Os preços oscilam conforme a situação no momento, isso significa que podem baixar caso o índice de risco diminua.

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8. Corro risco de não ser indenizado se meus dados não estiverem atualizados na seguradora?

Qualquer mudança deve ser informada à seguradora, pois caso ocorra algum sinistro em um local diferente do registrado, ela pode negar a indenização.

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Da mesma forma, contratar o seguro em uma cidade e utilizar o veículo em outra pode ser arriscado. Nesse caso, a seguradora pode se recusar a cobrir o sinistro.

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Para isso, será preciso adicionar esse tipo de serviço à apólice, pois ele não é garantido.

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No momento da contratação, você deverá informar se gostaria de ter algum diferencial no veículo, como direção hidráulica ou ar-condicionado e definir a quantidade de dias em que precisará do veículo.

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Algumas seguradoras oferecem o benefício caso o proprietário leve o automóvel para conserto em uma das oficinas credenciadas na companhia.

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